17 de setembro de 2013

OS DOIS CONCERTOS BÍBLICOS

1-    Que dois concertos são apresentados na Bíblia?
“Dizendo novo concerto, envelheceu o primeiro. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.” Hebreus 8:13

2-    Com que termos são designados estes concertos?
“Porque, se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo.” Hebreus 8:7

3-    Em relação com que acontecimento histórico foi feito o velho concerto?
“Não segundo o concerto que fiz com os seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egipto; como não permaneceram naquele meu concerto, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.” Hebreus 8:9 – ver Êxodo 319:3-8.

4-    Quando Deus estava para proclamar a Sua lei a Israel, que disse a Moisés que lhes lembrasse?
“Anunciarás aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a Mim.” Êxodo 19:3,4.
5-    O que lhes propôs Deus?
“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a Minha voz, e guardardes os Meu concerto, então sereis a Minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a Terra é Minha. E vós Me sereis um reino sacerdotal e o povo santo.” Êxodo 19:5,6.

6-    Que respondeu o povo a esta proposta?
“Então todo o povo respondeu a uma voz, e disseram: Tudo o que o Senhor ordenar, faremos. E relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo.” Êxodo 19:8.

7-    Neste concerto com Israel, que obrigação foi imposta ao povo?
“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a Minha voz, e guardardes o Meu concerto.” Êxodo 19:5

8-    Sobre que se baseava este concerto com Deus?
“Então vos anunciou ele o Seu concerto, que vos prescreveu, os Dez Mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.” Deuteronómio 4:13.
Nota: Tanto o velho como o novo concerto baseiam-se nos Dez Mandamentos. Propondo um concerto com Israel, disse Deus: “Se diligentemente ouvirdes a Minha voz, e guardardes o Meu concerto”, Êxodo 19:5 (ver Êxodo 24:8). A obediência aos Dez Mandamentos foi a condição do velho concerto, em relação ao qual Deus fez certas promessas ao povo. A obediência aos mesmos dez preceitos é igualmente a base do novo concerto, pois o Senhor declara: “Este é o concerto que depois daqueles dias farei com a cãs de Israel, diz o Senhor; porei as Minhas leis no seu entendimento, e nos seus corações as escreverei; e Eu lhe serei por Deus, e eles Me serão por povo.” Hebreus 8:10. Assim, como disse Stewart M. Robinson, “a lei é um parágrafo de um Concerto de Graça” The Presbyterian, 28 de Julho de 1932. Sob o Evangelho, só pode participar do novo concerto quem tenha conhecimento da lei de Deus, e lhe obedeça sinceramente.

9-    Depois de proclamada a lei no Sinai, que disse novamente o povo?
“O povo respondeu a uma voz, e disseram: Todas as palavras, que o Senhor tem dito, faremos.” Êxodo 24:3.

10- No propósito que não houvesse dúvidas, que fez Moisés?
“E Moisés escreveu todas as palavras do Senhor, …e tomo o livro do concerto, e o leu aos ouvidos do povo.” Êxodo 24:4-7
.
11- Que reafirma o povo fazer?
“E eles disseram: Tudo o que o Senhor disse faremos, e obedeceremos.” Êxodo 24:7.

12- Como foi esse concerto então confirmado e aceite solenemente?
“E enviou certos mancebos dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos, e sacrificaram ao Senhor sacrifícios pacíficos de bezerros. E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar. E tomo o livro do concerto, e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o Senhor tem dito faremos, e obedeceremos. Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue do concerto que o Senhor tem feito convosco sobre toda estas palavras.” Êxodo 24:5-8.

13- Como descreve o Apóstolo Paulo esta ratificação do concerto?
“Porque havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissôpe, e espargiu tanto o mesmo livro como todo o povo, dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado.” Hebreus 9:19,20.
Nota: Temos aqui uma descrição completa da instituição do primeiro ou velho concerto. Deus prometera fazer deles o Seu povo peculiar sob condição de Lhe obedecerem aos mandamentos. Três vezes eles prometeram obediência. O concerto foi então ratificado, ou selado, com sangue.

14- Decorridos menos de quarenta dias depois de feito este concerto, enquanto Moisés tardava no monte, que disse o povo a Arão?
“Levanta-te, faz-nos deuses, que vão adiante de nós: porque quanto a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egipto, não sabemos o que lhe sucedeu.” Êxodo 32:1.

15- Ao descer do Sinai, que viu Moisés?
“E aconteceu que, chegando ele ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se o furor de Moisés, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do Monte.” Êxodo 32:19
Nota: É aqui revelado o grande objectivo ou segredo do velho concerto. O povo não compreendeu a fraqueza e a inclinação para o pecado do seu próprio coração, nem a sua necessidade da divina graça e auxílio para guardar a lei; e assim, na sua ignorância prontamente comprometeram-se a obedecer-lhe. Mas quase imediatamente começaram a cometer adultério, transgredindo, deste modo, a lei de Deus, ou as próprias condições impostas como a sua parte no concerto. Em si mesmas as condições eram boas; mas na sua própria força o povo era incapaz de as cumprir. O grande objectivo do velho concerto era, pois, ensinar ao povo as suas fraquezas e incapacidades de guardar a lei sem o auxílio divino. Como a própria lei, sobre o que se baseava o velho concerto, e conduzi-los a Cristo. Gálatas 3:23,24. E a lição que, como nação, Israel teve de aprender com isso, cada indivíduo precisa de aprender com isso, cada indivíduo precisa agora aprender antes de poder ser salvo. Não existe salvação para quem quer que confie em si próprio. Sem o poder do Espírito Santo, ninguém pode guardar a lei. Somente em Cristo há tanto a remissão dos pecados como o poder para livrar de pecar. A quebra das tábuas da lei significava que as condições do concerto tinham sido quebrada; e a renovação das tábuas (Êxodo 34:1 e 28), a paciência e tolerância divina para com o Seu povo.

16- Qual é a diferença entre o velho e o novo concerto?
“Mas agora alcançou Ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador dum melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas.” Hebreus 8:8.

17- Quais são as “melhores promessas” sobre que foi estabelecido o novo concerto?
“Este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a Minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; … Perdoarei a sua maldade, e nunca mais Me lembrarei dos seus pecados.” Jeremias 31:33,34 – ver Hebreus 8:8-12.
Nota: Estas nada mais são que as bênçãos do Evangelho por meio de Cristo. São prometidas sob condição de arrependimento, confissão, fé e aceitação de Cristo, o Mediador de um novo concerto, que significa salvação e obediência. Não havia no velho concerto providência para o perdão, nem poder para obedecer. Verdade +e que havia perdão durante a vigência do velho concerto, mas não por virtude do mesmo. O perdão tanto naquela época como agora, era obtido mediante as providências do novo concerto, cujos estatutos são mais antigos do que o velho.

18- Em que declaração foi Cristo prometido como Salvador e Libertador do género humano, logo que entrasse o pecado?
“Então o Senhor disse à serpente, … porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Génesis 3:14,15.
Nota: O concerto da graça, com as suas providências de perdão e paz, data da fundação do mundo.

19- A quem foi renovada mais tarde esta promessa do concerto?
“Disse Deus mais a Abraão, … Sara a tua mulher te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei o Meu concerto, por concerto perpétuo para a sua semente depois dele.” Génesis 17:15-19
“Multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus, … e em tua semente serão benditas todas as nações da Terra.” Génesis 26:4.

20- Quem foi a semente aqui mencionada?
“Ora as promessas foram feitas a Abraão e à sua posteridade. Não diz: e às posteridades, como falando de muitas, mas como de uma só. E à tua posteridade, que é Cristo.” Gálatas 3:16.

21- Que mostra que o novo ou segundo concerto, e o concerto feito com Abraão são virtualmente os mesmos?
“E se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.” Gálatas 3:29.
Nota: Ninguém deve ficar confuso com os termos primeiro concerto e segundo concerto. Apesar do concerto feito no Sinai ser chamado o primeiro concerto, não é absolutamente o primeiro concerto que Deus fez com o homem. Muito antes disso fez o Senhor um concerto com Abraão; fez também um concerto com Noé e com Adão. Nem se deve supor que o primeiro ou velho concerto existisse por algum tempo na qualidade de único concerto com a humanidade, e que este devesse servir o seu propósito e terminar antes que qualquer pessoa pudesse participar das bênçãos prometidas no segundo ou novo concerto. Caso assim fosse durante algum tempo não haveria perdão para ninguém. O que é chamado novo ou segundo concerto, virtualmente existiu antes do concerto feito no Sinai; porque o concerto feito com Abraão foi confirmado em Cristo (Gálatas 3:17), e é somente por Cristo que existe qualquer valor no novo ou segundo concerto. Não existe em virtude do novo concerto, bênção alguma que se possa alcançar, a qual não haja sido prometida a Abraão. E nós, com quem é feito o novo concerto, só sendo filhos de Abraão, podemos participar das suas bênçãos e da herança que esse concerto promete. Gálatas 3:7 e 9. E visto ninguém poder possuir qualquer coisa a menos que seja filho de Abraão, segue-se que, no que é chamado novo ou segundo concerto, nada existe que não estivesse no concerto feito com Abraão. O segundo concerto existia em todo pormenor essencial, excepto a sua ratificação, muito antes do primeiro, e mesmo antes dos dias de Adão. É chamado segundo porque a sua ratificação ocorreu depois do concerto feito e ratificado no Sinai.

22- Que é necessário onde existe testamento?
“Porque onde há testamento necessário é que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive? Hebreus 9:16,17.

23- Com o sangue de quem ratificado o novo concerto?
“Semelhantemente tomo o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no Meu sangue, que é derramado por vós.” Lucas 22:20.
24- Que poder há no sangue deste concerto?
“Ora o Deus de paz, que pelo sangue do concerto eterno tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a Sua vontade.” Hebreus 13:20,21.
25- Por meio de que testamento, só, há remissão dos pecados?
“Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno Se ofereceu a Si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para a remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.” Hebreus 9:14,15.
Nota: O facto de Cristo, como Mediador do segundo concerto, ter morrido para a remissão das transgressões ao primeiro concerto, mostra que não havia perdão por virtude do primeiro concerto.

26- Na vigência do velho concerto, que prometeu o povo?
  • Guardar na sua própria força a lei de Deus.
  • Sob este concerto, o povo prometeu guardar todos os mandamentos de Deus a fim de ser Seu povo peculiar, e isto sem o auxílio de quem quer que fosse. Isto era uma promessa de se tornarem justo. Mas Cristo diz: “Sem Mim nada podeis fazer.” – João 15:5 – E diz o profeta Isaías: “Todas as nossas justiças (são) como trapo da imundície.” – Isaías 64:6 – A única justiça perfeita é a divina, e esta só pode ser alcançada por meio da fé em Cristo. Romanos 3:20-26. a única justiça que assegurará a entra no reino de Deus é “justiça que vem de Deus pela fé.” - Filipenses 3:9. Dos que herdam o reino de Deus, diz o Senhor: “… a sua justiça que vem de Mim” (Isaías 54:17); e o profeta Jeremias diz de Cristo: “Este será o Seu nome, com que O nomearão : O Senhor Justiça Nossa.” Jeremias 23:6.
27- Sob o novo concerto, que promete Deus fazer?
“Porei a Minha lei no sei interior, e a escreverei nos seus corações.” Jeremias 31:33.
Nota: O novo concerto é uma providência para pôr o homem novamente em harmonia com a vontade divina, e pô-lo onde possa guardar a lei de Deus. As Suas “melhores promessas” conferem o perdão dos pecados, graça para renovar o coração e poder para obedecer à lei de Deus. A dissolução do velho concerto e a concretização do novo, de maneira alguma ab-rogou a lei de Deus. Tornou-a mais agradável e compreensiva ao fiel.

28- Onde, sob o velho concerto, estava escrita a lei de Deus?
“Assim fim uma arca de madeira de cetim, e alisei duas tábuas de pedra, … Então escreveu nas tábuas… Os Dez Mandamentos, que o Senhor vos falara no dia da congregação, no Monte, do meio do fogo; e o Senhor mas deu a mim.” Deuteronómio 10:3,4.

29- Sob o novo concerto, onde está escrita a lei de Deus?
“Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei, a Minha lei no seu interior, e escreverei no seu coração.” Jeremias 31:33.

30- Que razão é apresentada para a feitura do novo concerto?
“Porque se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo. Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que … estabelecerei um novo concerto.” Hebreus 8:7,8.
Nota: A falta principal, em relação ao velho concerto, partiu do povo. Eles não eram capazes, por mesmos, de cumprir a sua parte no concerto, e ele não lhes proporcionava o auxílio para assim procederem. Não havia nele Cristo. Eram de obras e não de graça. Apenas valia como meio para fazer-lhes reconhecer o estado de pecado, bem como a sua necessidade de auxílio divino.

31- Que une todos os crentes sob o novo concerto?
“Portanto lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.” Efésios 2:11-13.


Este é um longo estudo. Reconheço, só pessoas muito interessadas em conhecer com clareza este tema chegarão a ler esta última linha. Oro ao Senhor do concerto, que derrame o Seu Espírito sobre si em Cristo.

José Carlos Costa, pastor