3 de novembro de 2013

ENGANO E QUEDA DEFINITIVA

"Lúcifer estava invejoso e enciumado de Jesus Cristo… Mas, Cristo era reconhecido como o soberano do Céu, Seu poder e autoridade eram os mesmos de Deus. Lúcifer pensou em si mesmo como o favorito entre os anjos no Céu. Tinha sido grandemente exaltado, mas isto não despertou nele louvor e gratidão ao seu Criador. Aspirava à altura do próprio Deus. Gloriava-se na sua altivez. Sabia que era honrado pelos anjos. Tinha uma missão especial a executar. Tinha estado perto do grande Criador e o resplendor incessante da gloriosa luz que cercava o eterno Deus tinha brilhado especialmente sobre ele. Pensava como os anjos tinham obedecido a seu comando com prazeroso entusiasmo. Não era seu vestuário belo e brilhante? Por que devia Cristo ser assim honrado ante ele?" {HR 14.1}

1-    Como enganará Satanás os homens nos últimos dias?
“E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse na presença da besta.” Apocalipse 13:14.
Nota: Refere-se às manifestações espíritas e “milagres” operados para confirmar os homens no erro e no engano.
2-    Quem influenciará as nações para se congregarem para a grande batalha do Armagedão?
“São espíritos de demónios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro, dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.” Apocalipse 16:14.
3-    Porque será permitido que os homens sejam enganados por Satanás?
“Porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.” 2ª Tessalonicenses 2:10-12 ver 1ª Reis 22:20-22.
4-    Por quanto tempo ficará Satanás amarrado depois da Segunda Vinda de Cristo?
“E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.” Apocalipse 20:1,2.
Nota: Satanás é um ser espiritual, não pode ser amarrado por uma “cadeia” de outra essência. Assim a sua prisão, será de carácter circunstancial. Cristo veio com os seus anjos, levou os fiéis para o lar. Todos os infiéis estão mortos, Satanás não tem a quem tentar, está preso, no seu próprio vómito.
5-    Que acontecerá no fim dos mil anos?
“E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo o número é como a areia do mar, para as juntar em batalha.” Apocalipse 20:7,8.
Nota: Jesus volta com os fiéis de todas as eras para a morada que desde o principio lhes foi preparada. Os infiéis são ressuscitados pela glória do Criador. Satanás agita-se a “enganar as nações”, usando o seu velho argumento de poder, afirmando que os ressuscitou para a batalha das batalhas a vitória final. Satanás começou a rebelião contra Deus no céu a enganar, e acabará a sua rebelião com Ele na terra a enganar.
6-    Que acontecerá quando Satanás e as suas hostes cercarem o arraial dos santos?
“E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do Céu, e os devorou.” Apocalipse 20:9.
7-    Qual será o destino final de Satanás?
“E te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais serás para sempre.” Ezequiel 28:18,19.
Nota: Satanás, o pecado e pecadores terão finalmente o seu fim, e não mais existirão. Deus terá para sempre o Universo limpo.
8-    Porque participou Cristo na nossa natureza?
“E visto como os filhos participam da carne e do sangue, também Ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo.” Hebreus 2:14.
9-    Que advertências são feitas aos cristãos em vista do ódio de Satanás a Deus e a tudo que é bom?
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé.” 1ª Pedro 5:8,8. “Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4:7.
10- Com que armas enfrentou Cristo, com êxito, as tentações de Satanás?
A Palavra de Deus: “Está escrito, …Está escrito, …Está escrito.” Mateus 4:3-10.
Conclusão: A Palavra de Deus é a “espada do Espírito.” Efésios 6:17. se Cristo com ela enfrentou e venceu o inimigo, também nós poderemos fazê-lo. Mas ninguém poderá dela utilizar-se sem estar com ela familiarizado. Quão importante, pois, que a investiguemos, estudemos e conheçamos!


 José Carlos Costa, pastor