28 de fevereiro de 2014

Triste Dia para o Universo e a Solução

Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Romanos 5:12.
1.      Que se declara sobre o pecado?
Rª: “Todo aquele que comete pecado, quebra também a lei: e pecado é a o quebrantamento da lei.” 1ª João 3:4. (versão Trinitária)
2.      A quantos do género humano passou a morte, como resultado da transgressão de Adão?
Rª: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” Romanos 5:12. “Todos morrem em Adão” 1ª Cor. 15:22

Nota: Sendo nossos primeiros pais colocados no belo jardim do Éden, foram provados quanto a sua lealdade para com Deus. Eram livres para escolher o serviço de Deus, ou, pela desobediência, aliarem-se ao inimigo de Deus e do homem. … Caso eles desconsiderassem os mandamentos de Deus, e dessem ouvidos à voz de Satanás ao falar ele por meio da serpente, não somente perderiam seu direito ao Éden, mas à própria vida.

A primeira grande lição moral dada a Adão foi a da renúncia. Foram-lhe postas nas mãos as rédeas do domínio de si mesmo. Discernimento, razão e consciência deviam exercer o controlo.

Foi permitido a Adão e Eva partilharem de toda árvore do jardim, exceto de uma. Uma única proibição. A árvore proibida era tão atraente e bela como qualquer outra das árvores do jardim. Foi chamada a árvore da ciência, porque participando daquela árvore de que Deus dissera: “Dela não comerás” (Génesis 2:17), teriam o conhecimento do pecado, a experiência do desobedecer.

Com que intenso interesse observava todo o universo o conflito que decidiria da posição de Adão e Eva! Quão atentos escutavam os anjos as palavras de Satanás, o originador do pecado, enquanto ele… buscava anular a lei de Deus por meio de seu enganoso raciocínio! Quão ansiosos esperavam eles a ver se o santo par seria iludido pelo tentador, e cederia a suas artes! Eles se perguntaram a si mesmos: Vai o santo par transferir sua fé e amor do Pai e do Filho para Satanás? Aceitarão eles suas mentiras como a verdade?

Adão e Eva persuadiram-se de que de coisa tão pequenina como comer do fruto proibido, não poderiam resultar tão terríveis consequências como Deus havia declarado. Esta pequena coisa, entretanto, era pecado, a transgressão da imutável e santa lei de Deus, e abriu as comportas da morte e indizível miséria veio sobre nosso mundo. … Não consideremos coisa trivial o pecado.
Ellen G. White, Para Conhecê-lo, pág. 09.

3.      Como afetou o pecado toda a criação?
Rª: “Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.” Romanos 8:22
4.      Como se explica a aparente demora de Deus em tratar com o pecado?
Rª: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” 2ª Pedro 3:9
5.      Qual é a atitude de Deus para com o pecador?
Rª: “Porque não tomo prazer na morte do que morre, diz o Senhor Jeová; convertei-vos, pois, e vivei.” Ezequiel 18:32.
6.      Pode o homem libertar-se do domínio do pecado?
Rª: “Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.” Jeremias 13:23
7.      Que parte desempenha a vontade do homem em determinar se ele receberá a vida?
Rª: “E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.” Apocalipse 22:17
8.      Até que ponto sofreu Cristo pelos pecadores?
Rª: “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Isaías 52:5
9.      Com que propósito Se manifestou Cristo?
Rª: “E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado…Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.” 1ª João 3:5-8
10.  Até que ponto serão removidos os efeitos do pecado?
Rª: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21:4.

Está cansado de sofrer? Deseja a paz e a vida eterna? O estudo que acaba de fazer tem a resposta. Aceite, aceite agora!
Leia: Apocalipse 22:3.
Bênçãos e proteção de Deus em sua vida.


José Carlos Costa, pastor

21 de fevereiro de 2014

JESUS E OS SÍMBOLOS DO APOCALIPSE

Jesus viveu num tempo quando a esperança judaica de uma pronta vinda do Messias político se intensificou grandemente. Uma quantidade de escritos apocalípticos, sob nomes falsos ou pseudónimos, circulavam com grande profusão, e mantinham a esperança messiânica candente aplicando a mensagem do juízo de Daniel e de outras passagens proféticas ao seu próprio tempo e situação. Os títulos de algumas destas obras pseudoepigráficas são: 4 Esdras, 1 Enoc, Apocalipse de Baruque, Livro dos Jubileus.

Os termos "apocalíptico" e "apocalipticismo" foram usados mais tarde pelos eruditos para indicar as escatologias especulativas e contraditórias contidas nesses escritos do judaísmo tardio. As três características dominantes desse apocalipticismo judeu foram as seguintes: (1) O juízo cósmico-universal em torno do Israel nacional ou a um fiel remanescente judeu; (2) a substituição súbita da presente era pecaminosa pela criação de um mundo sem pecado e um novo cosmos; e (3) o fim predeterminado deste mundo pecaminoso e a vinda iminente do Messias. Esta urgência frequentemente estava apoiada por cálculos contraditórios de períodos de tempo na história mundial.

A maioria dos escritores apocalípticos acreditavam que o fim desta era pecaminosa estava perto, e que ocorreria em sua geração. Também acreditavam que eles eram os verdadeiros intérpretes dos profetas canónicos de Israel com respeito à sua própria crise. Um exemplo notável foi a comunidade de Qumran, cujo fundador e professor ensinou que a predição de Habacuque de um remanescente do povo de Deus que sobreviveria (Hab. 2:4) estava cumprindo-se em sua própria e única seita nas cavernas do Mar Morto.
Contra o fundo desta esperança iminente comum do judaísmo do século I de nossa era, o emprego que Jesus fez de alguns símbolos apocalípticos bem conhecidos chega a ser mais significativo. Mostra o enfoque inovador da mensagem do evangelho que proclamou Jesus. Cristo deu novo significado a termos apocalípticos tão populares como: "Filho do Homem", "juízo", "vida eterna e ressurreição", "reino de Deus", "esta era e a era por vir". Todas estas expressões eram mais ou menos termos técnicos nos esquemas apocalípticos do judaísmo tardio. A mensagem de Jesus surpreendeu os judeus de seu tempo porque deu a cada símbolo apocalíptico um novo significado messiânico ou cristocêntrico que despedaçou seus sistemas

18 de fevereiro de 2014

A Crítica e os seus Efeitos

Devem os cristãos ser cuidadosos em relação a suas palavras. Não devem nunca passar adiante informações desfavoráveis, de um de seus amigos a outro, especialmente se perceberem haver falta de união entre eles. É cruel dar a entender e insinuar, como se soubéssemos em relação a esse amigo ou aquele conhecido, muita coisa ignorada pelos demais. Essas insinuações prosseguem e criam impressões mais desfavoráveis do que se os fatos fossem francamente relatados, de maneira livre de exagero. Que danos não tem sofrido a igreja de Cristo por causa dessas coisas! O procedimento incoerente e desavisado de seus membros tem tornado a igreja débil como a água. Tem sido traída a confiança por membros da mesma igreja, e no entanto o culpado não pretendia fazer mal. A falta de prudência na escolha de assuntos de conversa tem feito muito dano.

Deve a conversa ser sobre coisas espirituais e divinas; mas tem sido diferente. Se a associação com amigos cristãos é dedicada especialmente ao aperfeiçoamento da mente e do coração, não haverá remorsos depois, e poderão recordar a conversa com prazer e satisfação.

Reflexões sobre a Calúnia

“Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, a língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, e coração que maquina pensamentos viciosos, e pés que se apressam a correr para o mal, e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos” – Provérbios 6.16.


Deus odeia toda a maldade que gera a morte, mas detesta a maledicência. Ele execra a calúnia porque nasce no coração de lacaios, de medíocres, que só desopilam o baço quando arranham a reputação de alguém. O caluniador crava suas unhas na vida das pessoas que admira, e não nota a rejeição que provoca no coração de Deus.

O maledicente fuça a intimidade dos outros; é hiena com fome de carniça. Alimenta-se de notícias mal contadas, de frases retalhadas, de conversas insinuadas. Contenta-se em sussurrar. Aumenta, nunca inventa; sabe que inventar é arriscado e distorcer, seguro. Infame, arrasta-se em penumbras. Escorregadio, detesta a transparência dos cristais. Exangue, prefere o lusco-fusco impreciso dos crepúsculos. Sugere a dúvida com leviandade e se cala para o siso que produziria o bem. Saliva na iminente derrocada de pessoas que inveja. Satisfeito, celebra o envenenamento que matou o afeto que admira. Desdenha do Livro dos livros: “Não se alegre quando o seu inimigo cair, nem exulte o seu coração quando ele tropeçar…”.

O caluniador precisa de cúmplices; forma quadrilha para roubar nome. Amparado por asseclas de coração minguado, pinga veneno nas notícias duvidosas. Depois, desaparece. Basta-lhe esperar que as informações suspeitosas se espalhem pela boca rancorosa dos medíocres que lhe rodeiam. As maquinações da maldade não carecem de sua supervisão. Nunca falta gente baixa, gente que se deleita em ver uma biografia jogada na sarjeta.

A língua é um fogo. Muitas vezes incandescida pelo inferno, produz um mundo de iniquidade. Só precisa de uma fagulha para incendiar o curso de uma vida inteira. A língua maldosa faz perguntas capciosas. Sem intenção de ouvir, seu segredo é deixar no ar pontos de interrogação: “Será?”; “Foi assim mesmo?” O caluniador sabe oscilar, sordidamente, entre a piedade e a detração. Com a mesma língua bendiz a Deus e amaldiçoa a história de homens e mulheres, feitos à semelhança de Deus. Muitas vezes não consegue destruir os atos, que são objetivamente observados; parte então para questionar as intenções, subjetivas. Julga e sentencia sem qualquer parâmetro senão a sua imundície interior.

Quando Davi pecou, foi-lhe dado o direito de escolher a punição que sofreria. “Prefiro cair nas mãos do Senhor, pois grande é a sua misericórdia, a cair nas mãos dos homens”. Comentando essa passagem, o padre António Vieira afirmou: “O juízo dos homens é mais temeroso do que o juízo de Deus; porque Deus julga com entendimento, os homens julgam com a vontade”. Verdade! A vontade do fofoqueiro está indisposta. Duvidará sempre, seu juízo vem maculado com a peçonha que desfigura homens e mulheres em serpentes.

O despeitado que semeia contendas deve lembrar Provérbios: “As palavras do caluniador são como petiscos deliciosos; descem saborosos até o íntimo. Como uma camada de esmalte sobre um vaso de barro, os lábios amistosos podem ocultar um coração mau. Quem odeia disfarça suas intenções com lábios, mas no coração abriga a falsidade. Embora a sua conversa seja mansa, não acredite nele, pois o seu coração está cheio de maldade. Ele pode fingir e esconder o seu ódio, mas a maldade será exposta em público. Quem faz uma cova, nela cairá; se alguém rola uma pedra, esta rolará sobre ele.”


Por Ricardo Gondim

16 de fevereiro de 2014

A Lei Eterna, Lei Cerimonial e Lei Civil na Bíblia

As leis de Israel eram divididas em 3 tipos de leis.

1) Lei Moral ou Eterna: que é aquela que existia antes da entrada do pecado. Foi resumida nos 10 mandamentos e colocada dentro da arca da aliança.

2) Lei Cerimonial ou de ordenanças: Foi escrita num livro e colocada do lado da arca da aliança. Era baseada em sacrifício de animais que prefiguravam o sacrifício do messias. Quando o messias morreu em nosso lugar, naturalmente estas leis se tornaram caducas, caíram em desuso. Eram apenas parábolas de tempos futuros.
 Podemos incluir nestas leis as Festas Sagradas como páscoa, tabernáculos, expiação, primícias, pães asmos, Pentecostes. Elas também foram dadas como parábolas de acontecimentos futuros e muitas já se cumpriram literalmente.

Por exemplo:
A Festa das semanas ou Pentecostes cumpria-se 50 dias após a Páscoa. A páscoa fora instituída por causa da libertação divina dos judeus que ocorreu sob a liderança de Moisés. Simbolizava o sacrifício do messias através do cordeiro pascal que era morto na páscoa. 50 dias após a morte e ressurreição de Cristo desceu o Espírito Santo sobre os discípulos, cumprindo a festa simbólica de Pentecostes.

A Lei Civil de Israel: era parecida com a dos outros povos e incluía a lei de olho por olho e dente por dente. No entanto quando Deus era Rei de Israel ele aplicava a pena de morte sobrenaturalmente já que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23).

A lei civil tratava de muitas coisas como o divórcio e a questão dos escravos.

A Lei Civil e a Lei Cerimonial de Israel não são obrigatórias aos cristãos visto que se tornaram caducas, arcaicas e eram até mesmo de baixo valor moral.

Por exemplo, Jesus concordou que Moisés deu o divórcio a Israel (sob sanção divina) por causa da dureza dos corações do povo daquela época. Mas Jesus remeteu seu ensinamento a Lei eterna, na qual é proibido o divórcio.

Vejamos o conflito entre a Lei Civil e Imperfeita e a Lei Eterna e perfeita.
Lei Civil:
“Então chegaram… os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la? Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.” Mat 19: 3-8

Mas afinal como saber se uma lei é cerimonial, civil ou ETERNA?

As 2 leis, tanto a eterna quanto a cerimonial foram dadas por Deus. A Lei Civil foi tolerada por Deus e de certa forma sancionada que fosse parecida com as outras nações mediante o sistema “Olho por Olho, dente por dente”, vigente na época. Só que LEI ETERNA ia dentro da arca da aliança, (Deut 10:5) e foi escrita em pedra, símbolo de eternidade. Deus a escreveu com seu próprio dedo. (Exo 31:18).

A LEI CERIMONIAL foi escrita num livro por Moisés e posta AO LADO DA ARCA. Deus a ditou e não escreveu diretamente pois era passageira. De. 31:24-26
Resumo:
1- Lei Eterna existia ANTES de entrar o pecado.
2- A Cerimonial foi dada APÓS entrar o pecado

ETERNA
“E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.” Exo 31:18
“… e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão, como o SENHOR me ordenou.” Deut 10:5

CERIMONIAL
“E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei, Tomai este livro da lei, e ponde ao lado da arca da aliança.” Deut 31:24

Diferenças entre a Lei Eterna e Cerimonial

1-      A Lei eterna foi Proferida por Deus.
 “ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo: v1 …Então disse o SENHOR a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que, dos céus, eu falei convosco.v.22” Êxodo 20:1,22

2- A Lei Cerimonial foi Proferida por Moisés.
“E CHAMOU o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao SENHOR, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha.” Levíticos 1:1,2

3- A Eterna foi Escrita por Deus.
“E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.” Êxodo 31:18

4- A Cerimonial foi Escrita por Moisés.
“E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do SENHOR, e a todos os anciãos de Israel.” Deut. 31:9

5- A Lei Eterna: Escrita em tábuas de Pedra.
“E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra.” Êxodo 31:18

6- Cerimonial: Escrita num livro.
“E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei.” Deut. 31:24

7- Eterna: Entregue por Deus a Moisés.
“E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai)” Êxodo 31:18

8- Cerimonial: Entregue por Moisés aos Levitas.
E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei.
Deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do SENHOR, dizendo” Deut. 31:24,25

9- A Eterna: Colocada dentro da arca da Aliança.
“E virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão, como o SENHOR me ordenou.” Deut. 10:5

10- A Cerimonial: Colocada pelos Levitas ao lado da arca da Aliança.
“Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do SENHOR vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.” Deut. 31:26

11- Eterna: Mostra o pecado.
“Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” Rom. 7:7

12- A Cerimonial: Prescreve ofertas para o pecado. Lev. 4,5
4 E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.
 5 Depois degolará o bezerro perante o SENHOR; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.

13- Eterna: Sua Transgressão é pecado.
“Qualquer que comete pecado, também transgride a lei; porque o pecado é a transgressão da lei.” I João 3:4

14- Cerimonial: Não há pecado em sua transgressão.

“Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz.” Efésios 2:15

A Lei Eterna, Lei Cerimonial e Lei Civil na Bíblia - 2

REPAREM NA PALAVRA ORDENANÇAS ou CERIMONIAL: COISAS QUE SE ERA OBRIGADO A FAZER

1- Eterna: Ela é a norma do julgamento.
“Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.” Tiago 2:11,12

2- Ordenanças: Por ela ninguém será julgado.
“Havendo riscado a cédula (O LIVRO DA LEI) que era contra nós nas suas ordenanças” Col. 2:16

3- Eterna: Estabelecida pela fé.
“Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.”
 Rom. 3:31

4- Ordenanças: Abolida por Cristo.
“ Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças” Efésios 2:15

5- Eterna: Lei da liberdade.
“Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediços, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” Tiago 1:25
“Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus,**** mas os que praticam a lei hão-de ser justificados.” Romanos 2:13

6- Ordenanças: Quem guarda perde a liberdade.
“ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.” Gal. 5:1,3

7- Eterna: Dá prazer guarda-la.
“Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus.” Rom. 7:22

8- Ordenanças: Jugo de escravidão.
“…não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.” Gal. 5:1

9- Eterna: Lei espiritual.
“Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.” Rom. 7:14

10- Ordenanças: Lei carnal.
“Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade. …Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou…” Heb. 7:16,19

11- Eterna: É perfeita e refrigera a alma.
“A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.” Salmo 19:7

12- Ordenanças: Não aperfeiçoou nada.
“…Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou… (não sendo perfeita, mas inútil)” Heb. 7:19

13- Eterna: deve ser guardada no NT.
“E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho.
Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mat. 19:17,18,19
JESUS CITA A LEI ETERNA (A SEGUNDA TÁBUA)


14- Ordenança: Não deve ser guardada no NT.
“Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.” Gálatas 3:10

LEMBRAM DO LIVRO DA LEI? AQUELE QUE FICAVA DO LADO DA ARCA DA ALIANÇA! A CÉDULA QUE CONSISTIA EM MANDAMENTOS DE COLOCENSES 2:14!

15- Eterna: São santos, justos e bons.
“E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.” Rom. 7:12

16- Cerimonial: Não é boa.
“Por isso também lhes dei estatutos que não eram bons, juízos pelos quais não haviam de viver.” Eze. 20:25

17- Eterna: É eterna.
“Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” Mt. 5:18
“A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade. Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são a verdade. Acerca dos teus testemunhos soube, desde a antiguidade, que tu os fundaste para sempre. Salmo 119: 142,151,152

18- Ordenanças: Era transitória.
“PORQUE tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas.” Heb. 10:1

PAULO FALAVA DOS SACRIFÍCIOS:
“PORQUE tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.” Heb. 10:1

19- Eterna: Tem um sábado moral.
“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.” Ex. 20:8-11

20- Ordenanças: Tinha 7 sábados rituais. Levítico. 23

 Vejamos agora quais eram os 7 Sábados cerimoniais dados a Israel após a entrada do pecado e que cessariam na cruz porque eram sombras, parábolas para tempos futuros.

FESTAS……….DATA………VERSOS……..SÁBADOS
1-Páscoa……14 de Nisan……5………..15 de Nisan
2- Pães Asmos. 15-21 Nisan… 6-8……….21 Nisan
3- Primícias…16 Nisan….. 10-14…….. 6 Sivan
4- Pentecostes. 6 Sivan….. 15-21………1° de Tishri

5- Trombetas…1° Tishri…. 24-25………10 de tishri
6- Expiação…10 de Tishri.. 27-32……… 15 de Tishri.
7- Tabernáculos ..15-21 Tishri…34-36/39-43. 22 de tishri.

A essas festas foram acrescentados após o exílio babilónico:

8- Purim em 14 e 15 de Adar, duodécimo mês. (Ester 9:23-28)
9- Hanukkah (Dedicação) em 25 de Kiev. mês nono.

AQUI TERMINAMOS AS DIFERENÇAS ENTRE A LEI PERFEITA QUE ESTAVA DENTRO DA ARCA E A LEI IMPERFEITA QUE FICAVA NO LIVRO DA LEI DE ORDENANÇAS, QUE FICAVA FORA DA ARCA DA ALIANÇA.

Lembrando que a arca da aliança como é eterna se encontra até no Céu:

A LEI ETERNA SE ENCONTRA-SE NO CÉU
“E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.” Apoc. 11:19

José Carlos Costa, pastor

13 de fevereiro de 2014

O Espiritismo e a Pitonisa de En-dor

1. Qual a diferença entre espiritismo e espiritualismo?
Rª 1: “Doutrina cujos partidários pretendem comunicar-se com os espíritos dos mortos, por um intermediário, a que dão o nome de médium.” Dicionário Contemporâneo, de Aulette.
Rª 2: “A crença daqueles que pensam que se estabelecem ocasionalmente comunicações entre os vivos e os mortos que sobrevivem de alguma outra forma de existência.” Enciclopédia e Dicionário Internacional, W.M.Jackson.
Rª 3: “A verdade primordial do espiritismo consiste na faculdade e possibilidade de o espírito voltar, sob certas condições, e comunicar-se com os que estão na matéria.” N.F. Rawlin, pregador espírita, da Califórnia.
2.      Existia esta doutrina nos tempos antigos?
Rª: Sim! A Bíblia avisa: “Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles; Eu sou o Senhor vosso Deus.” Lev. 19:31.
3.      Como considera Deus os feiticeiros?
Rª: “E chegar-me-ei a vós para juízo, e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros.” Malaquias 3:5
4.      Que diz o Senhor dos ensinos dos agoureiros e encantadores?
Rª: “E não deis ouvidos aos…vossos agoureiros, e aos vossos encantadores, …porque mentiras vos profetizam, para vos mandarem para longe da terra.” Jer. 27:9 e 10.
5.      Como classifica S. Paulo a feitiçaria, e que diz ele dos que são culpados dessas coisas?
Rª: “Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” Gálatas 5:20,21. (negrito nosso)
6.      Que deverá fazer alguém se for convidado a consultar um espírito adivinho?
Rª: “Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?” Isaías 8:19
Nota: Dando o sentido desta passagem bíblica o Dr. Adam Clarke diz: “Não recorreria uma nação ao seu Deus? Por que se interrogariam os mortos no que concerne aos vivos?” Mas isso é exactamente o que o espiritismo manda fazerem e a igreja Católica romana também – interrogar os mortos naquilo que concerne aos vivos.
Ver: Eclesiastes o estado dos mortos; Ecl. 9:5,6,10; Apocalipse 16:14; 1ª Tim. 4:1.
7.      Que conselho nos dá a Palavra de Deus?
Rª: “À lei e ao testemunho, se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva.” Isaías 8:20.
José Carlos Costa, pastor

Para um esclarecimento cabal leia a experiência do rei Saul
O relato de I Samuel 28:7-25 tem levado muitos a citarem esta experiência como uma prova do estado de consciência na morte.

Os versículos que narram a história do rei Saul e a pitonisa aparecem sem nenhum comentário. Esta

8 de fevereiro de 2014

COMO VENCER A TIMIDEZ?

 Todas as pessoas apresentam um grau moderado de timidez em algum momento da vida. Mas, em algumas pessoas, a timidez está presente constantemente trazendo, com ela, sensações desagradáveis de desconforto e inibição que são sentidos principalmente em ambientes onde há interação social. Sintomas físicos – tremor, transpiração, rubor – e psicológicos – preocupações excessivas com atitudes, pensamentos e reações dos outros – estão presentes. Para você que sofre com isto, não se desespere! Você pode aprender a lidar com a sua timidez! Veja algumas dicas:

1)      Entenda que timidez não é defeito. Todas as pessoas possuem um grau de timidez. Umas mais do que outras. A timidez é uma forma mais retraída de ser e de lidar com as outras pessoas em diferentes situações. É verdade, alguma timidez é resultado de algum orgulho. Esta timidez não é saudável e a Bíblia oferece cura.
Notas: 1 Considere que o orgulho não tem origem em Deus; “Estas seis coisas o Senhor …: Olhos altivos” etc,. Prov. 6:16-19
Nota: 2 Pense; “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito prece a queda.” Prov. 16:18.
Nota: 3 ver outros textos bíblicos; Ezeq. 28:17; Tiago 4:6; “2ª Tim. 3:2; Mal. 4:1.

2)      Aceite a sua timidez. Aceitar não quer dizer se acomodar-se e isolar-se. É não se sentir na obrigação de ter que acabar de vez com a timidez e transformar-se em uma pessoa extrovertida. Você não precisa fazer isto! É melhor ser uma pessoa naturalmente tímida do que uma pessoa com comportamento extrovertido falso e crítico. As outras pessoas percebem quando somos falsos. Não tenha medo dos outros perceberem que você é tímido! Antes tímido que crítico, veja a Bíblia.
Nota: 1 “O acusador de nossos irmãos… o qual diante de nosso Deus os acusava de dia e de noite.” Apoc. 12:10. Então, quando julgamos ou criticamos alguém, estamos a fazer a obra de Satanás.
Nota: 2 Outros textos bíblicos: Gál. 5:15; Mat. 7:3-5; João 3:17 e Romanos 14:4.

 3) Não se compare com outras pessoas mais extrovertidas. Quando nos comparamos, na maioria das vezes, nos inferiorizamos e isto piora a timidez.

 4) Enfrente situações temidas! Se você é muito tímido para expor os seus pensamentos numa roda de amigos, dê um palpite curto sobre um assunto um dia; treine, outras vezes, iniciar conversas curtas só de cumprimento, falando “olá, como está, boa noite, bom dia”. Treine várias vezes. Com o tempo, vá aumentando o diálogo, e verá que vai sentir que a fala sairá mais naturalmente.

 5) A pessoa tímida tem a tendência de prestar muita atenção a ela própria nas situações nas quais ela se encontra insegura. Ela pensa: “O que as pessoas estarão a pensar de mim? Será que estou vermelho? E se aquela pessoa vier conversar comigo?” Nesses momentos, faça um esforço para prestar atenção ao que está a acontecer ao seu redor, em vez de prestar atenção aos seus pensamentos.

 6) Pare de esperar o pior! Os pensamentos negativos fazem com que o tímido se sinta derrotado antes mesmo da situação acontecer, e isso leva-o a isolar-se mais ainda. Tente lembrar-se das vezes que o “pior” que você imaginou não foi tão ruim assim.

 7) Se a sua timidez o levar alguns sintomas físicos importantes como tontura, mal-estar, náusea, perda momentânea da fala, talvez seja interessante você procurar a ajuda de um psicólogo cristão para o ajudar mais a fundo no controlo desse sentimento.

 Última dica: Busque o auxílio de Deus para os seus contatos sociais. Deus prometeu a vários filhos Seus que lhes colocaria na boca o que eles deveriam dizer, na hora certa! Veja o que está escrito em Êxodo 4:10-12: “Moisés respondeu ao SENHOR: Ó Senhor, eu nunca tive facilidade para falar, nem antes nem agora, depois que começaste a falar comigo. Quando começo a falar, eu atrapalho-me. E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Agora vai, pois eu serei contigo para falares e te direi o que deves dizer.” Isto Deus faz com você hoje também, se você pedir.


Escrito por Thais Seidel de Souza e adatado por José Carlos Costa

3 de fevereiro de 2014

Carta de Pilatos a Tibério sobre Jesus

Este é um reimpresso de uma carta de Pôncio Pilatos a Tibério César que descreve a aparência física de Jesus. As cópias estão na Biblioteca do Congresso em Washington, D.C. É bem provável que tenha sido escrita nos dias que antecederam a crucifixação. Carta: "Um jovem apareceu na Galileia a pregar com humilde e unção, uma nova lei no nome do Deus que o teria enviado. No princípio estava temi que o seu desígnio fosse incitar as pessoas contra os romanos, mas os meus temores foram logo atenuados. Jesus de Nazaré falava mais como um amigo dos romanos do que dos judeus. Um dia observava no meio de um grupo um homem jovem que estava encostado a uma árvore, para onde calmamente se dirigia a multidão. Disseram-me que era Jesus. Este eu pude facilmente identificar tão grande era a diferença entre ele e os que o escutavam. Os seus cabelos e barba de cor dourada davam à sua aparência um aspecto celestial. Ele aparentava aproximadamente 30 anos. Nunca tinha visto um semblante mais doce ou mais sereno. Que contraste entre ele e os seus portadores com as barbas pretas e cútis morenas! Pouco disposto a interromper com a minha presença, continuei o meu passeio mas fiz sinal ao meu secretário para se juntar ao grupo e escutar. Depois, o meu secretário informou-me nunca ter visto nos trabalhos de todos os filósofos qualquer coisa comparada aos ensinos de Jesus. Ele contou-me que Jesus não era nem sedicioso nem rebelde, assim, decidimos de forma discreta dar-lhe proteção. Ele era livre para agir, falar, ajuntar e enviar as pessoas. Esta liberdade ilimitada irritou os judeus, não o pobre mas o rico e poderoso".

"...Depois, escrevi a Jesus pedindo uma entrevista no Praetorium. Ele veio. Quando o Nazareno apareceu eu fazia o meu passeio matutino e ao deparar-me com ele os meus pés pareciam estar presos por uma mão de ferro no pavimento de mármore e tremi em cada membro como um réu culpado, entretanto ele estava tranquilo. Durante algum tempo permaneci admirando este homem extraordinário. Não tinha nada nele que fosse rejeitável, contudo, eu sentia temor na sua presença. Eu fiz referência há sua simplicidade magnética e à sua personalidade. Falei-lhe que ele me parecia de aspeto superior ao dos filósofos e professores dos seus dias. Ele permaneceu em silêncio. Agora, ó nobre soberano, estes são os fatos relativos a Jesus de Nazaré e eu levei tempo para te escrever em detalhes estes assuntos. Eu digo que tal homem que podia converter água em vinho, transformar morte em vida, doença em saúde; tranquilizar os mares tempestuosos, não é culpado de qualquer ofensa criminal e como outros têm dito, nós temos que concordar - verdadeiramente este é o filho de Deus.
Vosso servo mais obediente,
Pôncio Pilatos”

Outro importante documento encontrado diz respeito a uma cópia autêntica da Peça do Processo de Cristo, existente no Museu da Espanha:
“No ano dezanove de TIBÉRIO CÉSAR, Imperador Romano de todo o mundo, Monarca invencível na Olimpíada cento e vinte e um, e Elíada vinte e quatro, da criação do mundo, segundo o número e cômputo dos Hebreus, quatro vezes mil cento e oitenta e sete, do progénito do Romano Império, no ano setenta e três, e na libertação do cativeiro da Babilónia, no ano mil duzentos e sete, sendo governador da Judeia QUINTO SÉRGIO, sob o regimento e governador da cidade de Jerusalém, Presidente Gratíssimo, PÔNCIO PILATOS; regente na Baixa Galileia, HERODES ANTIPAS; pontífice do sumo sacerdote, CAIFÁS; magnos do Templo, ALIS ALMAEL, ROBAS ACASEL, FRANCHINO CEUTAURO; cônsules romanos da cidade de Jerusalém, QUINTO CORNÉLIO SUBLIME E SIXTO RUSTO, no mês de março e dia XXV do ano presente - EU, PÔNCIO PILATOS, aqui Presidente do Império Romano, dentro do Palácio, julgo, condeno e sentencio à morte, Jesus chamado pela plebe - CRISTO NAZARENO - e galileu de nação, homem sedicioso, contra a Lei Mosaica - contrário ao grande Imperador TIBÉRIO CÉSAR. Determino e ordeno por esta, que se lhe dê morte na cruz, sendo pregado com cravos como todos os réus, porque congregando e ajustando homens, ricos e pobres, não tem cessado de promover tumultos por toda a Judeia, dizendo-se filho de DEUS e REI de ISRAEL, ameaçando com a ruína de Jerusalém e do sacro Templo, negando o tributo a César, tendo ainda o atrevimento de entrar com ramos e em triunfo, com grande parte da plebe, dentro da cidade de Jerusalém. Que seja ligado e açoitado, e que seja vestido de púrpura e coroado de alguns espinhos, com a própria cruz aos ombros para que sirva de exemplo a todos os malfeitores, e que, juntamente com ele, sejam conduzidos dois ladrões homicidas; saindo logo pela porta sagrada, hoje ANTONIANA, e que se conduza JESUS ao monte público da Justiça, chamado CALVÁRIO, onde, crucificado e morto ficará o seu corpo na cruz, como espetáculo para todos os malfeitores, e que sobre a cruz se ponha, em diversas línguas, este título: JESUS NAZARENUS, REX JUDEORUM. Mando, também, que nenhuma pessoa de qualquer estado ou condição se atreva, temerariamente, a impedir a Justiça por mim mandada, administrada e executada com todo o rigor, segundo os Decretos e Leis Romanas, sob as penas de rebelião contra  o  Imperador  Romano.  Testemunhas  da  nossa  sentença: Pelas doze tribos de Israel: RABAIM DANIEL, RABAM JOAQUIM BANICAR, BAN BASU, LARÉ PETUCULANI. Pelos fariseus: BULLIENIEL, SIMEÃO, RANOL, BABBINE, MANDOANI, BANCURFOSSI. Pelos hebreus: MATUMBERTO. Pelo Império Romano e pelo Presidente de Roma: LUCIO SEXTILO e AMACIO CHILICIO”

Este documento é importantíssimo. Afinal, quem é que vai condenar uma pessoa que não existe? Portanto documento prova a existência de Jesus. Embora evidentemente os ateus questionem a autenticidade destes documentos (o que é nada a mais do que o papel de qualquer “bom ateu”), não há inteiramente nada que nos leve a duvidar da validade destes ofícios, uma vez que já foram encontradas inúmeras cópias de documentos e processos legítimos relacionados a outros temas, os quais ninguém questiona a sua validade.
Claro, quando o assunto é com Jesus Cristo, o melhor que eles fazem é duvidarem e zombarem, afinal, para gente que não tem argumentos apenas lhes resta apelação. Vale também ressaltar aqui que o próprio Pilatos foi questionado pelos incrédulos (ateus), até que uma descoberta acabou por confirmar a sua historicidade, conforme fornecido por Michael J. Howard, que trabalhou na expedição a Cesareia, em Israel, em 1979.
“Por 1900 anos”, escreveu, “Pilatos só existia nas páginas dos Evangelhos e nas vagas lembranças dos historiadores romanos e judeus. Quase nada se sabia sobra a vida dele. Alguns afirmavam que nem sequer existira. Mas, em 1961, uma expedição arqueológica italiana trabalhava nas ruínas do antigo teatro romano em Cesareia. Um operário revirou uma pedra que tinha sido usada numa das escadarias. No reverso havia a seguinte inscrição, parcialmente obscurecida, em latim: ‘Caesariensibus Tiberium Pontius Pilatus Praefectus Iudaeae’. (Ao povo de Cesareia, Tibério Pôncio Pilatos, Prefeito da Judeia). Foi um golpe fatal nas dúvidas sobre a existência de Pilatos... Pela primeira vez havia evidencia epigráfica contemporânea da vida do homem que ordenara a crucificação de Cristo”, (João 19, 13-16; Atos 4,27)


Como vemos, a arqueologia e a historia são fortes barreiras para as objeções ateístas.