30 de setembro de 2012

O QUE ENSINA A BÍBLIA SOBRE A MORTE?





1.   O que é a Morte?
Nota: A morte é o oposto da vida. Vejamos o que é a vida para que possamos compreender o que é a morte.
Rª: “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gén. 2:7). (Ver Job 33:4.) Vida é o que acontece quando Deus combina um corpo e a centelha da vida. “Se  lhes tiras a respiração, morrem, e voltam para o seu pó” (Sal. 104:29). Morte é o que acontece quando a centelha da vida se apega, ou é removida do corpo.

2.   Para onde vão os mortos, e o que fazem aí?
Rª: “Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá.” (Job 7:9,10). (Job 21:32) “Finalmente é levado à sepultura, e vigiam-lhe o túmulo.”
“Se eu esperar, a sepultura será a minha casa; nas trevas estenderei a minha cama.” (Job 17:13).
“Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.” (Sal. 146:4)
“ Porque os vivos sabem que hão-de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.” (Ecl. 9:5,6).
“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” (Ecl. 9:10).
Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio.” (Sal. 115:17).
“Porque não te louvará a sepultura, nem a morte te glorificará; nem esperarão em tua verdade os que descem à cova.” (Isaías 38:18)
Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?” (Salmo 6:5).
“Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.” (Atos 2:29). “Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita.” (Atos 2:34).
Nota: A Bíblia diz que aqueles que morrem descem à sepultura. Não podem regressar às suas casas. Não “pensam, amam, odeiam, invejam, trabalham ou têm esperança”. Nem podem louvar, glorificar ou lembrar o Senhor. Na realidade, na Bíblia, o termo descritivo mais comum para a morte é o sono.
“Disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme… Mas Jesus dizia isto da sua morte; …Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto” (João 11:1-13). Jesus, que tem a chave da sepultura e da morte, chama à morte, sono. A Bíblia chama, muitas vezes, sono à morte. O termo sono, referindo-se à morte, é um símbolo de esperança porque o sono não é permanente. Todos os que dormem na sepultura estão destinados a acordar.
“E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno” (Dan. 12:2).
“Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.” João 5:28,29.
Nota: David disse: “Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; satisfar-me-ei da tua semelhança quando acordar.” (Sal. 17:5)
Job disse: “Oxalá me escondesse na sepultura, … Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança. Chamar-me-ias, e eu te responderia” (Job 14:13-15).

3.   Mas a Bíblia não ensina que a alma é imortal e que só o corpo morre?
Nota: mortal quer dizer “sujeito à morte”, e imortal quer dizer “não sujeito à morte”.
No momento da criação, quando deus deu a vida ao primeiro ser humano a Bíblia diz que Deus “soprou em seu narizes o fôlego da vida: e o homem foi feito alma vivente” (Gén. 2:7). Isto leva-nos a perceber que a palavra “alma” é sinónimo de “ser vivo”, “pessoa”, não uma entidade separada, independente. É a união do corpo com o sopro de vida que produz uma alma “vivente”.
“A alma que pecar, essa morrerá” (Ezeq. 18:20).
“Rei dos reis e Senhor dos senhores, Aquele que tem, ele só, a imortalidade” (1ª Tim. 6:15,16).
A Bíblia diz que as almas morrem, o homem está sujeito à morte e só Deus tem a imortalidade. A doutrina da imortalidade da alma é desconhecida em toda a Bíblia.

4.   Quando é que os justos receberão a imortalidade?
Rª: “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.” 1ª Cor. 15:51-53.
“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” 1ª Tessalonicenses 4:16,17.
“ Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.” 1ª Cor. 15:22,23.
Nota: As Escrituras são claras ao afirmar que o homem não é inerentemente imortal, mas que os justos receberão corpos imortais gloriosos quando Cristo regressar.
Oh, bendita esperança!

5.   A nossa crença sobre o que aconteceu aos mortos é, realmente, importante?
Nota: Aquilo em que acreditamos sobre o que acontece aos mortos é de importância vital para os vivos, pelas seguintes razões:
a)   O facto de que os mortos estão a dormir nas suas sepulturas oferece um supremo conforto aos vivos. Quer os nossos entes queridos morram na condição de salvos ou condenados, não estão a sofrer dor ou a entristecer-se com os desapontamentos e provações dos vivos. Todos os que morreram em Jesus estão a ser guardados em segurança até à hora dourada da ressurreição, quando Jesus vier. Portanto, a experiência consciente seguinte que terão será ver e ouvir o seu Redentor com todos os Seus santos anjos a vir busca-los para o Seu reino. Ele acordá-los-á para receberem os seus corpos imortais moldados como o próprio o Seu próprio corpo glorioso. (ver Fil. 3:20,21; 1ª Cor. 15:50-57). Depois, todos os que amaram Deus, quer estejam vivos ou tenham morrido, serão reunidos para entrar juntos no reino do Céu como uma família glorificada. (ver Heb. 11:35-40; 1ª Tes. 4:15-17).
b)   A crença na imortalidade natural da alma é um ataque ao evangelho de Jesus Cristo. A imortalidade é um dom sobrenatural do sacrifício redentor de Cristo para os pecadores. Se a minha alma já é imortal, então não preciso de Cristo para me salvar da morte, e Cristo morreu em vão. (ver Rom. 3:23,6:23).
c)   Se, na morte, todos vão imediatamente para a sua recompensa, Cristo não necessita de voltar para ressuscitar ninguém.
d)   É uma questão em quem se acredita. Deus diz: “Certamente morrerá” (Gén. 2:17). Satanás diz: “Certamente não morrerás” (Gén. 3:4).
e)   Uma compreensão correta do estado do homem na morte é a nossa defesa mais segura contra o espiritismo, o engano de Satanás.

6.   Quando arde o fogo do Inferno?
No fim do mundo. “Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo” (Mat. 13:36-42,49).
“E reservar os injustos, para serem castigados” (2ª Ped. 2:9).
Note bem: o castigo vem no fim do julgamento, não após a morte como é popularmente ensinado.
“Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.” João 5:28,29.
Estão retidos na sepultura para o castigo até à volta de Cristo e do Seu reino no fim do milénio.
“Mas os outros mortos não reviveram até que os mil anos se acabaram. … e foram julgados, cada um, segundo as suas obras. E a morte e o inferno (do grego hades) foram lançados no lago do fogo” (Apoc. 20:5,13,14).

7.   Onde arde o fogo do inferno?
Nesta terra. “E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu, e os devorou” (Apoc. 20:9).
“Eis que o justo é punido na terra; quanto mais o ímpio e o pecador!” (Prov. 11:31).
“Mas os céus e a terra que agora existem, … se reservam como tesouro, e se guaram para o fogo, até ao dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios, … Mas o dia do Senhor virá como ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão” (2ª Ped. 3:7,10).
Um dia, o fogo do inferno queimará toda a superfície da Terra e destruirá todo o vestígio de pecado e pecadores.

8.   Durante quanto tempo arderá o fogo do inferno?
Até os ímpios serem consumidos. Sete razões pelas quais o inferno não arderá eternamente:
1)   O inferno arderá na superfície da Terra, depois a Terra será recriada como o lar dos salvos. (Ver Apoc. 20:9; 2ª Ped. 3:12,13).
2)   Deus é justo e bom; castiga os pecadores perdidos na proporção das suas obras. (Ver Deut. 32:4; Lucas 12:47,48; Apoc. 22:12).
3)   O homem não é imortal. (Ver Gén. 3:22-24; Ezeq.18:20).
4)   Deus é amor. Você ou eu não torturaríamos os nossos filhos para sempre, não importando quão desobedientes tenham sido. Será que somos mais amorosos do que Deus? (ver Jer. 31:3; Isa. 55:9).
5)   Deus diz que o salário do pecado é a morte, não a tortura eterna. (ver Rom. 6:23; Ezeq. 18:4).
6)   Deus planeia erradicar o pecado, não imortalizá-lo. (ver 1ª Cor. 15:26; Apoc. 20:14).
7)   Deus planeia destruir os ímpios e di-lo muitas vezes na Bíblia. (Sal. 21:9; Sal. 37:10; Sal. 9:5,6).

9.   O que é o inferno?
Na Bíblia, a palavra inferno é usada 54 vezes e só em 12 dos casos se refere a um local a arder.
Ø  No Velho Testamento:
A palavra “sheol” é usada 31 vezes, e significa sepultura, um local de sepultamento.
Ø  No Novo Testamento:
·         A palavra “tártaro” é usada uma vez e refere-se a um local de “escuridão e encarceramento” para o diabo.
·         A palavra “hades” é usada 10 vezes, e é equivalente a “sheol”.
·         A palavra “geena” é usada 12 vezes e refere-se a um local de depósito de lixo fora de Jerusalém onde o fogo era mantido aceso para destruir os refugos; as larvas comiam os cadáveres que ofogo não consumia. O uso da palavra “geena” (a lixeira da cidade) como fogo do inferno indica claramente que o fogo do inferno é para destruir e erradicar o refugo do pecado no Universo, não para perpetuar por toda a eternidade. A promessa de Deus é que a destruição chegará a um fim perpétuo (Sal. 9:6).
·         As Escrituras descrevem claramente o lugar dos mortos. A palavra usada para esse fim no Velho Testamento é “sheol”, e a palavra correspondente no Novo Testamento é “hades”. Elas denotam, como prova o seu uso, um lugar de silêncio, segredo, sono, descanso, escuridão, corrupção e larvas. São nomes para os sítios dos mortos, tanto justos como injustos. Os justos mortos estão ali; pois na ressurreição elevarão o grito vitorioso: “Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno (do grego hades), a tua vitória?” (1ª Cor. 15:55) e os ímpios mortos estão ali; pois na ressurreição para a condenação é dito que a morte e o inferno (do grego hades) os entregam (Apoc. 20:13). Que o hades do Novo Testamento é o sheol do Velho Testamento, é evidente no Salmo 16, comparado com Atos 12:2. Portanto, o Salmo 16:10 diz: “Pois não deixarás a minha alma no inferno”, (Hebraico sheol); e o Novo Testamento faz uma citação direta desta passagem e, para sheol, usa a palavra hades (Atos 2:27).
Sheol e hades (a sepultura) é qualquer local físico onde os mortos são enterrados (Ezeq. 32:18-22).
José Carlos Costa
Galeria Estudos Bíblicos