21 de abril de 2013

Resgatando os Perdidos

As condições para a salvação do pecador.

No entanto, o Plano da Salvação tem implícitas certas condições para que o pecador possa ser salvo. De fato, Jesus veio chamar todos os pecadores ao arrependimento (Lucas 5:31 e 32), mas, para que possa ser perdoado por Deus, o pecador deve reconhecer os seus pecados (Salmo 51:3-6). Assim, quando toma consciência do seu pecado, o pecador deve passar por três etapas. Primeiro, deve entristecer-se pelo pecado cometido (2ª Coríntios 7:10); em segundo luar, deve arrepender-se sinceramente (Atos 3:19); e, em terceiro lugar, deve mudar o seu comportamento, deixando de cometer o pecado de que se arrependeu (Atos2:37 e 38). Após estas etapas, o pecador arrependido deve confessar o seu pecado a Deus (Provérbios28:13). Esta confissão deve ser realizada através da oração (Salmo 32:5). Ao confessarmos os nosso pecados a Deus, Ele perdoa-nos completamente o erro cometido. Ele apaga as nossas transgressões (Isaías 43:25). No entanto, para que Deus possa perdoar os nossos pecados, há ainda uma última condição que deve ser preenchida pelo pecador. Ele deve ser capaz de se perdoar também aos seres humanos que o tenham ofendido (Mateus 6:14 e 15).
Assim, graças à morte expiatória de Jesus na cruz do Calvário, Deus por perdoar todos os nossos pecados. É no Filho amado de Deus que temos a rendição pela remissão dos pecados (Colossenses 1:3). Invocando o nome de Jesus e crendo na Sua intercessão, recebemos de Deus a remissão dos pecados (Atos 10:43). O pecador deve, pois, crer em Jesus como seu Salvador para ser perdoado por Deus (João 3:16).
 
A Justificação gratuita do pecador pela fé em Cristo.
Vamos agora ver em detalhe como ocorre a justificação gratuita do pecador pela fé em Cristo. A Fé é o princípio fundamental do Evangelho de Jesus pregado para salvação do pecador. Por isso, a Bíblia diz-nos que “o justo viverá pela fé” (Romanos 1:16,17). É pelo exercício da fé em Jesus que o pecador é justificado gratuitamente por Deus de todos os seus pecados. Em Jesus “é justificado todo aquele que crê” (Atos 13:38 e 39; Romanos 3: 23-26). No entanto, podemos perguntar-nos: Como funciona o processo da justificação pela fé? É muito simples! Assim como Adão, pelo seu pecado original, levou toda a humanidade a cair no pecado e na sua consequência, a morte, também Jesus, pela Sua justiça perfeita, pode salvar do pecado e da morte eterna todos os seres humanos que aceitam a Sua morte expiatória. De fato, Jesus paga a nossa dívida de pecado ao morrer em nosso lugar e credita-nos ainda, na nossa vida, a Sua justiça perfeita, pode salvar do pecado e da morte eterna todos os seres humanos que aceitam a Sua morte expiatória. De fato, Jesus paga a nossa dívida de pecado ao morrer em nosso lugar e credita-nos ainda, na nossa vida, a Sua justiça perfeita. Assim, aparecemos aos olhos de Deus como perfeitamente justos, isentos de pecado (Romanos 5:17-19). Deus olha para nós e, em vez de ver a nossa deformidade moral, merecedora de morte eterna, vê a perfeição moral de Cristo, merecedora de vida eterna. Isto é a justificação do pecador pela sua fé em Jesus. Portanto, devemos aqui sublinhar que o ser humano é justificado gratuitamente pela sua fé em Jesus, sem as suas boas obras (Romanos 3.28).
Como escreveu o apóstolo Paulo: “Pela graça fostes salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é o dom de Deus: não vem das obras, para que ninguém se encha de orgulho” (Efésios 2:8 e 9). Desta forma, a esperança do pecador arrependido encontra-se no Plano da Salvação, pelo qual é justificado gratuitamente pela fé em cristo. “Nós aguardamos, no Espírito, a esperança da justiça que vem da fé” (Gálatas 5:5). Sendo justificados por Deus, alcançamos o maior bem que qualquer ser humano pode desejar: “Estamos em paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1-2).
 
Conclusão
Portanto, temos razões para celebrar. Deus ama-nos e providenciou um meio para que todos os pecadores possam ser libertados das cadeias do pecado e escapem à sentença da morte eterna.
No entanto, para que o Plano da Salvação possa produzir resultados, é necessário que aceitemos Jesus como nosso Salvador pessoal. Devemos crer em Jesus como nosso sacrifico expiatório, arrepender-nos dos nossos pecados e confessa-los a Deus. Pode-se perguntar: “Quando?” Caro amigo, demos fazê-lo o mais brevemente possível, pois não somo senhores da nossa vida e o tempo está a esgotar-se para todos nós, na medida que passa sem cessar.
A última vez que o ator de cinema Tyrone Power apareceu diante das câmaras de Hollywood, apelo ao público que contribuísse financeiramente para a luta contra as doenças de coração. No estúdio, Tyrone pegou numa ampulheta, virou-a ao contrário lentamente e observou a areia a escorrer. Ele disse então: “Para todos nós, o mais precioso elemento que temos é o tempo. Mas o tempo termina cedo de mais para muitos milhões, porque as doenças de coração colhem mais vidas do que todas as outras doenças combinadas.” Alguns dias depois, quando estava de férias em Espanha, Tyrone sucumbiu, ele mesmo, a um ataque de coração fulminante! Obviamente que ele não estava à espera que o seu tempo terminasse tão brevemente. Também muitos de nós, ocupados na vida quotidiana, nem nos damos conta que o nosso tempo está a fluir incessantemente. Por isso, lanço-lhe um apelo: Aceite a oferta de Deus, hoje mesmo. Amanhã, pode ser tarde de mais. Se já aceitou a expiação de Cristo, apelo para que continue firme nessa decisão, pois é a melhor decisão que poderia tomar. Ficando firmes na nossa fé em Cristo, alcançaremos seguramente a salvação eterna!
Paulo Lima
preparado por José Carlos Costa.