24 de junho de 2014

JESUS, o vencedor sobre a morte.

Há vinte séculos, no reino montanhoso de Sakya, actualmente conhecido como Nepal, nasceu um jovem príncipe. Desde o seu nascimento, os seus pais educaram-no para ocupar o trono, mas, com a idade de trinta anos, ele abandonou os prazeres palacianos e a família para se converter num monge itinerante. Após um período de intensa busca religiosa e de profunda luta mental, converteu-se em Buda, o iluminado. Hoje, milhões de pessoas repetem a antiga fórmula de oração: “Refugio-me em Buda.”
Os Cristãos estão acostumados a pensar que Jesus é considerado como a figura suprema em todas as regiões, mas não é assim. A história das religiões apresenta grandes figuras espirituais cujas vidas e ensinos são hoje honrados por milhões de pessoas. A doutrina hindu dos avatares, por exemplo, ensina que há múltiplas manifestações de Vishnu em seres terrenos. Nos templos hindus encontram-se quadros de Ram e Krishna (avatares de Vishnu) junto a quadros de Buda e de Mahatma Gandhi.
Nos países islâmicos, o nome de Maomé, o maior dos profetas de Alá, tem total preferência em comparação com Jesus. Igualmente em comparação com Jesus. Igualmente os partidários do jainismo consideram Mahavira (“o poderoso conquistador”) como seu exemplo no caminho da salvação, enquanto os Persas lembram os ensinos do nobre Zarathustra da antiga Pérsia.
Com que direito, então, os Cristãos enaltecem superlativamente a figura de Jesus? Não deveria Ele ser colocado entre os grandes mestres religiosos dos povos, em vez de ser colocado acima deles? De modo algum. Jesus sobressai extraordinariamente em comparação com os gigantes espirituais dos séculos. Esta não é a mera opinião particular de um Cristão. No intercâmbio de ideias com pessoas de todos os credos, os Cristãos têm percebido com frequência a reverente admiração que os demais têm acerca da pessoa de Jesus.
O que exalta Jesus acima de qualquer outra figura religiosa? Basicamente, um facto: a Sua ressurreição. O Seu nascimento, os Seus atos de misericórdia, os Seus feitos poderosos, a Sua trágica morte, todos estes pontos podem, de algum modo, encontrar algum paralelo nos escritos sagrados de outras religiões. Mas na Sua ressurreição, Jesus é absolutamente único.
Buda morreu sob o peso dos anos e foi cremado pelos seus discípulos. Zarathustra foi morto num campo de batalha. Maomé morreu na cidade de Meca no ano 632 da nossa era. E cada uma destas religiões enfrentou um problema crucial. Quem será o sucessor do fundador?
Jesus Cristo também morreu. Mas dentro de 36 horas que se seguiram ao Seu sepultamento, o Seu corpo já

9 de junho de 2014

OS SETE SELOS

     
1-      O que viu João, na mão do que estava sentado à direita no Trono?
Apocalipse 5:1 – E VI na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.
2-      O que fez o Cordeiro com o Livro?
Apocalipse 5:7 – E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
3-      Porque razão foi Cristo declarado digno de abrir os selos?
Apocalipse 5:9 – E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação.
4-      O que surgiu com abertura do primeiro selo?
Apocalipse 6:1,2 – E, HAVENDO o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.
Nota: O número sete nas Escrituras revela cumprimento ou perfeição. Os sete selos compreendem toda uma série de acontecimentos que têm lugar na História da Igreja, desde o começo da era Cristã até à segunda Vinda de Cristo. O cavalo branco, com o cavaleiro que sai vitorioso, apropriadamente representa a primeira Igreja Cristã na sua pureza, indo a todo o mundo com a mensagem evangélica da salvação.
5-      O que acontece na abertura do segundo selo?
Apocalipse 6:3,4 – E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem, e vê. E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.
Nota: Como a brancura do primeiro cavalo revelava a pureza do Evangelho que o seu cavaleiro anunciava, assim a cor do segundo animal deve mostrar que a corrupção se deveria manifestar no tempo a que este símbolo se aplica. É verdade que tal estado de coisas sucedeu à Igreja Apostólica. Referindo-se ao segundo século, Wharey na importante obra História da Igreja, p. 39 diz: “O Cristianismo começou então a vestir-se das roupas do paganismo. As sementes de muitos erros que posteriormente invadiram a Igreja tão completamente, macularam-lhe a beleza, desvaneceram-lhe a glória, tomavam já raízes.” O mundanismo entrava. A Igreja procurava a aliança do poder secular, e dificuldades e perturbações foram o resultado. Este período estendeu-se desde o final do primeiro século ao período de Constantino, quando se efectuou completa união entre a Igreja e o Estado.
6-      Como é apresentada a cor do terceiro selo?
Apocalipse 6:5 – E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão.
Nota: O cavalo preto representa muito bem a escuridão espiritual que caracterizou a Igreja do tempo

4 de junho de 2014

PACIÊNCIA CRISTÃ

“Há ocasiões em que Deus não pede nada  de seus filhos, exceto silêncio, paciência e lágrimas.” C.S. Robinson

1-    Que diz a Bíblia no que concerne à paciência?
“Melhor é o longânimo do que o altivo de coração.” Eclesiastes 7:8.
E que sejamos “pacientes para com todos.” 1ª Tessalonicenses 5:14. “Na vossa paciência possuí  as vossas almas.” Lucas 21:19.
2- Que contraste é estabelecido entre o paciente e o de espírito exaltado?
“O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura.” Provérbios 14:20.
3-    Que pessoas são citadas como exemplos de paciência?
“Meus irmãos, tomais por exemplo de aflição e paciência os profetas…” Ouvistes qual foi a paciência de Job.” Tiago 5:10,11.
4-    O que é dito dos perseverantes?
“Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram.” Tiago 5:11. “Bem-aventurado o varão que sofre a tentação.” Tiago 1:12. “Aquele que perseverar até ao fim será salvo.” Mateus 10:22.
5-    Que opera a prova da fé?
“Sabemos que a prova da vossa fé obra a paciência.” Tiago 1:3. E não somente isto, mas também nos gloriamos na tribulação; sabendo que a tribulação produz a paciência.” Romanos 5:3.
6-    Que graça deve ser acrescentada à temperança ou domínio próprio?
“E à temperança paciência.” 2ª Pedro 1:6.
Nota: A paciência segue-se naturalmente à temperança. Daí a importância do viver correcto – de adquirir controlo sobre os apetites e paixões.
7-    Qual a razão de sermos exortados à paciência?
“Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” Tiago 1:4.
8-    Que importante prova de perfeição de carácter é apresentada?
“Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.” Tiago 3:2.
9-    Como somos exortados a correr a carreira cristã?
“Corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé.” Hebreus 12:1,2.
10- Que glorioso acontecimento nos é dito que esperemos com paciência?
“O Senhor encaminhe os vossos corações na caridade de Deus, e na paciência de Cristo.” 2ª Tessalonicenses 3:5. “Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. …Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.” Tiago 5:7,8.
11- Qual será uma das características da Igreja Remanescente?
“Aqui está a paciência dos santos, aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.” Apocalipse 14:12.
12- Qual deveria ser a linguagem de cada coração?
“Aguardo ao Senhor; a minha alma O aguarda, e espero na sua Palavra.” Salmo 130:5.
13- Quando Cristo vier, que dirá ao Seu povo?
“E naquele dia se dirá: Eis que este é o Senhor, a quem aguardávamos, e Ele nos salvará: Este é o Senhor, a quem aguardávamos: na Sua salvação gozaremos  e nos alegraremos.” Isaías 25:9.

Nota conclusiva: Sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.  Tia. 1:3 e 4.
O apóstolo diz que devemos ser bem-sucedidos na graça da temperança a fim de acrescentarmos a paciência. A paciência sob as provas nos guardará de dizer e fazer aquilo que nos prejudique a alma e aos que se acham ao nosso redor. Sejam as nossas provações quais forem, coisa alguma nos pode causar sério dano, caso exerçamos paciência, sejamos calmos, não vos irriteis quando em condições difíceis. ...

Pr. José Carlos Costa