10 de novembro de 2013

SATANÁS REI DA TERRA

1- Tornou Satanás a aparecer perante Deus depois da queda?
“E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás, entre eles.” Job 1:6; Job 2:1.
2- Ao ser-lhe perguntado donde vinha, que respondeu Satanás?
“E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.” Job 1:7; 2:2.
Nota: Ao seduzir o homem a pecar, Satanás usurpou o domínio do homem sobre a Terra. Romanos 6:16; 2 ª Pedro 2:19. E reclama a terra como sendo o seu reino (Lucas 4:6); daí tentar ele a Cristo prometendo os reinos deste mundo. Como “deus” e governador deste mundo, Satanás, nos quatro mil anos que precederam a crucifixão de Cristo, apresentou-se perante Deus entre os representantes de outros mundos, na qualidade de representante deste. Depois de consumar a morte de Cristo, o Filho de Deus, o Ser sem pecado, Satanás foi expulso desse concílio, ou assembleia, não lhe sendo mais permitido participar do mesmo. Essa foi a sua segunda queda, à qual, sem dúvida, aludiu Cristo, pouco antes da ser crucificado, ao dizer: “Agora é o juízo deste mundo: agora será expulso o príncipe deste mundo.” João 12:31. A sua queda e destruição finais ainda estão por vir.
3- Qual foi o carácter de Satanás desde que caiu?
“Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio.” 1ª João 3:8.
4- Esteve ele alguma vez na verdade?
“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele.” João 8:44.
Nota: A expressão “não se firmou na verdade” implica que Satanás esteve uma vez na verdade, mas nela não permaneceu.
5- Qual é o único “princípio” de que possuímos menção?
“No princípio criou Deus os céus e a terra.” Génesis 1:1
6- Além de homicida que diz Cristo que Satanás é?
“Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” João 8:44.
7- Qual disse Deus a Adão e Eva, seria o resultado se transgredissem, comendo do fruto proibido?
“Certamente morrerás.” Génesis 2:17.
8- A esse respeito, que disse Satanás a Eva?
“Então a serpente disse à mulher: Certamente NÃO morrerás.” Génesis 3:4.
Nota: Tanto quanto nos mostra o registo bíblico foi esta a primeira mentira – uma negação directa da Palavra de Deus. Persuadindo Eva a aceitá-la e nela crer, Satanás induziu os nossos primeiros pais a pecarem; e visto que “o salário do pecado é a morte”, com isso se deu inicio à morte, Adão e Eva morreram, Satanás tornou-se o primeiro assassino. Uma mentira, portanto, é uma irmã gémea do assassínio, e uma das coisas mais detestáveis para Deus, o “Deus da verdade”. Ver Provérbios 6:16-19. “O lábio da verdade ficará para sempre, mas a língua mentirosa dura só um momentos.”
9- Qual foi o resultado da entrada do pecado no mundo?
“Por um homem entrou o pecado n mundo, e pelo pecado a morte”. Romanos 5:12. “Pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores.” Romanos 5:19. “Todo o mundo está no maligno.” 1ª João 5:19. “Todos morrem em Adão.” 1ª Coríntios 15:22.
10- Que fez Satanás quando Cristo veio para redimir o homem?
“E logo o Espírito O impeliu para o deserto. E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás.” Mateus 4:12,13 – ver MATEUS 4:1-11.
11- Com que intensidade foi Cristo tentado por Satanás?
“Porque não temos um sumo-sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porem um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” Hebreus 4:15.
12- Que tem sofrido a IGREJA desde os dias de Cristo?
“E quando o dragão (Satanás) viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher (a Igreja).” Apocalipse 12:13.
Nota: Milhões dentre o povo de Deus têm sido mortos desde o começo da era cristã, pela perseguição pagã e papal, que tem sido sempre instigada por Satanás.
13- Sofre a Igreja Remanescente a ira de Satanás?

“E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17

Oração: Meu anseio é Jesus e a Sua promessa (João 14:1-3). O Senhor Jesus deixou a casa de Seu Pai no Céu, veio à Terra, e ficou noivo da Sua prometida, a Igreja. Depois regressou ao Céu para preparar um lugar  para a Sua noiva, enquanto ela permanece na Terra, preparando-se. Na Segunda Vinda, Jesus regressará à Terra para vir buscar a Sua noiva e para a acompanhar até à casa do Seu Pai. Senhor, quero estar puro e limpo quando voltares. Toma-me e molda-me para esse fim.

José Carlos Costa, pastor