1 de junho de 2013

Eterno Memorial Divino


"Deus tem um memorial de Seu poder criador para que O discernissem nas obras de Suas mãos. O sábado convida-nos a contemplar, nas obras criadas, a glória do Criador. Por desejar Jesus que assim fizéssemos, foi que envolveu as Suas preciosas lições com a beleza das coisas naturais. Mais do que em qualquer outro dia, devemos, no santo dia de descanso, estudar as mensagens que Deus para nós escreveu na natureza.” Conselhos sobre Saúde, p. 165.
1.      Que deve permanecer através de todas as gerações?
Rª: “O teu nome, ó SENHOR, dura perpetuamente, e a tua memória, ó SENHOR, de geração em geração.” Sal. 135:13
Nota: Memória: “Monumento comemorativo de pessoa célebre ou de sucesso notável.” Dicionário Prático Ilustrado, de Jaime de Seguier.
2.      Que ilustração disso nos é dada na Bíblia?
Rª: “Assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel.” Josué 4:7.
3.      Que deviam essas pedras comemorar?
Rª: “E falou aos filhos de Israel, dizendo: Quando no futuro vossos filhos perguntarem a seus pais, dizendo: Que significam estas pedras? Fareis saber a vossos filhos, dizendo: Israel passou em seco este Jordão. Josué 4:21,22.
Nota: Essas pedras deviam ser um memorial perene, ou lembrança, da passagem de Israel a seco através do Jordão.
4.      Que outro memorial foi instituído para comemorar outra assinalada providência em favor de Israel?
Rª: “E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.” Êxodo 12:14.
Nota: Esse dia de páscoa era uma memória periódica, a ser observada no décimo quarto dia do primeiro mês de cada ano, dia em que os israelitas foram libertados do cativeiro do Egito, e a sua celebração devia ser de sete dias, durante os quais se comeriam pães asmos, em comemoração daquele acontecimento. Ver Êxodo 13:3-9.
5.      É o propósito divino que a Sua grande obra da criação dos céus e da Terra seja lembrada?
Rª: “Grandes são as obras do SENHOR, procuradas por todos os que nelas tomam prazer. A sua obra tem glória e majestade, e a sua justiça permanece para sempre. Fez com que as suas maravilhas fossem lembradas; piedoso e misericordioso é o SENHOR.” Sal. 111:2-4.
6.      Que ordenou Deus aos homens para observarem em memória desse grande dia?
Rª: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. … Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.” Êxodo 20:8-11.
7.      De que deveria esse memorial ser um sinal?
Rª: “E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus.” Ezequiel 20:20.
8.      Por quanto tempo deveria o sábado ser um sinal do verdadeiro Deus?
Rª: “Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.” Êxodo 31:17.
Nota: É manifesto que o objectivo do sábado era conservar a memória de Deus como Criador, e caso fosse fielmente observado desde o princípio, não haveria agora um único pagão ou idólatra em toda a face da Terra.
9.      De que coisa, além da criação, deveria Israel se lembrar quando observasse o sábado?
Rª: “Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.” Êxodo 5:15.
Nota: Existe neste texto profunda significação, não aparente para os que não estão familiarizados com os fatos. No Egito, em virtude da opressão e do ambiente idólatra, a observância do sábado tronara-se não somente esquecida, mas de todo impossível. A lembrança do cativeiro e opressão no Egito devia ser um incentivo adicional para a observância do sábado na terra da liberdade. O sábado, portanto, além de ser uma memória da criação, devia ser-lhes uma memória do libertamento do cativeiro, e do grande poder divino manifestado então. E como o Egito constitui o símbolo de todo aquele que permanece sob a escravidão do pecado, assim deve o sábado ser observado por toda a alma salva, como memória do libertamento dessa escravidão pelo grandioso poder de Deus, por Jesus Cristo.
10.  De que mais diz Deus dever o sábado ser um sinal ou lembrança ao Seu povo?
Rª: “E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.” Ezeq. 20:12
Nota: A santificação é uma obra de redenção – tornar santos os pecadores, ou seres não santificados. Como para a obra da criação mesma, isso requer poder criador (ver Sal. 51:10; João 3:3 e 6; Efésios). E como o sábado é o sinal apropriado ou memória do divino poder criador, onde quer que se manifeste, quer na criação ou no libertamento do cativeiro do pecado, deve ele ser guardado como sinal da obra de santificação. Esta deve ser uma grande razão para que os santos o observem através de toda a eternidade. Ele lhes fará lembrar  não somente a sua própria criação e a do Universo, como também a sua redenção.
11.  Por meio de quem temos santificação?
Rª: “Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.” 1ª Cor. 1:30.
Nota: assim, sendo o sábado um sinal ou memória de santificação, e como Jesus Cristo é Aquele por meio de quem se realiza a obra de santificação, o sábado é um sinal ou memória do que Cristo é para o crente. Por meio do sábado, pois, pretende Deus que o crente e Cristo devam estar intimamente ligados.
12.  Que declaração dos remidos mostra que eles se lembrarão do divino poder criador?
Rª: “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.” Apoc. 4:11.
13.  De quanto em quanto tempo se ajuntarão eles para adorar o Senhor?
Rª: “Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.” Isaías 66:22,23.
Nota conclusiva: O sábado, que é a memória do divino poder criador, nunca deixará de existir. Quando este pecaminoso estado de coisas der lugar à nova Terra sem pecado, permanecerá o fato sobre que se baseia a instituição do sábado; e aqueles a quem for dado viver na nova Terra, comemorarão ainda o divino poder criador, ao mesmo tempo que entoarão o cântico de Moisés e do Cordeiro. Apocalipse 15:3 (cf. Apoc. 22:1,2).
José Carlos Costa, pastor