25 de junho de 2013

Origem, História e Destino de Satanás – 2


Origem, História e Destino de Satanás – 2

1.   Ao ser lançado fora do monte de Deus, para que lugar foram banidos Satanás e seus anjos, para aí serem retidos até ao juízo?

Rª: “Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo.” 2º Pedro 2:4.

Nota: Esse lugar, segundo a compreensão que temos, é a escuridão que envolve o mundo, e é simbólica das trevas de completa falta de esperança e desespero em rebelião e pecado. Quando Satanás induziu o homem a pecar, trevas cobriram este mundo. Deus, porém, não deixou o homem sem esperança. Na Sua misericórdia e grande amor fez que resplandecesse “a lua do evangelho da glória de Cristo” para chamar os homens “das trevas para a Sua maravilhosa luz.” Não resta dúvida de que Satanás e os anjos que com ele caíram tiveram um período de graça e oportunidade para arrependerem-se. O seu destino é o resultado de obstinada rebelião e persistência em pecado, apesar das providências de misericórdia e do oferecimento de perdão. Por isso forma expulsos do Céu. Os anjos maus são conservados em cadeias de trevas eternas:

2.   Como é descrito pelo revelador o conflito ocorrido no Céu entre Cristo e Satanás?

Rª: “E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamado o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” Apocalipse 12:7-9.

3.   Com que palavras Se referiu a Cristo à queda de Satanás?

Rª: “E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do Céu.” Lucas 19:18.

4.   Tornou Satanás a aparecer perante Deus depois da sua queda?

Rª: “E vindo um dia em que os filhos de Deus viveram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás, entre eles.” Job 1:6; ver Job 2:1.

5.   Ao ser-lhe perguntado donde vinha, que respondeu Satanás?

Rª: “Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.” Job 1:7; ver Job 2:2.

Nota: Satanás ao tentar o homem ao pecado conseguiu usurpar o domínio do homem sobre a Terra. Rom. 6:16; Ped. 2:19. Esta reclama ele agora como sendo o seu reino (Lucas 4:6); daí tentar ele a Cristo com o oferecimento dos reinos deste mundo. Como “deus” o governador deste mundo, Satanás, por quatro mil anos antes da crucifixão de Cristo, apresentou-se perante Deus entre os representantes de outros mundos, na qualidade de representante deste. Depois de consumar a morte de Cristo, o Filho de Deus, o Ser sem pecado, Satanás foi expulso desse concílio, ou assembleia, não lhe sendo mais permitido participar do mesmo. Essa foi a sua segunda queda, à qual, sem dúvida, aludiu Cristo, pouco antes de Sua crucifixão, ao dizer: “Agora é o juízo deste mundo: agora será expulso o príncipe deste mundo.” João 12:31. A sua queda e destruição finais ainda estão por vir.

6.   Qual foi o carácter de Satanás desde que caiu?

Rª: “Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio.” 1ª João 3:8.

7.   Esteve ele alguma vez na verdade?

Rª: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” João 8:44

Nota: A expressão “não se firmou na verdade” implica que Satanás esteve uma vez na verdade, mas nela não permaneceu.

8.   Qual é o único “princípio” de que possuímos menção?

Rª: “No princípio criou Deus os céus e a Terra.” Génesis 1:1.

9.   Além de homicida que diz Cristo que Satanás é?

Rª: “Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” João 8:44

10.              Qual disse Deus a Adão e Eva, seria o resultado se transgredissem, comendo do fruto proibido?

Rª: “Certamente morrerás.” Génesis 2:17.

11.              A esse respeito, que disse Satanás a Eva?

Rª: “Então a serpente disse à mulher: Certamente NÃO morrerás.” Génesis 3:4.

Nota: Tanto quanto nos mostra o registo bíblico, foi esta a primeira mentira – uma negação direta da Palavra de Deus. Persuadindo Eva a aceitá-la e nela crer, Satanás induziu nossos primeiros pais a pecarem; e, visto que “o salário do pecado é a morte,” com isso causou a morte deles, tornando-se assim, em realidade, o primeiro assassino. Uma mentira, portanto é uma irmã gémea do assassínio, e uma das coisas mais detestáveis para Deus, o “Deus da verdade.” Ver Provérbios 6:16-19. “O lábio da verdade ficará para sempre, mas a língua mentirosa dura só um momento.” Prov. 12:19. “Quanto a …todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre.” Apoc. 21:8. Ver também Apoc. 21:27; 22:15.

Decisão – Senhor, ajuda-me a dizer não aos atractivos do pecado. Que eu possa ver claramente a sua potencial escravatura e o tormento sempre que a tentação chega.

José Carlos Costa, pastor