26 de agosto de 2013

O Líder Cristão e o Valor do Caráter

O que faz um homem digno de ser seguido? Certamente, alguns são líderes somente por título ou posição. Mas, o tipo de homem que inspira outros a segui-lo é um homem de virtude ou caráter. Dwight Eisenhower, ex-general e ex-presidente dos Estados Unidos, certa vez disse: "Para ser líder, um homem deve ter seguidores. E para ter seguidores, este homem precisa obter a confiança deles. Portanto, a suprema qualidade de um líder é a integridade inquestionável. Sem isso, não há possibilidade de nenhum sucesso real… Se os companheiros acharem-no culpável de falsidade, se o acharem carente de integridade, ele falhará. Seus ensinamentos e ações precisam concordar entre si. Por conseguinte, a primeira grande necessidade de um líder e integridade e excelente determinação".

A despeito do fato de que muitos líderes procuram menosprezar a importância do caráter na "vida particular" de uma pessoa, certamente aquilo que um homem é na sua privacidade afeta profundamente a sua vida pública. Se um homem prova a sua integridade em cumprir obrigações básicas para com a sua esposa e filhos, ele provavelmente será confiável nos outros compromissos da vida.
1.      A essência da liderança espiritual proporciona a motivação e o equipamento que precisamos para avançar no papel que Deus nos confiou. Qual é o primeiro passo para ser um líder espiritual? Liderança começa no coração e vida. Se você não se consegue liderar a si mesmo, não conseguirá liderar outros.
Lei e medite nos seguinte textos bíblicos: Mat.23:9 – “pai” é o que dá a identidade, o nome. Devemos saber que o verdadeiro Pai é Deus.
Mat. 4:10 (ver Deut. 6:13; 10:30).
O desejo de liderar é saudável, pode também ser de origem demoníaca. Jesus não se deixou levar por essa ambição. Satanás sim

Todas as companhias aéreas têm vídeos de segurança ou instruções pessoais que incluem informação sobre a perda de pressurização da cabine. Se a cabine de uma aeronave perde pressurização, máscaras de oxigénio caem sobre os assentos. Os pais são orientados a primeiramente colocarem as suas próprias máscaras, antes de colocar as máscaras dos filhos. Um pai ou uma mãe que desmaia na tentativa de colocar a máscara no seu filho, não será de ajuda para si mesma ou para a criança! Esta ilustração é também uma verdade na liderança familiar. Você precisa antes cuidar do seu coração e da sua vida, para estar pronto a liderar a sua família.
David Vaughan, no seu livro The Hillars of Leadership (Os Pilares da Liderança), faz a observação perspicaz de que "a verdadeira liderança é muito mais profunda que qualquer influência ou vantagem, entretanto, pode trazer tanto uma como outra. Não é primariamente o que um homem faz, mas o que ele é — não a sua influência, mas o seu caráter". Enquanto o caráter meramente possa parecer simplista ou superestimado como base da liderança, para líderes espirituais não há outro lugar por onde começar! J. R. Miller, um devotado pastor do século dezanove, expressou com simplicidade: "O marido tem a sua parte. Ele deve ser um bom homem… Nenhum homem está preparado para ser marido, se não for um bom homem. Ele não precisa ser importante, nem rico. nem brilhante, nem inteligente, mas tem de ser bom, ou não é digno de ter a dócil, confiável e terna vida de uma esposa sob seus cuidados".
2.      Existem ao menos três simples razões pelas quais um caráter piedoso é o primeiro componente da liderança espiritual:
a)      Primeiro, Jesus ensinou: raiz produz fruto (Mt 7.15-20). Este conceito é verdadeiro tanto na sua vida como na sua família! Um coração voltado para o Senhor será manifestado numa vida voltada para Deus. a sua santidade vai produzir frutos na sua esposa e filhos.
b)      Segundo, se o seu exemplo diferir das suas palavras, a sua família seguirá o seu exemplo! As pessoas não seguem líderes aos quais não respeitem. Você pode ser eloquente em dizer a seus filhos que Jesus é a prioridade na vida. Mas, se eles o virem a faltar à igreja em três de cada quatro sábados, a fim de ter descanso “horizontal”, as suas palavras parecerão fingidas. Não apenas os pregadores têm de "praticar o que pregam". Dizer: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" não inspirará o coração da sua esposa e filhos.

c)      A terceira razão pela qual um caráter piedoso é a base da liderança espiritual, é que as pessoas foram criadas para imitar. Jesus não desceu do céu somente para morrer na cruz, ressuscitar e, então, "Ir" de volta para o céu. Ele veio para viver com os seus discípulos. Ele ensinou-os verbalmente, e viveu esses ensinamentos, dando 33 anos de exemplo perfeito. A liderança espiritual que você precisa assumir tão seriamente deve começar no seu coração e na sua vida.


3.      Requisitos Bíblicos para Liderança (Fil. 2:5-8).
A Bíblia requer santidade nos homens que lideram. Em Êxodo 18, Jetro disse a Moisés que ele precisava recrutar homens para o ajudar a julgar a nação de Israel. Disse que se escolhessem "homens capazes, tementes a Deus. Homens de verdade, que aborreçam a avareza" (Êx. 18:21). As habilidades que Moisés teria de procurar, brotariam do forte caráter de santidade deles. Talvez teria sido mais fácil, inicialmente, escolher homens que fossem populares com as pessoas ou que tivessem um currículo de empreendimentos seculares bem sucedidos, sem preocupação com a atitude do coração deles para com Deus. Mas, a longo prazo, o povo de Deus sofreria espiritualmente, porque das raízes desses corações carnais teriam nascido frutos maus.

Em Atos 6:1-2, entre o grande grupo de cristãos que ainda vivia em Jerusalém, algumas viúvas eram negligenciadas na distribuição de alimento. A solução foi selecionar "sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço" (At 6:3). Mesmo para supervisionar o atendimento às mesas, caráter era o que predominava na descrição para executar o trabalho. A habilidade também estava incluída — "aos quais encarregaremos deste serviço" — mas caráter era a exigência chave. Os homens teriam que ser bons, sábios e cheios do Espírito de Deus, para se adequarem à tarefa.
As qualificações bíblicas para os oficiais da igreja, presbíteros e diáconos contêm vários requisitos de virtudes (sobriedade, autocontrolo, gentileza e desapego ao dinheiro); e ainda contêm outros requisitos sobre habilidades específicas (veja 1ª Tim 3 e Tito 1). As duas listas, contudo, incluem ou começam com a qualificação "irrepreensível”. Se outros puderem apontar uma falha moral visível na vida de um homem, então, ele não é irrepreensível e não estará capacitado a servir em nenhum desses ofícios!
Como pastor, dê-me dois ou três homens santos para liderarem a igreja Comigo, em vez de cinco ou seis experimentados líderes seculares de integridade questionável. Como é verdadeiro em políticos, também o é em todos os líderes; não importa o quanto uma pessoa promete, se não tem caráter para manter a sua palavra. A maior dádiva que você pode dar a sua esposa e filhos é a sua santidade pessoal. Ainda que não seja um padrão perfeito, esta postura deve ser consistente com um crescimento em santidade.

4.      O Âmago de um Caráter Piedoso
Você não pode levar a sua família a seguir Jesus, se pessoalmente não é um seguidor de Jesus. Você já chegou a uma posição na sua vida onde parou de confiar em si mesmo e na sua própria bondade, para ter um correto relacionamento com Deus? A única maneira de uma pessoa ser verdadeiramente perdoada e justificada perante o Senhor é pela fé no Senhor Jesus Cristo. Ele obedeceu perfeitamente às leis de Deus e morreu na cruz como sacrifício substitutivo pelos pecadores. Três dias depois. Deus O ressuscitou da morte, e Ele oferece perdão a todos que invocarem o seu nome. A Bíblia diz: “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Rom. 6:23). Você começa a ser um líder espiritual, quando deixa o seu pecado e se apega a Cristo.

5.      Disciplinas Espirituais
É sempre difícil para um atleta conseguir fazer sucesso, após ter permanecido sem treinar, enquanto tentava conseguir um contrato melhor. Ele pode ter obtido a melhor performance como amador, mas, depois de passar algum tempo sem treino, a sua precária condição física e a falta de conhecimento das táticas de equipa impedirão o seu sucesso. Infelizmente, o mesmo pode ser dito dos líderes familiares. Muitos homens procuram liderar as suas famílias, mas agem como desportistas que aguardam uma oferta melhor. Sim, eles crêem em Cristo, mas ou são crentes neófitos, malnutridos, ou são muito ocupados com as coisas do mundo, para progredirem seriamente em maturidade cristã. A sua falta de tempo para o treino impede a sua liderança espiritual.
Paulo diz que o caminho para crescer em maturidade é passar tempo a treinar no Ginásio de Deus. 1 Timóteo 4.7-8 diz:
"Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo e proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há-de ser". A palavra grega traduzida por "exercita" deu origem ao nosso vocábulo "ginásio". Precisamos utilizar os meios que o Espírito Santo usa para desenvolver o caráter piedoso em nós. Consideremos três disciplinas espirituais básicas:

1) Leitura Bíblica
Como leite para um bebé, assam é a Bíblia para o cristão. Pedro disse: "Desejai ardentemente, como crianças recém nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação" (1ª Ped 2:2). No Salmo 19, David analisa o efeito poderoso da Bíblia na vida de uma pessoa. "A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre: os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente, justos" (Sal. 19:7-9). Estas seis descrições das Escrituras esclarecem que, se você quer progredir no caráter cristão, a Bíblia deve fazer parte de sua dieta diária.

2) Oração
Se a Bíblia é o Senhor a falar connosco, a oração somos nós a falar com Deus. Certa vez. Jesus contou uma história para ensinar-nos "o dever de orar sempre, e nunca esmorecer". (Luc. 18:1). Em outra parte, Paulo ordenou aos crentes: "Orai sem cessar" (1ª Tes 5:17). Certamente, ser um líder espiritual envolve orar por sua esposa e filhos, mas também é essencial orar por si mesmo! Se você quer crescer em maturidade cristã, precisará da ajuda de Deus. Peça-Lhe que o faça sábio, santo, fiel, amoroso e forte — alguém que entenda e viva a verdade da Bíblia. Às vezes, eu também tenho de pedir energia e humildade para brincar com os brinquedos  dos meus netos.

3) Envolvimento na Igreja
A vida cristã não foi planeada para ser vivida de modo solitário. Embora sejamos individualmente responsáveis por seguir a Cristo, fomos feitos por Ele com a necessidade de convivermos com outros cristãos. Precisamos do exemplo, da responsabilidade, do discernimento nas Escrituras e do encorajamento prático de outros. Hebreu 10:25 diz para não deixarmos de congregar, como é costume de alguns, mas para encorajarmo-nos uns aos outros, especialmente ao vermos que a volta de Jesus se aproxima.

Este encontro regular de encorajamento é a reunião da igreja.
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para crescer em santidade é ser membro ativo de uma igreja onde a Palavra de Deus é fielmente pregada e vivida. Se você não estiver ligado a outros, na família da igreja, todo o seu entendimento prático do papel de marido estará minado. Ainda que alguns objetem que o sério envolvimento na igreja toma o tempo da família, seu avanço em maturidade cristã realmente intensificará cada momento em que vocês estiverem juntos. Embora seja possível exceder-se no tempo dedicado à igreja, o problema mais típico é não envolver-se!

Não é tão exagerado dizer que, se você pratica estas disciplinas fielmente, provavelmente já esteja a progredir como líder espiritual. Contudo, se você não "se exercita" constantemente no Ginásio de Deus, poderá ler todos os manuais de como ser um bom marido e pai, e, ainda assim, falhar como líder espiritual. Aquele que espera um cargo ideal para começar a praticar aquilo que já aprendeu, não é um líder eficiente!

Você pode ser capaz de liderar a sua família já na "categoria amador", mas dificilmente será tão nobre como se estivesse na "categoria profissional" de avanço do reino de Cristo neste mundo!

Conclusão:
Um ex-líder militar e ex-presidente dos Estados Unidos. Teddy Roosevelt, disse: "Antes que um homem possa disciplinar outros homens, precisa demonstrar a sua habilidade em disciplinar a si mesmo. Antes de ser-lhe permitido comandar a comissão, ele precisa evidenciar o domínio de seu próprio caráter. Depois, olhe para o trabalho das suas mãos. Ouça as palavras da sua boca. Pelos seus frutos o conhecerá": As Forças Armadas podem procurar por alguns homens bons, mas o Senhor está buscando homens bons e piedosos, para liderarem a si mesmos em santidade e, assim, estarem preparados para levar a sua esposa, filhos, igreja e sociedade à santidade! Você se comprometerá, pela graça de Deus, a ser um desses homens? Você dedicará o seu coração a Jesus Cristo? Você se exercitará no Ginásio de Deus, para crescer em maturidade cristã? Deus o ajudará. Os homens de Deus na sua igreja o ajudarão. Você poderá fazê-lo pela graça de Deus e para a glória de Deus!


José Carlos Costa, pastor

23 de agosto de 2013

NOVA ERA: Feitiçaria ao mais alto nível

“Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós.” Romanos 8:31

As supostas estruturas psíquicas chamadas “chakras” tem mais a ver com o ocultismo oriental do que com ciência. Os “médicos” new ages afirmam que se utilizam dessas estruturas para obter curas diversas nos seus pacientes.

Conceitos de Integração da Saúde Física, Mental e Transpessoal estão a ser colocados como verdade, como uma verdadeira epidemia na sociedade como se fosse uma verdade comprovada pela ciência. Nesta luta em divulgar o pensamento oriental, sobre vivência holística podemos ver uma verdadeira “rede” de organizações governamentais e não-governamentais. Há toda uma influência personificada e curiosamente interligada por detrás dessa forma de pensar. As coincidências são estranhas, senão vejamos.

Se classificarmos a tendenciosa transigência da atual sociedade em promover o clímax do antropocentrismo, o homem no centro, o homem-deus, fundido com o meio, rastejante em busca do equilíbrio na tentativa de impor uma ordem espiritual contrária ao cristianismo bíblico. Em suma, a comprovação de que não somente as religiões e grupos de estudos assumidamente esotéricos estão na crista da onda mística, mas nesta estão a entrar no ambiente e na cabeça dos universitários, nas clinicas médicas, nas empresas privadas e públicas, todo o tipo de conceitos laicos e teístas. Nessa imensa corrente mística está também presente o “atendimento do horóscopo”, “a mulher da bola de cristal”, o “a leitura do futuro pelas cartas” e uma panóplia do género. Todos com a máscara da “ajudar” a melhorar “a sua vida”.

Não é difícil encontrar no cabeleireiro, massagens e afins a filosofia do Esoterismo, Nova Era, Reiki, Bionergia, Astrologia, Neurolinguística, Medicina
Holística, etc., vão, inicialmente, de braços dados com a ciência até ali na frente, quando viram a esquina, as suas teorias não encontram fundamento científico para subsistirem, então apelam para o ocultismo, iniciação luciférica, terapias de vidas passadas, magias, horóscopos e o sombrio terreno da Nova Espiritualidade do Século.

O “EU” e a Nova Era
“No céu, de onde Satanás e os seus anjos foram expulsos, depois de se terem revoltado contra Deus.” Apocalipse 12:7,8.
O final do milénio foi o despontar de um misticismo mais forte do que nunca. É muito comum escutar expressões do tipo “auto conhecimento, auto-estima, auto-ajuda, auto cura, etc. O prefixo “auto” é colocado para identificar a independência do homem e a sua mais cobiçada “descoberta”: o homem também é deus. Esta é decididamente a era do ego, o “eu”, o poder interior, o controlo das coisas a partir de si mesmo.
“Satanás enganou o ser humano com as suas mentiras. Jesus chamou ao diabo, ´pai da mentira´ (João 8:44). Escolhendo acreditar em Satanás, o homem ficou despido da luz de Deus, e condenado à morte. Génesis 3:1-7; Romanos 5:12.

É claro que o ser humano deve valorizar-se, afinal de contas ele foi criado à imagem de Deus. Mas colocar-se no lugar do próprio Deus é orgulho fatal do tipo que derrubou a humanidade no Éden. Éden, criação, Deus, Jesus Cristo, Verbo, é exatamente isto que incomoda a Nova Era.
Qual foi a solução que Deus encontrou para o problema do pecado que afetou toda a humanidade?
João 1:29; João 8:31-36; Hebreus 2:14,15. O sacrifício do Seu Filho Jesus, para o qual apontavam todas os sacrifícios do Antigo Testamento (Génesis 3:21). Ao confiar em Jesus Cristo, o ser humano pode ser libertado do poder de Satanás e da “rede” por ele montada e transportado para a luz de Deus, perdoado e transformado (Atos 26:17 e 18).

Uma final pergunta se impõe no contexto do “EU” e “NOVA ERA”. Quem vencerá no final?
Filipenses 2:5-11; Apocalipse 12:10,11. Jesus Cristo. O Qual revelou o amor  e a humildade de Deus. Ele convida-nos a irmos a Ele hoje e a aprendermos a ser mnsos e humildes de coração como Ele é (Mateus 11:28-30). Se o fizermos, também nós seremos vencedores (João 16:33).


José Carlos Costa, pastor

21 de agosto de 2013

ALGUNS DEGRAUS PARA A COMUNHÃO COM DEUS

Deus tem muitas maneiras de falar connosco, nós só temos uma maneira de falar com Deus: A ORAÇÃO!
6 Ó Jerusalém, sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão (oração); ó vós, os que fazeis lembrar (oração) ao SENHOR, não haja descanso (oração) em vós,
7 Nem deis a ele descanso (oração), até que confirme, e até que ponha a Jerusalém por louvor na terra. Isaías 62:6,7

Nota: Em obediência à ordem de Cristo, esperaram em Jerusalém o cumprimento da promessa do Pai — o derramamento do Espírito. Não esperaram ociosos. Diz o registo que “estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus”. Lucas 24:53. Reuniram-se também para, em nome de Jesus, apresentar seus pedidos ao Pai. Sabiam que tinham um representante no Céu, um advogado junto ao trono de Deus. Em solene reverência, ajoelharam-se em oração, repetindo a promessa: “Tudo quanto pedirdes a Meu Pai, em Meu nome, Ele vo-lo há-de dar. Até agora nada pedistes em Meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra”. João 16:23, 24. Mais e mais alto eles estenderam a mão da fé, com o poderoso argumento: “É Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós”. Romanos 8:34.
Atos dos Apóstolos, p. 19

Há três inimigos da nossa alma que nos perturbam a comunhão/oração:
  - O mundo: para orar precisamos sair e retirarmo-nos um pouco (Mateus 6:6); 
   - A carne: é pecaminosa e não deseja o que é espiritual (Marcos 11:38) precisamos buscar ser espirituais;
  - O diabo: que nos tenta e acusa (Job 1) e precisamos resistir ao diabo para ele fugir de nós (Tiago 4:7);
Ilustração: Certa vez ofereceram um guarda-chuva a um menino, mas este não sabia como usar e por isso ficou molhado. Muitas vezes temos o 'guarda-chuva' que nos protege que é a oração, mas não sabemos como usar correctamente. Você tem desejo de saber usar a arma espiritual que Deus nos oferece?
Quais são as características da oração que Deus quer ouvir?
Baseado no texto de Isaías 62, vamos aprender um pouco sobre a oração:
1- A oração é INSISTENTE: v.6a
Como a viúva que insistiu na porta do juiz (Lucas 18) e a orientação de Paulo: “orai sem cessar” em I Tessalonicenses 5.17.

2- A oração é OUSADA: v.6b
Tem coragem de declarar as promessas do Senhor. Podemos “entrar na presença do Senhor com ousadia” Hebreus 10.19-23.

3- A oração é INCANSÁVEL: v.7a
Não podemos descansar enquanto não vermos a resposta do Senhor para nós! Ou seja, não abre mão da resposta do Senhor. (Oseias 10.12) “até que”.

4- A oração RESTAURA: v.7a
O objetivo maior da oração é restaurar e abençoar.

5- A oração tem OBJETIVO: v.7b
O OBJETIVO da oração é glorificar a Deus, para o Louvor do Senhor!

CONCLUSÃO: A melhor forma de aprender a orar é gastando tempo em comunhão e amor com o Senhor.


José Carlos Costa, pastor

16 de agosto de 2013

COMBATER O BOM COMBATE - 3

Quando Jesus foi tentando por Satanás no deserto. Cristo usou a espada do Espírito e a Palavra de Deus e derrotou o inimigo. Jesus declarou três vezes: “está escrito” (Lc 4:1-13). É interessante observar que Satanás também pode citar a Palavra: “porque está escrito” (Luc 4:10), mas não o faz de maneira completa. O inimigo tenta usar a Palavra de Deus para nos confundir, de modo que é importante conhecer todas as palavras que Deus nos deu. Alguém disse que é possível provar qualquer coisa usando a Bíblia – o que é verdade, quando usamos versículos fora de contexto, (o versículo fora de contexto pode usar-se como pretexto). Muitos omitem alguns textos ou os usam indevidamente as palavras para convencerem outros. Isso é arte diabólica, ele fez o mesmo com Jesus lá no deserto.
Quanto melhor se conhece a Palavra de Deus, mais fácil é detectar as mentiras de Satanás e rejeitar as suas ofertas.
Em certo sentido, a “armadura de Deus” é uma imagem de Jesus Cristo.
1.      Jesus é a Verdade
Ver: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6.
2.      Ele é nossa justiça
Ver: “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” Cor 5:21.
3.      Ele é a nossa paz
Ver: “Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.” Efésios 2:14.
4.      A nossa fé só é possível por causa da sua fidelidade
Ver: “Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como.” Col. 2:20)
5.      Ele é a nossa salvação
Ver: “Pois já os meus olhos viram a tua salvação.” Luc. 2:30
6.      Ele é a Palavra de Deus
Ver: “NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João 1:1
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade.” João 1:14.
 
Nota: Isto significa que, quando aceitamos a Cristo, também recebemos a armadura. Paulo disse aos romanos como fazer uso da armadura (Rm 13:11-14):
7.      Despertar
Ver: “E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.” Rom 13:11
8.      Deixar o pecado
Ver: “A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.” Romanos 13:12
Nota:  “as obras das trevas” e “[revestir-se] das armas da luz”. Fazemos isso “[revestindo-nos[ do Senhor Jesus Cristo" (Rm 13:14). Pela fé, colocamos a armadura e cremos que Deus dará a vitória. No momento em que O aceitamos como Salvador pessoal (justiça imputada), continuamos “vestidos da armadura” (justiça comunicada) dia após dia.
Apropriando-nos dessa justiça  cada cada dia vivemos a santificação sem “a qual ninguém verá a Deus”.
Quando o rei David tirou a sua armadura e voltou para o seu palácio, colocou-se em maior perigo do que se estivesse no campo de batalha (2 Sam. 11). Nunca estamos fora do alcance dos ardis de Satanás, de modo que jamais devemos ficar sem a armadura completa de Deus.
José Carlos Costa, pastor

13 de agosto de 2013

COMBATER O BOM COMBATE - 2

1.      O que é o cinto da verdade?
Rª: “Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça.” Efésios 6:14 (a)
Nota: Satanás é um mentiroso (João 8:44), mas o cristão cuja vida é controlada pela verdade o derrotará. O cinto mantinha unidas as outras partes da armadura, e a verdade é o elemento de integração na vida do cristão vitorioso. Um homem de integridade que tem a consciência limpa pode enfrentar o inimigo sem medo. O cinto também segurava a espada. A menos que pratiquemos a verdade, não podemos usar a Palavra da verdade. Uma vez que a mentira entra na vida do cristão, tudo começa a se desintegrar. Por mais de um ano, o rei David mentiu sobre o seu pecado com Bate-Seba, e nada deu certo. Os Salmos 32 e 51 falam do preço que ele teve de pagar.

2.      O que representa a couraça da justiça?
Rª: “Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça.” Efésios 6:14 (b)
Nota: Esta parte da armadura, feita de placas ou de cadeias de metal, cobria a parte posterior e anterior do corpo desde o pescoço até à cintura. Simboliza a justificação do cristão em Cristo (2 Cor 5:21) e a sua vida justa no Senhor (Ef 4:24). Satanás é o acusador, mas não pode acusar o cristão que vive corretamente no Espírito. O tipo de vida que levamos ou nos fortalecerá de modo a resistirmos aos ataques de Satanás ou dará espaço para que ele nos derrote (2 Co 6:1-10). Quando Satanás acusa o cristão, é a justiça de Cristo que garante a salvação do que crê. Mas se não acompanharmos a nossa posição justificada (ou de justiça comunicada) em Cristo com a prática da justiça na vida diária, daremos ocasião aos ataques de Satanás.

3.      Qual o significado das sandálias do evangelho?
Rª: “e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.” Efésios 6:15
Nota: Os soldados romanos usavam sandálias com cravos na sola para dar mais apoio aos pés durante a batalha. A fim de “resistir” e de “permanecer inabaláveis”, precisamos calçar os pés com o evangelho. Ao termos a paz que vem do evangelho (Rom 5:1), não precisamos temer os ataques de Satanás nem dos homens. Devemos estar em paz com Deus e uns com os outros, a fim de derrotarmos o diabo (Tiago 4:1-7). No entanto, essas sandálias têm mais um significado: Devemos estar preparados, cada dia, para levar o evangelho da paz ao mundo perdido. O cristão mais vitorioso é o que dá testemunho. Se calçarmos as sandálias do evangelho, teremos os “pés formosos” mencionados em Isaías 52:7 e em Romanos 10:15. Satanás declarou guerra, mas somos embaixadores da paz (2 Co 5:18-21) e, como tal, levamos conosco o evangelho da paz a todo lugar para onde vamos.

4.      E o escudo da fé que representa?
Rª: “Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.” Efésios 6:16.
Nota: Esse escudo era normalmente grande – medindo cerca de 1,20m de altura por 60 centímetros de largura – era feito de madeira e revestido de couro resistente. O soldado segurava-o diante de si para se proteger de lanças, flechas e “dar­dos inflamados”. As beiradas do escudo tinham um formato que permitia a uma linha inteira de soldados encaixar um escudo no outro e marchar sobre o inimigo como uma parede sólida. Essa ideia sugere que os cristãos não estão sozinhos na batalha. A “fé” mencionada neste versículo não é a fé salvadora, mas sim a fé viva, a confiança nas promessas e no poder de Deus. A fé é uma arma defensiva que nos protege dos dardos inflamados de Satanás. No tempo de Paulo, os soldados atiravam flechas cujas pontas eram mergulhadas numa substância inflamável, acesas e lançadas contra o inimigo. Satanás lança “dardos inflamados” no nosso coração e na nossa mente: mentiras, pensamentos blasfemos, pensamentos de ódio contra outros, dúvidas e desejos ardentes pelo pecado. Se não apagarmos esses dardos pela fé, eles começam um incêndio dentro de nós, e desobedecemos a Deus. Não temos como saber quando Satanás lançará um desses dardos contra nós, de modo que devemos sempre viver pela fé e usar o escudo da fé.

5.      E o capacete da salvação?
Rª: “Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” Efésios 6:17 (a)
Nota: Satanás deseja atacar a nossa mente, e foi assim que derrotou Eva (Gén 3; 2 Co 11:1-3). O capace­te da salvação refere-se à mente controlada por Deus. É triste que muitos cristãos não considerem o intelecto importante, quando, na realidade, ele tem papel crucial no crescimento, no serviço e na vitória do cristão. Quando Deus controla a mente, Satanás não consegue fazer o cristão desviar-se. A pessoa de fé que estuda a Bíblia e que aprende o significado das Escrituras não se deixará enganar com facilidade. Precisamos ser “instruídos, segundo é a verdade em Jesus” (Ef 4:21). Devemos “[crescer] na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Ped. 3:18). Em todo lugar onde ministrava, Paulo ensinava sempre os recémconvertidos as verdades da Palavra de Deus, e era esse capacete que os protegia das mentiras de Satanás.
Ilustração: Certa tarde de domingo, um pastor visitou um homem que tinha sido diácono numa congregação local, mas que se envolvera com uma seita. Sentaram-se à mesa, ambos com a Bíblia aberta, e o pastor procurou mostrar a verdade da Palavra de Deus, pronto percebeu que mentiras cegavam o seu entendimento.
O pastor perguntou: Como foi que você se afastou de uma igreja que ensina a Bíblia e se envolveu com essas crenças? A sua resposta deixou o pastor perplexo.
- Sabe, pastor, a culpa é da igreja. Eu não conhecia coisa alguma da Bíblia, e a igreja também não me ensinou coisa alguma. Queria estudar a Palavra, mas ninguém me explicou como fazê-lo. Então, a congregação nomeou-me diácono, um cargo para o qual eu não estava preparado. O peso foi grande demais para mim. Um dia, ouvi um homem a pregar sobre a Bíblia na rádio e tive a impressão de que ele sabia o que dizia. Comecei a ler as revistas e a estudar os livros que ele recomendava, e agora estou convencido de que ele tem razão.
É triste que, ao receber esse homem, a sua igreja não lhe tenha provido o capacete da salvação. Se tivessem praticado a verdade encontrada em 2 Timóteo 2:2, ele não teria sido uma vítima da guerra espiritual.

6.      E que representa a espada do Espírito?
Rª: “Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” Efésios 6:17 (b)
Nota: Essa espada é a arma ofensiva que Deus nos dá. O soldado romano levava a espada embainhada no cinto, uma espada curta para combates corpo a corpo. Hebreus 4:12 compara a Palavra de Deus a uma espada pois é afiada e capaz de penetrar o ser interior da mesma forma como a espada material trespassa o corpo. Quando a Palavra nos convence do pecado, o nosso coração torna-se “compungido” (At 2:37). Pedro tentou usar a espada para defender Jesus no Getsémani (Lc 22:47-51), mas, no Pentecostes, aprendeu que a “espada do Espírito” é muito mais poderosa. Moisés também tentou conquistar pela espada (Êx 2:11-15), mas descobriu que a Palavra de Deus, por si mesma, era suficiente para derrotar o Egito. Uma espada material trespassa o corpo, mas a Palavra de Deus trespassa o coração. À medida que a espada material é usada, ela perde o corte; mas quando a Palavra de Deus é usada na nossa vida, torna-se cada vez mais afiada. Uma espada material deve ser empunhada por um soldado, mas a espada do Espírito tem o seu próprio poder, pois é “viva, e eficaz” (Hb 4:12). O Espírito escreveu a Palavra, e o Espírito empunha a Palavra quando a aceitamos pela fé e a usamos. Uma espada material fere e mata, enquanto a espada do Espírito cura feridas e vivifica. Mas quando usamos a espada contra Satanás, desferimos um golpe que o enfraquece e o impede de atrapalhar a obra de Deus.



José Carlos Costa, pastor

9 de agosto de 2013

COMBATER O BOM COMBATE - 1

Efésios 6:10-24
Mais cedo ou mais tarde, todo cristão percebe que sua vida com Cristo é um campo de batalha e não um parque de diversões, e que, se não contar com a ajuda do Senhor, o inimigo que tem diante de si é muito mais forte do que ele.
1.      Linguagem militar.
Nota: É apropriado Paulo usar uma imagem militar para ilustrar o conflito do cristão com Satanás. Ele próprio encontrava-se acorrentado a um soldado romano (Ef 6:20), e, por certo, os seus leitores estavam acostumados com os soldados e os seus equipamentos de guerra. Na verdade, Paulo demonstra uma predileção por ilustrações militares
Rª: 2 Co 10:4; 1 Tm 6:12; 2 Tm 2:3; 4:7.

2.      Quais são os inimigos?
Rª: Como cristãos, enfrentamos três inimigos: o mundo, a carne e o diabo (Ef 2:1-3).
“O mundo” refere-se ao sistema ao nosso redor que se opõe a Deus e satisfaz “a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida” (1 Jo 2:15-17). “Uma sociedade sem Deus” – essa é uma definição simples, mas precisa, do que vem a ser “o mundo”. “
A carne” é a velha nature­za que herdamos de Adão, uma natureza que se opõe a Deus e que não é capaz de fazer qualquer coisa espiritual para agradar a Deus. Mas, por meio de sua morte e res­surreição.
Cristo venceu o mundo (Jo 16:33; Cl 6:14), a carne (Rm 6:1-6; Cl 2:20) e o diabo (Ef 1:19-23). Em outras palavras, como cristãos, não estamos lutando para conquis­tar a vitória, mas sim lutando em vitória! O Espírito de Deus no capacita para que nos apropriemos, pela fé, da vitória de Cristo.

3.      Como ser vitoriosos?
:  (Ef 6:10-12)
Nota: A unidade de inteligência militar desempenha papel crucial numa guerra, pois permite que os oficiais conheçam e compreendam o inimigo. Se não soubermos quem é o inimigo, onde ele está e o que é capaz de fazer, teremos dificuldade em derrotálo. Deus nos instrui sobre o inimigo não apenas em Efésios 6, mas ao longo de toda a Bíblia, de modo que não há motivos para sermos apanhados desprevenidos.

4.      Quem é o líder do exército inimigo?
Rª: O líder – Satanás. O inimigo tem vários nomes. Diabo significa “acusador”, pois ele acusa o povo de Deus dia e noite diante do trono de Deus (Ap 12:7-11). Satanás significa “adversário”, pois ele é inimigo de Deus. Também é chamado “tentador” (Mt 4:3), “homicida” e “mentiroso” (João 8:44). É comparado a um leão (1 Pedro 5:8), a uma serpente (Gén 3:1; Ap 12:9) e a um anjo de luz (2 Co 11:13-15), sendo também denominado “o deus deste século” (2 Co 4:4).

5.      Qual a origem deste terrível inimigo?
Rª: Vários estudiosos acreditam que, na criação inicial, ele era Lúcifer, o “filho da alva” (Is 14:12-15) lançado por terra por causa do seu orgulho e do seu desejo de ocupar o trono de Deus.
Nota: A origem de Satanás está envolta em inúmeros mistérios, mas os seus atos e o seu destino certamente não constituem mistério algum! Uma vez que é um ser criado e que não é eterno como Deus, os seus conhecimentos e atividades são limitados. Ao contrário de Deus, Satanás não é omnisciente, omnipotente e omnipresente.

6.      Como consegue operar de modo tão eficaz em tantas partes distintas do mundo? 
Rª: Ele o faz por meio de uma rede organizada de ajudantes.
Nota: Os ajudantes de Satanás. Paulo chama-lhes “principados e potestades [...] dominadores [...] forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef 6:12). Charles B. Williams propõe a seguinte tradução para esse versículo: “Pois a nossa peleja não é somente contra inimigos humanos, mas contra os governantes, autoridades e poderes cósmicos deste mundo tenebroso; ou seja, contra os exércitos de espíritos do mal que nos desafiam na luta celestial”. Este texto indica a existência de um exército definido de criaturas demoníacas que assistem Satanás nos seus ataques contra os cristãos. O apóstolo João dá a entender que um terço dos anjos caiu junto com Satanás, quando ele se rebelou contra Deus (Ap 12:4), e Daniel escreveu que os anjos de Satanás lutam contra os anjos de Deus para obter o controlo das nações (Dan 10:13-20).

7.      Como estamos envolvidos nessa luta?
Rª: Há uma batalha espiritual em andamento neste mundo, e “nas regiões celestiais” nós, cristãos, participamos deste conflito. Tendo consciência desse fato, “andar em vitória” torna-se algo de importância vital para nós e para Deus.
Nota: O cerne da questão é que a nossa batalha não é contra seres humanos, mas sim contra poderes espirituais. Estamos a perder tempo lutando contra pessoas quando deveríamos lutar contra o diabo, que procura controlar os indivíduos e transformá-los em inimigos da obra de Deus. Durante o ministério de Paulo em Éfeso, ocorreu um tumulto que poderia ter destruído a igreja (At 19:21-41). Essa revolta não foi causada apenas por Demétrio e por seus companheiros; por trás deles estavam Satanás e os seus ajudantes. Sem dúvida, Paulo e a igreja oraram, e a oposição foi calada.
Ver - O conselho do rei da Síria aos seus soldados pode ser aplicado à nossa batalha espiritual: “Não pelejareis nem contra pequeno nem contra grande, mas somente contra o rei” (1 Rs 22:31).
8.      Quais são as aptidões de Satanás?
Rª: Satanás é um inimigo forte (Ef 6:10-12) e precisamos do poder de Deus para sermos capazes de o enfrentar. Não devemos jamais subestimar o poder do diabo. Não é por acaso que ele é comparado com um leão e com um dragão!
Nota: O Livro de Jób mostra o que ele pode fazer com o corpo, o lar, as riquezas e os amigos de uma pessoa. Jesus chama Satanás de ladrão, e diz que ele vem para “roubar, matar e destruir” (João 10:10). Satanás não é apenas forte, mas também astuto e malicioso, e lutamos contra “as ciladas do diabo”. Aqui, as ciladas referem-se a “artifícios astuciosos, estratagemas”. O cristão não pode dar-se ao luxo de “o [ignorar] os desígnios”
(2 Co 2:11). Algumas pessoas são sagazes e cheias de ardis “que induzem ao erro” (Ef 4:14), mas, por trás delas, encontra-se o maior de todos os enganadores: Satanás.

9.      É Satanás um anjo de luz?
Rª: Ele faz-se passar por anjo de luz (2 Cor 11:14) e procura cegar a mente humana para a verdade da Palavra de Deus. O fato de Paulo usar o termo “luta” indica que estamos envolvidos num confronto direto e que, portanto, não somos apenas expectadores de um jogo. Satanás deseja usar o nosso inimigo externo, o mundo, bem como o nosso inimigo interno, a carne, para nos derrotar. As suas armas e os seu plano de batalha são terríveis.

10.  Qual o equipamento a usar?
Rª:  O equipamento (Ef 6:13-17)
Nota: Uma vez que lutamos contra inimigos na esfera espiritual, precisamos de equipamentos ofensivos e defensivos. Deus supriu com “toda a armadura”, e não devemos deixar parte alguma de fora. Satanás procura uma área desprotegida para usar como ponto de partida para os seus ataques (Ef 4:27).
Paulo ordena aos crentes que vistam a armadura, tomem as armas e resistam a Satanás, e só podemos fazer tudo isso pela fé. Sabendo que Cristo já conquistou Satanás e que temos uma armadura e armas espirituais à nossa disposição, aceitamos pela fé aquilo que Deus nos dá e enfrentamos o inimigo. O dia é mau e o inimigo é mau, mas “se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rom 8:31).

José Carlos Costa, pastor

7 de agosto de 2013

O ARREPENDIMENTO VERDADEIRO

1-         Que género de pessoas são chamadas ao arrependimento?
“Eu não vim chamar os justos, mas sim, os pecadores, ao arrependimento?
2-         A que situação é levada a pessoa que experimenta o arrependimento?
“E em Seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, todas as nações.” Lucas 24:47 – à remissão dos pecados no nome de Jesus.
3-         Como pode o pecado ser conhecido?
“Pela Lei vem o conhecimento do pecado.” Romanos 3:20
4-         Quantas pessoas são pecadoras?
“Pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado.” Romanos 3:9
5-         O que leva a alma a reconhecer a sua condição pecaminosa?
“E quando Ele (o Consolador) vier, convencerá o mundo do pecado.” João 16:8
6-         Quais são as perguntas convenientes a serem feita pelos que foram convencidos do pecado?
“Que faremos, varões irmãos?” “Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?” Actos 2:37;16:30
7-         Quais são as respostas do Livro Inspirado a essas perguntas?
“Arrependei-vos, e cada um de vós seja baptizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados.” “Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa.” Actos 2:38; 16:31
8-         Que será constrangido a fazer o pecador arrependido?
“Porque eu confessarei a minha iniquidade; afligir-me-ei por causa do meu pecado.” Salmo 38:18
9-         Que produz a tristeza segundo Deus?
“Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação.” 2ª Coríntios 7:10
10-       Qual é o resultado da tristeza do mundo?
“A tristeza do mundo opera a morte.” 2ª Coríntios 7:10
11-       Como se manifesta a sincera tristeza pelo pecado?
“Vede quão grande solicitude operou em vós o serdes entristecidos segundo Deus; sim, que defesa própria, que indignação, que temor, que saudade, que zelo, que vingança! Em tudo destes provas de ser inocentes neste negócio.” 2ª Coríntios 7:11
12-       Que disse João Baptista aos fariseus e saduceus quando os viu chegar para serem por ele baptizados?
“Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?” Mateus 3:7
13-       Que lhes disse deveriam fazer?
“Produzi pois frutos dignos de arrependimentos.” Mateus 3:8
Nota: Não pode haver arrependimento sem reforma. Arrependimento é transformação do espírito; reforma é a correspondente mudança na vida.” Dr. Raleigh.
14-       Quando Deus enviou uma mensagem de advertência aos ninivitas, como mostraram eles o seu arrependimento, e qual foi o resultado?
“E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho: e Deus Se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.” Jonas 3:10
15-       O que leva os pecadores ao genuíno arrependimento?
“Ou desprezas tu as riquezas da Sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?” Romanos 2:4
Conclusão: O verdadeiro arrependimento é sempre caracterizado por três coisas: A primeira é a tristeza por o nosso pecado ter magoado o coração de Deus. Sentimos dor, porque causámos dor Àquele que tanto nos ama. A segunda, é haver uma confissão honesta do pecado específico que cometemos. O verdadeiro arrependimento não se enfeita com desculpas pelo comportamento seguido. Não lança as culpas sobre qualquer outra pessoa. Assume a responsabilidade pelos seus atos. A terceira, é que o verdadeiro arrependimento inclui sempre a decisão de um afastamento do pecado. Não há arrependimento genuíno a menos que haja a correspondente reforma na vida.

José Carlos Costa, pastor


5 de agosto de 2013

OS NOMES BÍBLICOS E OS SEUS SIGNIFICADOS - A

AVA, hebraico: água – Ed 8.15,31
ABA, hebraico-caldaico: pai ou meu pai – Mt 14.36
ABADOM, hebraico: Destruição, ruína, morte, perdição ou abismo – Jó 26.6
ABANA, persa: rochoso, pedregoso – 2 Rs 5.12
ABARIM, hebraico: região do além – Nm 33.47
ABDA, aramaico: servo de Jeová – 1 Rs 54.6
ABDEEL, hebraico: servo de Deus – Jr 36.26
ABDI, hebraico: meu servo – 1 Cr 6.44
ABDOM, hebraico: servil – Jr 12.13
ABEDE-NEGO, servo do nego ou Nebo – Dn 1.7
ABDIEL,hebraico: servo de Deus – 1 Cr 5.15
ABEL, hebraico: transitório – Gn 4.2
ABEL-BETE-MAACA, hebraico: prado da casa de Maaca – 2 Sm 20.15
ABEL-MAIM, hebraico: prado das águas – 2 Cro 16.4
ABEL-MEOLÁ, hebraico prado da dança – Jr 7.22
ABEL-MIZRAIM, hebraico: prado do Egito – Gn 50.9-13
ABEL-QUIRAMIM, hebraico: prado das vinhas – Jz 11.33
ABEL-SITIM, hebraico: prado das acácias – Nm 33.49
ABIAL, ABIAIL, hebraico: pai da força – 2 Cr 2.29
ABIAS, hebraico Jeová é meu Pai – 1 Rs 14.1
ABIATAR, hebraico: pai da abundância – 1 Sm 22.20
ABIAZAFE, hebraico: pai de proteção – Ex 6.24
ABIDA, pai de ciência – Gn 25.4
ABIDE, mês das espigas novas, primeiro mês do ano hebraico – Ex 13.4
ABIDÃ, hebraico: meu pai é juiz – Nm 1.11
ABIEL, hebraico: Deus é meu Pai – 1 Sm 9.1
ABIEZER, hebraico: meu pai é auxílio – Js 17.2
ABIGAIL, hebraico: meu pai é alegria – 1 Cr 2.16
ABILENE, grego: planície – Lc 3.1
ABIMAEL, hebraico: pai de Mael – Gn 10.28
ABIMELEQUE, hebraico: pai dum rei – Gn 21.22-34
ABINADABE, hebraico: meu pai é nobre – 1 Sm 7.1
ABINOÃO, hebraico: pai de doçura – Jz 4.6
ABIRÃ, ABIRÃO, meu pai é elevação – Nm 16.1
ABISAGUE, hebraico: meu pai foi homem errante – 1 Rs 1.4
ABISAI, hebraico: meu pai é Jessé – 2 Sm 2.18
ABISUA, hebraico: pai de felicidade – 1 Cr 8.4
ABISUR, hebraico: meu pai é uma parede – 1 Cr 6.4
ABITAL, hebraico: meu pai é orvalho – 2 Sm 3.4
ABITUBE, hebraico: pai de benignidade – 1 Cr 8.8-11
ABIÚ, hebraico: meu pai é Deus – Ex 6.23
ABIÚDE, hebraico: pai de majestade – 1 Cr 8.3
ABINER, ABNER, hebraico: meu pai é uma lâmpada – 1 Sm 4.51
ABRAÃO, hebraico: pai duma multidão – Gn 11.27-31
ABRÃO, pai exaltado – Gn 11.26
ABSALÃO, hebraico: meu pai é paz – 2 Sm 3.2
ABSINTO, alosna, fel, amargura – Pv 5.4; Ap 8.11
ACABE, hebraico: irmão do pai – 1 Rs 16.27
ACAIA, grego: antiga Grécia (é a Grécia moderna) – At 18.27
ACAZ, hebraico: possuidor – 2 Rs 16.1
ACAZIAS, Hebraico: de quem Jeová é Senhor – 1 Rs 22.40
ACBOR, hebraico: camundongo – Gn 36.39
ACÉLDAMA, latim: campo de sangue – Mt 27.6-8
ACOR, hebraico: perturbação – Js 7.24
ACSA, hebraico: tornozeleira – Js 15.16
ACSAFE, hebraico: fascinação – Js 15.16
ACZIBE, hebraico: enganoso – Js 15.24
ADA, hebraico: beleza – Gn 4.19
ADAIAS, hebraico: o Senhor adornou – 1 Cr 8.21
ADÃO, hebraico: vermelho – Gn 1.26
ADAR, 12º mês do ano judaico (fevereiro/março), amplitude, largura – Ed 6.15 ADBEEL, hebraico: servo de Deus – Gn 25.13
ADIEL, hebraico: ornamento de Deus – 1 Cr 4.36
ADIM, hebraico: delicado – Ed 2.15
ADINA, hebraico: delicado – 1 Cr 11.42
ADITAIM, hebraico: dupla passagem – Is 15.36
ADLAI, hebraico: justo – 1 Cr 27.29
ADMÃ, hebraico: terra – Gn 10.19
ADNA, hebraico: prazer – 1 Cr 12.20
ADONIAS, hebraico: Jeová é meu Senhor – 2 Cr 17.8
ADONI-BEZEQUE, hebraico: Senhor de Bezeque – Jz 1.5-7
ADONICÃO, hebraico: o meu Senhor se levantou – Ed 2.13
ADONIRÃO, hebraico: o Senhor é engrandecido – Ed 2.13
ADONI-ZEDEQUE, hebraico: Senhor da justiça – Js 10.1
ADORAIM, hebraico: dois montes – 2 Cr 11.9
ADRAMALEQUE, hebraico: o deus Adar é rei – 2 Rs 17.31
ADRIEL, hebraico: rebanho de Deus – 2 Sm 21.8
ADUMIM, hebraico: a subida de sangue – Js 15.7
AFEQUE, hebraico: fortaleza – Js 12.18
AGAGUE, hebraico: chama – Nm 24.7
AGAR, hebraico: emigração, fuga – Gn 16.3
AGÉ, hebraico: fugitivo – 2 Sm 23.11
AGEU, hebraico: festivo – Ag 1.1
AGUR, hebraico: cobrador ou colecionador – Pv 30 AI, hebraico: a ruína – Gn 12.8 AIÁS, hebraico: irmão de Jeová – 1 Sm 14.3
AICÃO, hebraico: meu irmão se levantou – 2 Rs 22.12
AIJA, hebraico: irmão de Jeová – 1 Sm 14.3
AIJALOM, hebraico: lugar das gazelas – Js 19.42
AIMAÁS, hebraico: meu irmão está irado – 1 Sm 12.2
AIMELEQUE, hebraico: meu irmão é rei – 1 Sm 22.20
AIMOTE, hebraico: irmão da morte – 1 Cr 6.25
AINADABE,hebraico: é nobre meu irmão – 1 Rs 4.14
AINOã, hebraico: meu irmão é gracioso – 1 Sm 14.50
AIÔ, hebraico: seu irmão – 2 Sm 6.3
AIRA, hebraico: irmão do mal – Nm 1.15
AIRÃ, hebraico: irmão engrandecido – Nm 26.38
AISAAR, hebraico: irmão da aurora – 1 Cr 7.10
AISAMAQUE, hebraico: irmão de apoio – Ex 31.6
AISAR, hebraico: irmão de canto – 1 Rs 4.6
AITOFEL, hebraico: irmão de loucura – 2 Sm 16.23
AITUBE, hebraico: meu irmão é bondade – 1 Sm 14.13
AIÚBE, hebraico: irmão de majestade – Nm 34.27
ALABE, hebraico: gordo – Jz 1.31
ALAI, hebraico: oh! Isso! – 1 Cr 11.41
ALAMELEQUE, hebraico: carvalho de rei – Js 19.26
ALELUIA, louvado seja Deus – Ap 19.1
ALEMETE, hebraico: cobertura – 1 Cr 7.8
ALEXANDRE, grego: auxiliar dos homens – Dn 2.39; 7.6; 8,5-7; 1.3,4; etc.
ALFA, grego: 1ª letra do alfabeto grego – Ap 1.8
ALFEU, passageiro, transitório – Mc 2.14
ALIÁ, hebraico: sublime – Gn 36.40
ALIÃ, hebraico: sublime – 1 Cr 1.4
ALMODÁ, hebraico: imenso – 1 Cr 1.20
ALMOM, hebraico: retiro – Js 21.18
ALOM-BACUTE, hebraico: carvalho de lágrimas – Gn 35.8
ALOTE, que produz leite – 1 Rs 4.16
ALTAR, latim: altus – Ex 20.24; 20.25; Jz 13.19; 1 Sm 14.33-35; 1 Rs 1.50; 18.31,32 ALTÍSSIMO, muito alto. Deus – Nm 26.16
ALUS, hebraico: tumulto de homens – Nm 33.13
ALVA, hebraico: alto – Gn 36.40
ALVA, primeiro alvor da manhã – Jó 7.3; Is 8.20
ALVã, hebraico: grande, alto – Gn 36.23
AMÁ, hebraico: côvado – 2 Sm 2.24
AMÃ, hebraico: conjunção – Js 15.26
AMADE, cidade de herança de Aser – Js 19.26
AMAL, hebraico: tristeza – 1 Cr 7.35
AMALEQUE, AMALEQUUITAS, descendentes de Amaleque – Gn 36.12-16; 14.7 AMARIAS, hebraico: Jeová prometeu – 1 Cr 6.7
AMASA, hebraico – fardo – 1 Cr 2.16
AMASAI, hebraico: penoso – 1 Cr 6.25
AMASIAS, hebraico: fortaleza de Deus – 2 Cr 17.16
AMASSAI, hebraico: pesado – Ne 11.13
AMAZIAS, hebraico: Jeová fortalece – 2 Rs 14.1
AMÉM, assim seja – Ap 3.14
AMETISTA, grego: que não está ébrio – Ex 18.20; 39.12; Ap 21.20
AMI, hebraico: meu povo – Os 2.1
AMIEL, hebraico: povo de Deus – Nm 13.12
AMINADABE, hebraico: meu povo é nobre – Rt 4.19
AMISADAI, hebraico: o todo poderoso é meu parente – Nm 1.12
AMITAI, hebraico: fiel – 2 Rs 14.25
AMIUDE, hebraico: povo glorioso – Nm 1.10
AMIZADADE, hebraico: o meu povo ofertou ou deu – 1 Cr 27.6
AMMOM, hebraico: fiel – 2 Sm 3.2
AMOM, hebraico: artesão – 2 Rs 21.19-26
AMÓS, hebreu: carregador de fardos Am 1.1
ANA, hebraico: graça – 1 Sm 1.10; Lc 2.36
ANá, hebraico: que ouve, que concede – Gn 36.20
ANÃ, hebraico: nuvem – Ne 10.26
ANAARATE, hebraico: passagem – Js 19.19 
ANABE, hebraico: uvas Js 11.21
ANAMELEQUE, hebraico: o deus anu é príncipe – 2 Rs 17.31
ANANIAS, grego: Jeová tem sido clemente – At 5. 1-10
ANATE, hebraico: Anate (uma deusa) – Jz 3.31
ANÁS, grego: Jeová tem sido gracioso – Lc 3.20
ANÁTEMA, hebraico: maldição, destruição, amaldiçoado, condenado – Dt 7.26 ANATOTE, hebraico: orações respondidas – Js 21.18
ANDRÉ, grego: varonil ou vencedor – Jo 1.44
ANDRÔNICO, grego: conquistador de homens – Rm 18.7
ANÉM, hebraico: duas fontes – 1 Cr 6.73
ANER, hebraico: menino – Gn 14.13
ANFÍPOLIS, grego: a cingida cidade – A 17.1
ANJO, grego: mensageiro – Dt 7.1
ANRAFEL, hebraico: guarda de deuses – Gn 14.1-9
ANRÃO, hebraico: povo engrandecido – Ex 6.16-18, 2
ANÚBE, hebraico: reunidos – 1 Cr 4.8
AOÁ, hebraico: calor – 2 Sm 23.9
AOLIABE, tenda de meu pai – Ex 31.6
APAIM, hebraico: as narinas – 1 Cr 2.30
APOCALPSE, Revelação APOLÔNIA, grego: cidade de Apolo – At 17.1
APOSTOLO, grego: apóstolos – At 14.14; Ef 4.11
AQUILA, latim: águia – At 18.2, 3, 19, 26; 1 Co 16.19; 2 Tm 4.19
AQUÍS, hebraico: irado – 1 Sm 21.10-15; 27.1-12; 29.1-11 AR, hebraico: cidade – Nm 21.15, 28
ARá, Hebraico: viajante – Ed 2.5
ARÃ, hebraico: região montanhosa – Gn 36.28
ARABÁ, hebraico planície – Dt 1.1; Js 18.18
ARÁBIA, grego: região deserta – Gn 29.1; Jz 6.13; 7.12
ARADE, hebraico: asno montanhês – Nm 21.1
ARÃO, hebraico: serrano, brilhante – Ex 6.16-20
ARARATE, hebraico: terra sagrada – Gn 8.4
ARÚNA, hebraico: ágil – 1 Cr 21.15
ARBA, hebraico: quatro – Gn 35.27; Js 14.15; 15.13
ARDE, hebraico: fugitivo – Nm 26.40
ARDOM, hebraico: fugitivo – 1 Cr 2.18
AREÓPAGO, a colina de Marte – At 17.22
ARETAS, grego: virtude – 2 Co 11.32
ARFAXADE, hebraico: brotando – Gn 10.22
ARGOBE, hebraico: pedregoso – Dt 3.4; 1 Rs 4.13
ARIEL, hebraico: leão de Deus – Ed 8.16
ARIETE, latim: aries, aríetes – Ez 4.2; 21.22; 26.9
ARIMATÉIA, forma grega de Rama – altura – Mt 27.57
ARIOQUE, servo do deus lua – Gn 14.1
ARISTARCO, latim: que governa muito bem – At 19.29; 27.2
ARISTÓBULO, latim: que aconselha bem – Rm 16.10
ARMAGEDOM, hebraico: Monte de Megido – Js 5.19; 2 Rs 23.29; Ap 16.16 ARMONI, hebraico: nascido no palácio – 2 Sm 21.8
ARNÃ, hebraico: ágil – 1 Cr 3.21
ARNON, hebraico: rápido, fragoso – Nm 21.13
ARODI, hebraico: asno montês – Nm 26.17
AROER, Hebraico: ruínas – Dt 2.36
ARPADE, hebraico: lugar de descanso – 2 Rs 18.34
ARQUELAU, latim, governante do povo – Mt 2.22
ARQUIPO, domador de cavalo – Cl 4.17
ARQUITA, hebraico: tolerância – 2 Sm 15.32; 16.16; 17.5, 14
ARSA, hebraico: terra – 1 Rs 16.9
ARTEXERXES, grego e latim: o grande rei – Ed 6.14
ÁRTEMAS, grego: presente de Artemia Tt 3.12
ARTEMIS, deusa grega: chamada Diana pelos romanos – At 19.24
ARUMÁ, hebraico: altura – Jz 9.41
ASA, hebraico: médico – 1 Rs 15.8, 24
ASÃ, hebraico: fumaça – Js 15.42; 19.7: 1 Cr 6.59
ASAEL, hebraico: Deus o fez – 2 Sm 2.18, 23
ASAFE, hebraico: cobrador – 1 Cr 6.31, 39; 2 Cr 29.30
ASAÍAS, hebraico: Jeová fez – 2 Rs 22.12
ASAREEL, hebraico: Deus limitou – 1 Cr 4.16
ASARELA, hebraico: reto com Deus – 1 Cr 25.1
ASBÉIA, hebraico: casa de juramento – 1 Cr 4.21
ASBEL, hebraico: homem de Baal – Nm 26.38
ASDODE, hebraico: fortaleza – Js 11.22; 13.3; 15.46
ASDODE-PISEA, lugar fortificado de divisão – 1 Sm 1 Sm 5.1
ASER, hebraico: felicidade – Gn 30.13
ASIEL, hebraico: Deus fez – 1 Cr 4.35
ASINCRITO, grego: incomparável – Rm 6.14
ASMAVETE, hebraico: a morte é forte – 2 Sm 23.31; 1 Cr 8.36; 12. 3; 27.25
ASNA, hebraico: espinheiro – Ed 2.50
ASNá, hebraico – forte – Js 15.33, 43
ÁSPATA, persa: cavalo – Et 9.7
ASUR, hebraico: escuridão – 1 Cr 2.24
ATACE, hebraico: hospedaria – 1 Sm 30.30
ATADE, hebraico: espinheiro – Gn 50.10, 11
ATAI, hebraico: oportuno – 1 Cr 2.35; 12.11; 2 Cr 11.20
ATALÍA, hebraico: Jeová aflige – 2 Rs 8.18, 26; 11.13
ATÁLIA, hebraico: que pertence a Atalo – At 14.25
ATARA, hebraico: coroa, diadema – 1 Cr 2.26
ATAROTE, hebraico: coroas – Nm 32.3; Js 16.5
ATER, hebraico: fechado – Ed 2.16; 2 42 ATLAI, hebraico: Jeová afligiu – Ed 10.28 ATOS DOS APÓSTOLOS, o quinto livro do Novo Testamento.
ATROTE-BETE-JOABE, hebraico: coroas da casa de Joabe – 1 Cr 15.24
AUSATE, hebraico: possessão – Gn 26.26
AUZÃO, hebraico: possessão – 1 Cr 4.6
AVEM, hebraico: vaidade – Ez 30.17
AZÃ, hebraico: forte – Nm 34.26
AZALIAS, hebraico: Jeová pôs de parte – 2 Rs 22.3
AZANIAS, hebraico: Deus ouviu – Ne 10.9
AZARIAS, hebraico: a que Jeová ajudou – 2 Rs 15.1; Dn 1.6
AZAZ, hebraico: forte – 1 Cr 5.8
AZAZIAS, hebraico: a quem Jeová fortalece – 1 Cr 15.21
AZBUQUE, hebraico: perdão – Ne 3.16
AZECA, hebraico: campo cavado – Js 15.35
AZEL, hebraico: nobre – 1 Cr 8.37; Zc 14.5
AZGADE, hebraico: forte – Ed 2.12
AZIEL, hebraico: Deu é poder – 1 Cr 15.20
AZIZA, hebraico: robusto – Ed 10.27
AZMOM, hebraico: forte – Nm 34.
AZMOTE-TABOR, hebraico: pico do Tabor Js 19.34
AZOR, grego: auxiliador – Mt 1.13
AZRIÇÃO, hebraico: auxílio – 1 Cr 3.23; 8.38; 9.14; 2 Cr 28.7
AZRIEL, hebraico: auxiliador de Deus – 1 Cr 5.24; 27.19; Jr 36.26
AZUBA, hebraico: desolado – 1 Cr 2.18; 1 Rs 22.42
AZUR, hebraico: auxiliador – Ne 10.17; Jr 28.1; Ez 11.1

OS NOMES BÍBLICOS E OS SEUS SIGNIFICADOS - B

BAAL, hebraico: senhor – Jz 2.11
BAALA, hebraico: senhora – Js 15.9, 29
BAALATE, hebraico: senhora – Js 19.44; 1 Rs 9.18
BAALATE-BER, hebraico: possuidor – Js 19.8
BAAL-BERITE, hebraico: senhor da aliança – Jz 8.33
BAAL-GADE, fortuna – Js 11.17; Is 65.11
BAAL-HAMOM, hebraico: senhor de multidão – Ct 8.11
BAAL-HANÃ, hebraico: senhor de gentileza – Gn 36.38; 1 Cr 27.28
BAAL-HAZOR, hebraico: senhor de Hazor – 2 Sm 13.23
BAAL-HERMOM, hebraico: senhor do Hermom – 1 Cr 5.23
BAAL-MEOM, hebraico: senhor de Meom – Nm 23.38
BAAL-PEOR, hebraico: senhor de Peor – Nm 23.38; 25.3
BAAL-PERAZIM, hebraico: senhor de Perazim – 2 Sm 5.20
BAAL-SALISA, hebraico: senhor de Salisa – 2 Rs 2.42
BAAL-TAMAR, hebraico: senhor de palmas – Jz 20.33
BAAL-ZEBUBE, hebraico: senhor da mosca – 2 Rs 1.2
BAAL-ZEFOM, hebraico: senhor de Zefom – Ex 14.2
BAANA, hebraico: filho de aflição – 2 Sm 4.2; 23.9; 1 Rs 4.12, 16; Ed 2.2; Ne 3.4 BAARA, hebraico: estupidez – 1 Cr 8.8
BAASEIAS, hebraico: obra de Jeová – 1 Cr 6.
40 BABEL, hebraico: porta de Deus – Gn 11.2-9
BABILÔNIA, grego: porta de Deus – Jr 50.10
BACBUQUE, hebraico: frasco – Ne 7.53
BACBUQUIAS, hebraico: Jeová torna vasios – Ne 11.17
BAILA, vir a baila – Pv 17.9
BALAÃO, hebraico: devorador – Dt 23.4; Nm 22.5
BALADÃO, hebraico: ele deu um filho – 2 Rs 20.12
BALAQUE, hebraico: devastador – Nm 22.2
BALDAQUINHO, espécie de cobertura ornamental – Jr 43.10
BAMOTE, Bamote-Baal, hebraico: lugares altos de Baal – Nm 21.19; Js 13.17
BANI, hebraico: edificação – 2 Sm 23.36; 1 Cr 6.46; 9.4;  Ed 2.10; 10.29
BAR, aramaico: filho (prefixo dos nomes Barjesus, Barjonas, Barnabé e outros) BARAQUE, hebraico: relâmpago – Jz 4.1-24; Hb 11.32
BARAQUEL, hebraico: abençoado de Deus – Jó 32.2
BARAQUIAS, Jeová abençoou – Mt 23.35; Zc 1.7
BARCOS, hebraico: pintor – Ed 2.53
BARIÁ, hebraico: fugitivo – 1 Cr 3.32
BARJESUS, grego: filho de Jesus – At 13.6
BARJONAS, grego: filho de Jonas – Mt 16.17
BARNABÉ, aramaico: filho de consolação – At 4.36
BARRABÁS, grego: filho de rabbi – Mt 27.16
BARSABAS, aramaico: filho de Sabá – At 1.23; 15;22
BARTIMEU, aramaico: filho de Timeu – Mc 10.46
BARTOLOMEU, aramaico: filho de Tolmai – Mt 10.3
BARUQUE, hebraico: abençoado – Jr 32.12; 36.4,32
BARZILAI, hebraico: feito de ferro – 2 Sm 17.27; Ed 2.61; 2 Sm 21.8
BASÃ, hebraico: solo fértil – Dt 3.4-11
BASEMATE, hebraico: fragrância – Gn 26.34; 36.13; 1 Rs 4.15
BATE-SEBA, hebraico: a sétima filha ou filha de juramento – 2 Sm 11.3
BATE-SUA, hebraico: filha de opulência (em Gn 38.2 fillha de Sua) 1 Cr 3.5 BAURIM, hebraico: vila de jovens – 2 Sm 16.5
BEALIAS, hebraico: Jeová é Senhor – 1 Cr 12.5
BEALOTE, hebraico: senhora – Js 15.24
BEBÃI, hebraico: pai – Ed 8.11; Ne 10.15
BECORATE, hebraico: primogenitura – 1 Sm 9.1
BEDÃ, hebraico: filho de Dã – 1 Cr 7.17
BEDADE, hebraico: sozinho – Gn 36.35
BEDIAS, hebraico: servo de Jeová – Ed 10.35
BEELIADA, hebraico: conhecido por Baal – 1 Cr 14.7
BEER, hebraico: poço – Nm 21.16; Jz 9.21
BEERA, hebraico: poço – 1 Cr 7.37
BEER-ELIM, hebraico: poço de Elim – Is 15.8
BEERI, hebraico: meu poço – Gn 26.34; Os 1.1
BEERIBEER-LAAI-ROI, hebraico: poço daquele que me vê – Gn 16.7-14; 24.62 BEEROTE, hebraico: poços – Js 9.17
BEEROTE-BENE-JACã, hebraico: poços dos filhos de Jacã – Dt 10.6
BEL, hebraico: senhor – Is 46.1; Jr 51.44
BELÁ, hebraico: destruição – Gn 36.32; 46.21
BELEM, hebraico: casa de pão – 1 Cr 2.51
BELIAL, hebraico: Indignação, perversidade – Jz 19.22
BELSAZAR, bel, proteje o rei – Dn 5.1, 30; 7.1; 8.1
BEN, hebraico: filho de: BEN-ABINADADE, hebraico: filho de Abinadabe – 1 Rs 4.11 BEN-AMI, hebraico filho do meu povo – Gn 19.38
BEN-DEQUER, hebraico: filho de Dequer – 1 Rs 4.9
BENE, hebraico: filho – 1 Cr 15.18
BENE-BERAQUE, hebraico: filho de Beraque – Js 19.45
BENE-GEDER, hebraico: filho de um herói – 1 Rs 4.13
BENE-HAIL,hebraico: filho de força – 2 Cr 17.7
BENE-HANÃ, hebraico: filho de graça – 1 Cr 4.20
BENE-JAACA, hebraico: filhos da inteligência – Nm 33.31
BENE-ZOETE, hebraico: filho de Zoete – 1 Cr 4.20
BEN-HADADE, hebraico: filho de Hadade – 1 Rs 15.18; 2 Rs 8. 7-15
BEN-HESEDE, hebraico: filho de benevolência – 1 Rs 4.10
BEN-HUR, hebraico: filho de Hur – 1 Rs 4.8
BENINU, hebraico: nosso filho – Ne 10.13
BENJAMIM, hebraico: filho da mão direita – Gn 34.25
BENO, hebraico: seu filho – 1 Cr 24.26
BENONI, hebraico: filho de tribulação ou da aflição – Gn 35.8
BEOR, hebraico: facho – Gn 36.32
BEQUER, hebraico: primogénito – Gn 46.21; Nm 26.35
BERA, hebraico: dom – Gn 14.2
BERACA, hebraico: bênção – 1 Cr 12.3
BERAIAS, hebraico: Jeová criou – 1 Cr 8.21
BEREDE, hebraico: saraiva – 1 Cr 7.20; Gn 16.14
BERENICE, grego: vitoriosa – At 25.13, 23
BEREQUIAS, hebraico: Jeová abençoou – 1Cr 6.39
BERI, hebraico: homem de um poço – 1 Cr 7.36
BERIAS, hebraico: dom – 1 Cr 7.23
BEROTAI, hebraico: poço – 2 Sm 8.8
BERSEBA, hebraico: poço de juramento – 2 Sm 17.11; 2 Rs 23.8
BERODIAS, hebraico: familiar com Jeová – Ne 3.6
BETÂNIA, grego: casa de tâmaras – Jo 11.18; Mt 21.17; Mc 11.11
BETE-ANATE, hebraico: templo de Anate – Js 19.38
BETE-ANOTE, hebraico: templo de Anate – Js 15.59
BETE-ARÃ, hebraico: lugar alto – Js 13.27
BETE-ARABÁ, hebraico: casa do deserto – Js 15.6; 18.22
BETE-AVÉN, hebraico: casa de vaidade – Js 7.2
BETE-BARA, hebraico: casa de vau – Jz 7.24
BRTE-DAGOM, hebraico: casa de Dagom – Js 15.41; 19.27
BETE-DIBLATAIM, hebraico: casa de pasta de figos – Jr 48.22
BETE-ÉDEN, hebraico: casa de prazer – Am 1.5
BETE-EMELEQUE, hebraico: casa do vale – Js 19.27
BETE-EZEL, hebraico: casa ao lado – Mq 1.11
BETE-GADER, hebraico: casa do muro – 1 Cr 2.51
BETE-GAMUL, hebraico: casa de perfeição – Jr 48.23
BETE-HAC-CHEREM, hebraico: casa da vinha – Ne 3.14; Jr 6.1
BETE-HOGLA, hebraico: casa da perdiz – Js 15.6
BETE-HOROM, hebraico: casa da caverna – Js 16.3; 16.5
BETE-JESIMOTE,  hebraico: casa das devastações – Nm 33.49
BETEL, hebraico: casa de Deus – Gn 12.8; 13.3
BETE-LEBAOTE, hebraico: casa da leoa – Js 19.6
BETE-MARCABOTE, hebraico: casa de carros – Js 19.5
BETE-MILO, hebraico: a casa de Milo – Jz 9.6; 2 Rs 12.20
BÉTEN, hebraico: vale – Js 19.25
BETE-NIMBA, hebraico: casa do leopardo – Js 13.27
BETE-PALETE, hebraico: casa de fuga – Js 15.27
BETE-PAZES, hebraico: casa de dispersão – Js 19.21
BETE-PEOR, hebraico: casa de (Baal) Peor – Js 13.20; Dt 5.29; 34.6
BETE-REOBE, hebraico: casa de uma rua – Jz 18.28; 2 Sm 10.6-8
BETESDA, hebraico: casa de misericódia – Jo 5.2
BETE-SEÃ, hebraico: casa de sossego – Js 17.11,16; 1Sm 31.10; 2Sm 21.12; 1Rs 4.12 BETE-SEMES, hebraico: casa do sol – Js 21.16
BETE-SITA, hebraico: casa da acácia – Jz 7.22
BETE-TAPUA, hebraico: cãs da maçãs – Js 15.53
BETE-ZUR, hebraico: casa de pedra – Js 15.58
BETFAGÊ, grego: casa de figos verdes – Mt 21.1
BETONIM, hebraico: nozes de pistácia – Js 13.26
BETSAIDA, grego do hebraico: casa de pesca – Mt 11.21
BETUEL, hebraico: homem de Deus – Gn 22.23; 24.15; 25.20; 28.2, 5; 1 Cr 4.30 BEULA, hebraico: casado – Is 62.4
BEZAI, hebraico: espada – Ed 2.17; Ne 10.18
BEZALEL, hebraico: na sombra de Deus – Ex 31.1-11; Ed 10.30
BEZEQUE, hebraico: relâmpago – Jz 1.4; 1 Sm 11.8
BEZER, hebraico: fortaleza – Js 20.8; 1 Cr 7.37
BEZERRO, vitelo – Lv 9.2
BÍBLIA, grego: biblion (As Escrituras Jo 5.39, A Palavra de Deus Ef 6.17, etc)
BICRI, hebraico: jovem – 2 Sm 20. 1
BIGTÁ, hebraico: jardineiro – Et 1.10
BIGVAI, hebraico: jardineiro – Ed 2.2; Ne 10.16
BILA, hebraico: modéstia – Gn 29.29; 30.6-8; 1 Cr 4.29
BILÃ, hebraico: modéstia – Gn 36.27; 1 Cr 7.10
BILDADE, hebraico: bel amou – Jó 2.11
BILGA, hebraico: regozijo – 1 Cr 24.14
BINUI, hebraico: edifício – Ed 8.33
BIRSA, hebraico: filho de perversidade – Gn 14.2
BISPO, latim: episcopus, um vigilante – At 20.28
BISPO, grego: episkopos, um vigilante – At 20.28
BIZIOTIÁ, hebraico: desprezo de Jeová – Js 15.28
BLASTO, grego: rebento – At 12.20
BOÃ, hebraico: polegar – Js 15.6
BOANERGES, filhos do trovão – Mc 3.17
BOAZ, hebraico – força – Rt 2.1; 4.13; Mt 1.5; Lc 3.32
BOCRU, hebraico: primogênito – 1 Cr 8.38
BOQUIM, hebraico: pranteadores – Jz 2.1-5
BOSCATE, hebraico: pedregoso – 2 Rs 22.1
BOZEZ, hebraico: brilhante – 1 Sm 14.4, 5
BOZRA, hebraico: aprisco – Gn 36.33; Jr 48.24
BUNA, hebraico: prudência – 1 Cr 2.25 BUNI, hebraico: edificado – Ne 11.15
BUQUI, hebraico: Jeová justifica – Nm 34.22; 1 Cr 6.5
BUQUIAS, hebraico: provado por Jeová – 1 Cr 25.4
BUZ, hebraico: desprezo – Gn 22.21; 1 Cr 5.14