12 de fevereiro de 2012

RAZÕES DO ARREPENDIMENTO DE MANASSÉS

Por que o arrependimento de Manassés é registrado em 2 Crónicas 33:10-17, mas nenhuma menção disso é feita no livro de 2 Reis?

PROBLEMA: Segundo este texto, um pouco antes do seu retorno, Manassés arrependeu-se do seu pecado e reinstituiu o culto ao Senhor, em Judá. Entretanto, o relato da carreira de Manassés tal como é encontrado em 2 Reis 21 nada menciona acerca desse seu glorioso arrependimento. Porquê?
SOLUÇÃO: Aparentemente o autor de 2 Reis não registrou o arrepen­dimento de Manassés pelo fato de isso ter tido pouca influência no constante declínio da nação. O livro de 2 Reis concentra-se primariamente nas ações do povo da aliança de Deus como um todo. O arrependimento e as reformas de Manassés pouco contribuíram para que a nação deixasse o seu caminho em direção ao juízo, ao passo que a sua liderança pecaminosa no princípio do seu reinado causou muito mais danos à nação. Até mesmo na passagem de 2 Crônicas encontramos esta afirmativa:
"Contudo o povo ainda sacrificava nos altos, mas somente ao Senhor seu Deus" (2 Cr 33:17).
Embora o povo dedicasse os seus sacrifícios ao Senhor, eles ainda estavam cometendo pecado, porque os sacrifícios deveriam ser feitos no templo, não nos lugares altos, que anteriormente haviam sido altares a falsos deuses. A despeito dos esforços de Manassés, o povo não se dedicava totalmente ao Senhor.