13 de maio de 2013

O Dia Grande e Terrível do Senhor


“Em todas as épocas Deus tem dado aos seres humanos divinas revelações, para que Ele possa cumprir o Seu propósito de desdobrar gradualmente as doutrinas da graça ao nosso espírito. A Sua maneira de transmitir a verdade é ilustrada nas palavras: "Como a alva, será a sua saída." Oseias 6:3. Aquele que se coloca onde Deus pode iluminá-lo, avança, onde quer que seja, da parcial obscuridade do amanhecer à completa luminosidade do meio-dia.” Review and Herald, 28 de janeiro de 1904.
 
1.         Qual é a característica do “dia do Senhor”?
Rª: “O grande dia do SENHOR está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do SENHOR; clamará ali o poderoso. Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas.” Sofonias 1:14,15 (cf. Joel; 2:2,11,31; Jer. 30:7; Isaías 13:6-13).
2.         Dá a Bíblia alguma ideia acerca do tempo do “dia do Senhor”?
Rª: “Clamai, pois, o dia do SENHOR está perto; vem do Todo-Poderoso como assolação. Portanto, todas as mãos se debilitarão, e o coração de todos os homens se desanimará. E assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e se angustiarão, como a mulher com dores de parto; cada um se espantará do seu próximo; os seus rostos serão rostos flamejantes. Eis que vem o dia do SENHOR, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores. Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz.” Isaías 13:6-10.
“E mostrarei prodígios no céu, e na Terra, sangue e fogo, e coluna de fumo. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.” Joel 2:30,31 (Joel 2:10,11; 3: 14-16; Sofonias 1:14; Mateus 24:29).
“E, havendo aberto e sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro …, e a lua tornou-se como sangue. E as estrelas do céu caíram.” Apoc. 6:12,13.
3.         Qual atitude do povo para com “o dia do Senhor”?
Rª: “Porque é vindo o grande dia da Sua ira; e quem poderá substituir”? Apoc. 6:17.
“O dia do Senhor é grande e mui terrível, e quem o poderá sofrer?” Joel 2:11.
Nota: Uma classe de pessoas – os não preparados – clamará “aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto d´Aquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro.” Apoc. 6:15, 16 (ver também Sofonias 1:14.)
Outra classe de pessoas – os preparados – dirão naquele dia: “Eis que Este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e Ele nos salvará; Este é o Senhor, a quem aguardávamos; na Sua salvação gozaremos e nos alegraremos.” Isaías 25:9.
A vinda de Cristo, para inaugurar o reino de justiça, tem inspirado as mais sublimes e exaltadas declarações dos escritores sagrados. Os poetas e videntes da Bíblia dela trataram com palavras incendidas de fogo celestial. O salmista cantou do poder e majestade do Rei de Israel: "Desde Sião, a perfeição da formosura, resplandeceu Deus. Virá o nosso Deus, e não Se calará. ... Chamará os céus, do alto, e a Terra, para julgar o Seu povo." Sal. 50:2-4.
"Alegrem-se os céus, e regozije-se a Terra: ... ante a face do Senhor, porque vem, porque vem a julgar a Terra: julgará o mundo com justiça, e os povos com a Sua verdade." (Sal. 96:11-13, (Isaías 26:19).
4.         De quem devemos buscar auxílio, no “dia do Senhor”?
Rª: “Buscai ao SENHOR, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; pode ser que sejais escondidos no dia da ira do SENHOR.” Sof. 2:2
“Confiai no Senhor perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna.” Isaías 26:4. (ver também Joel 2:12, 13 e 32; 3:16 e 17 e Isaías 26:20).
Nota: Cristo combina os dois tipos. Ele é a rocha, Ele é a água viva.
As mesmas figuras, belas e expressivas, encontram-se em toda a Bíblia. Séculos antes do advento de Cristo, Moisés O indicou como a rocha da salvação de Israel (Deut. 32:15); o salmista d´Ele cantou como sendo "Libertador meu" (Sal. 19:14), "Rocha da minha fortaleza" (Sal. 62:7), "Rocha que é mais alta do que eu" (Sal. 61:2), "Rocha de habitação" (Sal. 71:3), "Rocha do meu coração" (Sal. 73:26), "Rocha em que me refugiei" (Sal. 94:22). No cântico de Davi Sua graça é também descrita como águas frescas, "tranquilas" (Sal. 23:2), entre verdes pastos, ao lado das quais o Pastor celestial guia Seu rebanho. Outra vez: Tu "os farás beber da corrente das Tuas delícias; porque em Ti está o manancial da vida" (Sal. 36:8 e 9). E o sábio declara: "Ribeiro transbordante é a fonte da sabedoria." Prov. 18:4. Para Jeremias Cristo é "manancial de águas vivas" (Jer. 2:13); para Zacarias "fonte aberta... contra o pecado, e contra a impureza". Zac. 13:1.
5.         Que apelo nos faz Deus?
Rª: “Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
  Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.” 2ª Pedro 3:11-14.
Conclusão: “Por meio de verdades familiares e apropriadas para estes últimos dias, está o Senhor separando um povo do mundo e purificando-o para Si mesmo. O orgulho e as modas prejudiciais à saúde, o amor à ostentação, o amor à aprovação - tudo deve ser deixado com o mundo, se desejamos ser renovados no conhecimento segundo a imagem d´Aquele que nos criou.” Conselhos Sobre Saúde, p. 106.
Nota última: Por mais de uma vez tenho perguntado tanto a crentes como a pessoas que encontro na rua. Qual é o seu sentimento enquanto ao tempo que vivemos. A resposta de uns e de outros, invariavelmente, é: “estamos no fim.” É este o seu sentimento? Sabe quando se trata de o sentimento de uma só pessoa esta pode estar errada, porém, quando se trata do sentimento da generalidade das pessoas concluo que só pode estar certo.
O que pensa e o que pensa fazer?
José Carlos Costa, pastor