6 de outubro de 2013

A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ (1)

   
1-    Qual é, da parte de Deus, a base da justificação?


“Para que, sendo justificados pela Sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.” Tiago 3:7

2-    Qual é o meio por que essa graça justificadora se torna proveitosa ao pecador?

“Logo muito mais agora, sendo justificados pelo Seu (de Cristo) sangue, seremos por Ele salvos da ira.” Romanos 5:9

3-    De que maneira nos apossamos da justificação?

“Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.” Romanos 3:28

4-    Qual é o único meio através do qual os pecadores podem ser justificados, ou tornados justos?

“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” Gálatas 2:16

5-    Que exemplo positivo torna claro o sentido dessa doutrina?

“Então o levou fora, disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente. E creu ele (Abraão) no Senhor, e foi-lhe imputado por justiça.” Génesis 15:5,6

6-    Como é definida a justiça assim alcançada?

“E seja achado n´Ele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé.” Filipenses 3:9

7-    Sobre que base é garantida a justificação?

“E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para a justificação.” Romanos 5:16

8-    Porque motivo o que faz qualquer obra recebe a recompensa?

“Ora àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça mas segundo a dívida.” Romanos 4:4

9-    Sob que condição é a fé imputada como justiça?

“Mas aquele que não pratica, mas crê n´Aquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.” Romanos 4:5

10- Como é que a graça, como base de justificação, exclui a justiça pelas obras?

“E se isto é por graça já não é pelas obras: de outra maneira, a graça já não é graça: se porém é pelas obras, já não há mais graça: doutra maneira a obra já não é obra.” Romanos 11:6

11- De que maneira devem ser justificados tanto os judeus como os gentios?

“É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, se Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.” Romanos 3:29,30

José Carlos Costa, pastor