15 de novembro de 2012

Os Perigos das Seitas Religiosas e a Importância da Sã Doutrina


Seita (latim secta = "seguidor", proveniente de sequire = "seguir") de forma geral é um conceito complexo utilizado para designar, em princípio, simplesmente qualquer doutrina, ideologia, sistema filosófico ou político que divirja da correspondente doutrina ou sistema dominante nacional


A origem da palavra seita, vem do grego “hairesis” que significa facção, partido, escolha, preferência, etc.

Uma seita é qualquer grupo de dissidentes da religião maioritária num dado momento histórico.

O que dizer do Cristianismo, por exemplo? Será uma Seita que dissidiu da religião judaica seguindo nosso Senhor Jesus Cristo.

“… porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda a parte se fala contra ela.” Atos 28:22.

“Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas. Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos.” Atos 24:14-15.

Dave Breese no seu livro ‘Conheça as Marcas da Seita’, define o que é uma seita: “A seita é uma perversão religiosa. É uma fé e uma prática centralizada em doutrina falsa, no mundo da religião que exige devoção para um ponto de vista, ou para um líder religioso. É uma heresia organizada”. (definição católica romana)

O especialista em seitas Dr. Walter Martin define assim: “Um grupo de indivíduos reunidos em torno de uma interpretação errónea da Bíblia, feita por uma ou mais pessoas”.

O autor do livro ‘Como Responder às Seitas’, Hubert F. Beck escreve: “As seitas, portanto, no pior sentido do termo, são cismáticas e heréticas”.


São as heresias que dão fundamentos às seitas. O que é heresia? Doutrina errónea, sustentada voluntária e obstinadamente, por quem, já tendo alguma vez admitido à fé cristã, nega alguma das verdades proposta pela Igreja como reveladas. (definição católica romana)
Não resta dúvida que deve haver muito cuidado com os movimentos religiosos, em especial, quando estes se apresentam sob a liderança de uma ou um conjunto de pessoas que defendem a tese de terem ou serem a verdade absoluta.

A Bíblia declara que o diabo é o pai da mentira: "Ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira" (João 8.44). Finalmente, todo engano é inspirado no diabo. Conforme colocado pelo apóstolo Paulo: "Mas o Espírito expressamente afirma que nos últimos dias alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demónios" (1 Tim 4.1).

Damos alguns exemplos dos perigos que representa aderir a uma seita dirigida por uma pessoa. Em 1983, Hobart Freeman, líder da Assembleia da Fé em Fort Wayne, no estado de Indiana, morreu depois de lançar fora os seus remédios para o coração. Cerca de outros 52 membros do seu grupo morreram, sendo muitos deles bebés e crianças. Jim Jones persuadiu 900 de seus seguidores a fazerem um pacto de suicídio. Do mesmo modo, David Koresh conduziu cerca de 80 de seus seguidores a um suicídio impetuoso em Waco, no estado do Texas, em 1992.
Não é de admirar que a Bíblia constantemente previna as pessoas contra as falsas doutrinas. Jesus disse: "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores" (Mt 7.15).

1.      Faz diferença o que a pessoa crê, contanto que seja sincera?

Rª: “… por vós, irmãos amados do SENHOR, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade.” 2ª Tes. 2:13.

Nota: A doutrina afeta a vida. A verdade leva à vida e a Deus; o erro, à morte e à destruição. Ninguém pensaria em dizer que não importa a que deus a pessoa adora, contanto que seja sincera, da mesma maneira que ninguém cuidaria em dizer que não altera o que a pessoa coma ou beba, contanto que goste daquilo que ingere; ou que caminho ela trilhe, contanto que pense estar na estrada certa. A sinceridade é uma virtude, mas não é a prova da veracidade da doutrina. Deus quer que conheçamos a verdade, e tomou providências a fim de sabermos o que é a verdade.

2.      Julgava Josué não fazer diferença a que Deus servisse Israel?

Rª: “Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” Josué 24:14-15.

3.   Como podemos determinar a veracidade de qualquer doutrina?

Rª: “Examinai tudo; retende o bem.” 1ª Tes. 5:21.

4.   Como provar toda a doutrina?

“À Lei e ao Testemunho: se eles não falarem segundo esta Palavra, é porque não têm iluminação.” Isaías 8:20 (trad. Trinitária)

Nota: a Bíblia é a prova de toda a doutrina. Seja o que for que não se harmonizar e ajustar com ela não deve ser aceite. “Não há senão uma norma do eternamente direito e do eternamente errado, e esta é a Bíblia.” T. De Talmage.

5.   Contra que espécie de doutrina nos devemos precaver?

“Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina.” Efésios 4:14.

6.   Que é “vento de doutrina”?

Rª: “E até os profetas se farão como vento, porque a Palavra não está com eles.” Jer. 5:13.

Nota: Chamar uma doutrina vento de doutrina não faz com que ela seja isso. “Vento de doutrina” é aquela que não é apoiada pela Palavra de Deus.

7.   Que instrução deu o Apóstolo S. Paulo a Timóteo e a Tito?

Rª: “TU, porém, fala o que convém à sã doutrina. Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência; As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos. A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados. Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção gravidade, sinceridade.” Tito 2:1-7 (cf. 2ª Tim. 3:16; 1ª Tim. 4:13-16; 2ª Tim. 4:3,4).

Consulte: Tito 1:9; 2ª Tim. 2:18.

8.   Quais são os discípulos de Jesus, e que graciosa obra opera a verdade pelos que a recebem?

Rª: “ Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:31,32.

9.   Por meio de que serão eles santificados?

Rª: “Santifica-os na verdade: a Tua Palavra é a verdade.” João 17:17.

10.                Que espécie de culto vem em resultado do falso ensino?

Rª: “Mas em vão Me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.” Mat. 15:9

11.               Por que doutrinas hão-de ser transviados alguns, nos últimos dias?

Rª: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demónios.” 1ª Tim. 4:1 ver 2ª Ped. 2:1.

12.               Que sorte aguarda os guias cegos, e os seus seguidores?

Rª: “Deixai-os: são condutores cegos: ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.” Mat. 15:14.

Conclusão: A quem por fim serão abertas as portas da cidade celestial?

“Abri as portas, para que entre nela a nação justa, que observa a verdade.” Isaías 26:2 ver também Apocalipse 22:14.

 

José Carlos Costa, pastor