6 de julho de 2012

AS PROVAÇÕES E O SEU OBJETIVO

“Que aprendas a cantar na noite escura/Que bebas mel na fonte da amargura/E então verás, na Cruz, o céu se abrir!” – Stela Dubois.
“Não se põem à prova os recursos de Deus, enquanto não se tenha tentado o impossível.” – F.B.Bayer.
1. O que diz o apóstolo Pedro quanto às provações por que cada crente precisa passar?
Rª: “Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.” 1 Pedro 4:12,13.
Nota: “…para que também na revelação da Sua glória vos regozijeis e alegreis.” Na glória da Sua segunda vinda (ver Mat. 25:31). O gozo inefável da primeira hora da eternidade rapidamente sobrepujará todas as horas de aflição e sofrimento vividos na terra. A emoção e as maravilhas do céu excederão em muito os voos imaginários que agora possamos ter.
2. Que importância tem a prova da nossa fé?
Rª: “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo.” 1 Pedro 1:7
Nota: “prova” (Gr. dokímion) A realidade e a qualidade da fé pessoal revela-se na magnitude dos problemas que poderiam superar a dita fé. Quem permanece firme e dependente de Deus nas provações revela de que lado está. Não é por sofrer ou por ser abençoado que ama a Deus, ama-O porque desfruta de uma relação pessoal com o Salvador. É um amor inefável, experimentado por quem o vive, a linguagem humana não pode tal sentimento expressar. O gozo da união com Cristo transcende a compreensão do descrente. O crente, só terá linguagem capaz de exprimir tal experiencia na glorificação (Heb. 6:5) a doçura da presença de Cristo é a única explicação.
3. Que razão apresente São Paulo, para gloriar-nos nas tribulações?
Rª: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Romanos 5:3-5
4. Que, segundo a profecia de Daniel, deveria acontecer ao povo de Deus em todos os tempos?
Rª: “E alguns dos entendidos cairão, para serem provados, purificados, e embranquecidos, até ao fim do tempo, porque será ainda para o tempo determinado.” Daniel 11:33.
5. Na previsão das lutas pelas quais os Seus seguidores iriam passar que animosa mensagem enviou Cristo por intermédio de João?
Rª: “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” Apocalipse 2:10
6. Que descrição fez Paulo dos sofrimentos suportados por alguns dos filhos de Deus nos primeiros tempos?
Rª: "As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados. (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.” Hebreus 11:35-38.
7. Quantos diz São Paulo, sofrerão perseguições?
Rª: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” 2 Timóteo 3:12
8. Aflige Deus voluntariamente os filhos dos homens?
Rª: “Pois o Senhor não rejeitará para sempre. Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias. Porque não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens.” Lamentações 3:31-33
9. Por que, então, permite Deus que sejamos castigados?
Rª: “Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este,
para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.” Hebreus 12:10
10. Referindo-se à futura prova pela qual Pedro passaria, que disse Jesus já ter feito?
Rª: “Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.” Lucas 22:31,32.
11. Que animosa promessa é feita aos que vencem as provações e tentações desta vida?
Rª: “Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.” Tiago 1:12

Nota: “As palavras são impotentes para descrever a paz e a alegria possuídas por aquele que pega a Deus em Sua Palavra. As provações não o perturbam, os desprezos não o afligem. O eu está crucificado. Dia a dia pode-se tornar mais pesados os seus deveres, as suas tentações mais fortes, mais rigorosas as suas provações; ele, porém, não vacila; pois recebe força proporcional à sua necessidade.” Mensagens aos Jovens, pág. 98.

Pr. José Carlos Costa