18 de janeiro de 2014

As Promessas do Apocalipse

A vinda de Jesus é a maior esperança que uma pessoa pode ter. Conforme já foi estudado, quando Ele vier o mal e a dor serão aniquilados e os fiéis terão a oportunidade de viver em um Novo Céu e uma Nova Terra. Enquanto isto não ocorre, o Apocalipse apresenta uma série de promessas que expressam o amor, a providência, a compreensão e o poder restaurador de Cristo em nossa vida. Quais são essas promessas? Como podemos nos apropriar delas? Estas perguntas entre outras serão respondidas neste estudo.

1 - Qual será a recompensa que Jesus Cristo dará aos vencedores?
Rª: “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” Apocalipse 22:12

Nota: Inúmeras promessas do Apocalipse estão relacionadas com a Segunda Vinda de Cristo (cf. Apocalipse 1:7; 22:20). Nesse dia o Senhor cumprirá a maior de Suas promessas: dará a vida eterna a Seus fiéis.

2 - O que Deus permitirá servir como alimento aos salvos no paraíso?
Rª: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” Apocalipse 2:7
Nota: A árvore da vida é mencionada seis vezes em toda a Bíblia. Três vezes no primeiro livro da Bíblia, Génesis, e três vezes no último livro, Apocalipse. Para que não se perpetuasse o mal pela eternidade, Deus privou os seres humanos de terem acesso a ela. No entanto, de acordo com a promessa bíblica, com o ser humano restaurado, transformado por Jesus, é prometido aos salvos poderem se alimentar dela novamente.

3 - Como, no Apocalipse, o Senhor demonstra toda a sua ternura por seus filhos?
Rª 1: “E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último.” Apocalipse 1:17
Rª 2: “Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.” Apocalipse 2:24
Rª 3: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há-de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” Apocalipse 3:10

4 - Quem está disposto a impedir que as promessas de Deus se cumpram na vida dos seres humanos?
Rª: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” 1 Pedro 5:8 e 9
Nota: Ao comparar o diabo a um leão, o apóstolo Pedro quis salientar a sua força e intenção de destruir os filhos de Deus. No entanto, as Escrituras apresentam o meio de vencer seus ataques: estar revestido da armadura de Deus (Efésios 6:11-18).

5 - De que forma o homem satisfaz o propósito diabólico e se afasta da vontade de Deus?
Rª: “Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.” 1 João 3:8

6 - Como a Bíblia define “pecado”?
Rª: “Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade.” 1 João 3:4
A Bíblia afirma que Jesus não veio mudar a Lei e não autorizou qualquer mudança nela (Mateus 5:17-19). O Salvador demonstrou ser possível viver de acordo com a Lei Divina. Ao aceitarmos Seu sacrifício por nós, somos salvos da condenação do pecado (Romanos 5:19; 8:1; 10:11). Tendo a Cristo como Salvador, agora passamos a viver de acordo com seus preceitos. Por isso Paulo diz: "Anulamos, pois, a lei, pela fé? Não, de maneira nenhuma, antes confirmamos a lei" (Romanos 3:31).

7 - Quais as duas características que identificam os vencedores no livro do Apocalipse?
Rª: “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17
Nota: Satanás odeia a Deus e Sua Lei, que é a expressão de Seu caráter. Desta forma, aquele que rejeita a Palavra de Deus segue reproduzindo a conduta de Satanás. Jesus Cristo disse: "Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos" (João 14:15). Quando guardamos os mandamentos, demonstramos nossa lealdade a Cristo. Isso explica porque Satanás ataca “os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus”.

8 - Que decisões precisam ser tomadas para que alguém se torne um vencedor?
Rª – 1:Arrependimento e conversão. Fidelidade até o fim. Batismo. Atos 2:37-38
Rª – 2: Ter confiança própria e muita força de vontade. Atos 3:19
Rª – 3: Nenhuma decisão é necessária. Apocalipse 2:10

Nota: A caminhada rumo a uma vida vitoriosa com Jesus começa com o verdadeiro arrependimento.
Mas, o que é o arrependimento? É a atitude de mudar de mente e de ação. Sempre que houver o verdadeiro arrependimento haverá uma mudança de mentalidade e atitudes. O falso arrependimento é apenas temor pelas consequências. Aquele que aceita a Cristo como Salvador e Senhor, passa a viver em novidade de vida (Romanos 6:4), abandonando velhos hábitos e sendo transformado pelo poder do Espírito Santo. Como demonstração de seu arrependimento e conversão, ele professa publicamente sua fé em Jesus através do batismo, símbolo visível da morte do antigo estilo de vida e começo da nova vida. Assim, ele pode dizer “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” Gálatas 2:20.

9 - Qual é a última promessa descrita no Apocalipse?
R: “Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.” Apocalipse 22:20

 A verdade: A promessa da breve vinda de Jesus Cristo encerra as palavras do Apocalipse, deixando a todos aqueles que O amam com o mesmo sentimento expresso por João naquela ocasião: “Amém! Vem, Senhor Jesus!”.

Decisão: Entendi que Deus faz diversas promessas aos seus filhos que tomaram a decisão de serem vencedores por meio de Jesus. Eu comprometo-me a viver de acordo com os propósitos do Senhor na minha vida a fim de poder participar de todas as promessas gloriosas de Cristo.