20 de novembro de 2012

O Derramamento do Espírito Santo


“A cultura é boa; o génio é brilhante; a civilização é uma bênção; a educação é um grande privilégio; mas, mesmo assim, podemos ver vilões educados. A coisa de que mais necessitamos, acima de tudo, são os dons do Espírito Santo.” John Hall

1. Que disse Cristo pouco antes da Sua ascensão, deveriam  os discípulos esperar?
Rª: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” Lucas 24:49.
2. Com que disse Ele seriam baptizados?
Rª: “Sereis baptizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.” Atos 1:5.
Nota: João Batista tinha predito esse baptismo. Dissera: “Eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; Ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.” Mateus 3:11.

Este baptismo cria força em nós. Ele é a força motriz da nossa vida. É o dínamo que põe em movimento todas as faculdades da nossa alma.
3. Para que obra os havia de preparar esse batismo?
Rª: “Mas recebereis a virtude do Espírito, que há-de vir sobre vós; e ser-Me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da Terra.” Atos 1:8
Nota: “Poder” (Gr. dúnamis), “força”, “capacidade”, “poder”. A palavra “dinamite” deriva de dúnamis. Lucas (autor do livro de Atos) refere-se ao poder sobrenatural que recebem unicamente aqueles sobre quem desce o Espírito Santo (ver Luc. 1:35; 24:49). Este poder é para testemunhar. Proporciona (1) poder interior (2) poder para proclamar o Evangelho, (3) poder para levar outros a Deus.
4. Quais foram alguns dos resultados da pregação do evangelho sob o derramamento do Espírito?
Rª: “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram … que faremos, varões irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar…De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas. “Atos 2: 37-41 (ver Atos 5:12-14; Atos 6:7).
5. Como foi a pregação do Evangelho afetada pela perseguição?
Rª: “E TAMBÉM Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judeia e de Samaria, excepto os apóstolos.   …Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra.” Atos 8:1-4
Nota: “A perseguição só tem produzido a ampliação e o estabelecimento da fé que era visada ser destruída. Não há lição que os homens hajam sido tão tardios em aprender como essa de que, opor-se aos homens e persegui-los, é exactamente o meio de os confirmar nas suas opiniões, e disseminar, as suas doutrinas.” Dr. Alberto Barnes, sobres Atos 4:4
6. Que palavras de Pedro parecem indicar outro derramamento do Espírito?
Rª: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor.” Atos 3:19
7. Que acontecimento diz ele ocorreria logo depois desses tempos de refrigério?
Rª: “E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.” Atos 3:20 e 21.
Nota: Segundo estes textos, parece claro que podemos esperar outro derramamento do Espírito para uma final proclamação do Evangelho a todo o mundo, justamente antes da segunda vinda de Cristo e da restauração de todas as coisas.
8. Que profecia se cumpriu no derramamento pentecostal do Espírito, nos dias dos apóstolos?
Rª: “Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; Atos 2:14-18. Ver Joel 2:28,29.
9. Que expressões na profecia de Joel parecem indicar um duplo cumprimento desse derramamento do Espírito?
Rª: “E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque Ele vos deu a chuva temporã como convém; e vos fez descer a chuva, a temporã, e a serôdia no primeiro mês.” Joel 2:23. (ver Oseias 6:3).
Nota: Na Palestina, as chuvas temporãs preparam o solo para a semeadura, e as serôdias amadurecem o grão para a colheita. Assim, o primeiro derramamento do Espírito preparou o mundo para a extensa semeadura da semente evangélica, o derramamento final virão para amadurecer o áureo grão para a ceifa da Terra, que Cristo diz ser “o fim do mundo.” Mat. 13:37-39; Apoc. 14:14,15.
10. Por que nos é recomendado que oremos nesse tempo? (hoje)
Rª: “PEDI ao SENHOR chuva no tempo da chuva serôdia, sim, ao SENHOR que faz relâmpagos; e lhes dará chuvas abundantes, e a cada um erva no campo.”
Nota: Antes dos apóstolos receberem o baptismo do Espírito na chuva temporã, no dia de Pentecostes, todos “perseveravam unanimemente em oração e súplicas” Atos 1:14. Durante esse tempo eles confessaram as suas faltas, removeram dentro de si os desentendimentos, deixaram as suas ambições egoístas e as contendas por lugar e poder, de maneira que, ao chegar o tempo do derramamento, “estavam todos juntos”, prontos para a sua recepção. Para estar preparado para o final derramamento do Espírito, todo o pecado e ambição egoísta precisa de ser tirado do meio, e uma obra semelhante de graça a ser operada no coração do povo de Deus.
Conclusão: “E depois dessas coisas vi descer do Céu outro anjo que tinha grande poder, e a Terra foi iluminada com a sua glória.” Apoc. 18:1
Uma grande obra será realizada dentro de pouco tempo por ocasião do derramamento final do Espírito. Muitas vozes por toda a Terra hão-de fazer soar esse brado de advertência. Sinais e maravilhas serão realizados pelos crentes, e, como no Pentecostes, milhares se converterão num dia.
Seja um participante. Eu quero ser! E você?
José Carlos Costa, pastor