23 de janeiro de 2014

A INSTITUIÇÃO DIVINA DO SÁBADO

     
1-    Quem e em que momento foi feito o Sábado?
“Assim os céus, e a Terra e todo o seu exército foram acabado, e havendo Deus acabado no dia sétimo a Sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a Sua obra, que tinha feito.” Génesis 2:1,2.
2-    Depois de descansar no sétimo dia, que fez Deus?
“E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a Sua obra, que Deus criara e fizera.” Génesis 2:3.
3-    Que três actos distintos, marcam a diferença o Sábado dos outro dias?
Deus descansou, abençoou e santificou.
Santificar: “tornar sagrado ou santo; separar para uso santo ou religioso.” Dicionário de Webster.
4-    Teve Cristo qualquer participação na Criação e na dádiva do Sábado?
“Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.” João 1:3 – ver Efésios 3:9; Colossenses 1:16; Hebreus 1:2.
Nota: Tendo Cristo sido o Agente activo na Criação, descansou com o Pai, no sétimo dia. Este é, pois, o dia de descanso do Pai e do Filho (da Trindade). É também o seu?
5-    Por causa de quem, diz Jesus, foi o Sábado feito?
“E, disse-lhes: O Sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do Sábado.” Marcos 2:27.
Nota: Não foi feito para os judeus exclusivamente. Os judeus herdaram o nome de Judá, um dos doze filhos de Jacob, de quem são descendestes. O Sábado foi feito mais de dois mil anos antes de haver um único judeus. Ao dizer S. Paulo: “Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher do varão” (1ª Coríntios 11:9), compreendemos querer dizer que o matrimónio foi instituído por Deus para todos os homens. Semelhantemente acontece com o Sábado. Este dia foi feito para o género humano.
6-    Que requer o mandamento do Sábado?
“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e fará toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. “ Êxodo 20:8-10.
7-    Que razão é apresentada no mandamento para a santificação do dia de Sábado?
“Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.” Êxodo 20:11.
Nota: O Sábado é o memorial da Criação, e o sinal do poder criador de Deus. Por meio da sua observância, é o desígnio divino que o homem se lembre sempre do Criador como o Deus vivo e verdadeiro, Criador de todas as coisas.
8-    Abençoou e santificou Deus o sétimo dia enquanto nele descansava, ou depois de ter terminado o Seu repouso nesse dia?
“E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele DESCANSOU de toda a Sua obra, que Deus criara e fizera.” Génesis 2:3.
9-    Como provou Deus a Israel no deserto?
“Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá cada dia a porção para cada dia, para que Eu veja se anda na Minha lei ou não.” Êxodo 16:4.
Nota: Saliente-se que neste momento Deus ainda não tinha escrito a Lei dos Dez Mandamentos nas tábuas de pedra, no entanto refere “para que Eu veja se anda na Minha lei”, querendo isto dizer, que o Sábado era mandamento sagrado, transmitido no mínimo, oralmente de geração em geração.
10- Em que dia era recolhido porção dobrada do maná?
“E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois gômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram-no a Moisés.” Êxodo 16:22.
11- Que respondeu Moisés aos príncipes?
“E ele disse-lhes: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor.” Êxodo 16:23.
12- Quando disse Deus isso?
No começo, quando santificou o sábado. Génesis 2:3.
No deserto de Sim, antes de Israel chegar ao Sinai, Moisés disse ao seu sogro Jetro: “…e lhes declare os estatutos de Deus, e as Suas leis” Êxodo 18:16, o que mostra que esses estatutos e leis existiam antes de serem proclamados no Sinai.
13- Que fizeram alguns do povo no sétimo dia?
“E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.” Êxodo 16:27.
14- Como foram reprovados por Deus?
“Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os Meus mandamentos e as Minhas leis?” Êxodo 16:28.
15- Porque era dada porção dobrada de maná no sexto dia?
“Vede, visto que o Senhor vos deus o sábado, por isso, Ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, que ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.” Êxodo 16:29.
16- Como provou então o Senhor ao povo (v.4) com o propósito de ver se guardariam a Sua Lei ou não?

Nota: Vemos, assim, que o mandamento do sábado fazia parte da lei de Deus antes de essa lei ser proclamada no Sinai; pois este incidente ocorreu no deserto de Sim, antes dos filhos de Israel terem chegado ao Sinai, onde foi entregue a Lei. Tanto o sábado como a lei existem desde a Criação.