29 de outubro de 2012

Memória diante de Deus


As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus. Atos dos Apóstolos 10:4.
Favor maravilhoso, para qualquer homem nesta vida, é ser elogiado por Deus como foi Cornélio. E qual foi a razão dessa aprovação? — “Tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus.”
Nem orações nem esmolas têm em si mesmas qualquer virtude, para que recomendassem a Deus o pecador; a graça de Cristo, mediante Seu sacrifício expiatório, tão-somente, pode renovar o coração, e tornar aceitável a Deus nosso serviço. Esta graça operou no coração de Cornélio. Embora ele não conhecesse o Filho de Deus tal como foi revelado em Sua vida na Terra, o Espírito de Cristo lhe falara ao coração; Jesus o atraíra, e ele cedera à atração. Suas orações e esmolas não foram extorquidas dele, ou conseguidas com insistência; não eram o preço que ele procurava pagar a fim de assegurar o Céu, mas eram, sim, o fruto do amor e gratidão a Deus.
Tal oração, de um coração sincero, ascende ao Senhor qual incenso; e as ofertas à Sua causa, e as dádivas aos necessitados e sofredores, são um sacrifício que bem Lhe agrada. Assim as dádivas dos irmãos filipenses, que supriam as necessidades do apóstolo Paulo, quando prisioneiro em Roma, são chamadas “cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus.” Filipenses 4:18.
Orações e esmolas acham-se estritamente ligadas entre si, como expressão do amor a Deus e aos nossos semelhantes. São a atuação de dois grandes princípios da lei divina: “Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; e… amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Marcos 12:30, 31. Assim, embora nossas ofertas não nos recomendem a Deus, nem nos ganhem o Seu favor por merecimento, são uma prova de que recebemos a graça de Cristo. São uma demonstração da sinceridade de nossa profissão de amor.
As ofertas que são o fruto da negação de si mesmo, motivadas pelo amor, são representadas pelas palavras proferidas por Deus a Cornélio: “As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus.” Atos dos Apóstolos 10:4. Quem não deseja tais memórias — ações que estão perante Deus qual voz que fala em favor do instrumento humano, mantendo nosso nome sempre presente e fragrante no santuário celestial?
 
Ellen G. White, Nos Lugares Celestiais, pág. 314.