31 de outubro de 2011

A LEI DA SUBMISSÃO

É um facto verdadeiro que ninguém pode entender genuinamente a Palavra de Deus enquanto estiver apegado a uma ideia preconcebida sobre o sentido de determinada passagem. Quem estuda a Bíblia, normalmente, pertence a uma denominação e por esta razão pode estar condicionado. A ideia preconcebida é um bloqueio mental que resiste eficazmente à verdade. Observamos isso numerosas vezes na vida de Cristo, pois muitos dos judeus aproximavam-se de Jesus ao saberem dos grandes milagres que Ele realizava. Contudo, quando Ele não aceitou ser forçado a entrar nos moldes preconcebidos que eles tinham quanto ao que o Messias deveria ser, eles iam-se embora decepcionados e zangados, e foram no final os que gritaram: "Crucifica-O" Crucifica-O" o orgulho, o preconceito e as ideias preconcebidas podem levar uma pessoa a fazer loucura.

Sendo o homem uma criatura caída, e as Escrituras declaram essa realidade com abundância de textos, então não se deve nunca deixar a vontade da carne exaltar-se acima da vontade revelada de Deus. Na medida em que o Espírito de Deus é o Autor das Escrituras, bem como o Interpretador delas, deve-se olhar somente para Ele a fim de se obter a interpretação certa desse Livro. "Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está" Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus." (1 Coríntios 2:11)

A fim de alcançar a interpretação certa das Escrituras, o homem deve ser submisso ao Espírito de Deus, pois há outros "espíritos" que certamente o desviarão se não se buscar a liderança do Espírito. Em 1 Coríntios 2:11-12 se mencionam três espíritos distintos que podem influenciar as reações do homem. Há: (1) O espírito humano, (2) O Espírito Santo, e (3) O espírito do imal, que é Satanás no seu papel como o "deus deste mundo", 2 Coríntios 2:4. Por essa razão, ele não é omnipresente como o Espírito de Deus, ele tem muitos "espíritos enganadores" " demónios " que o ajudam nos seus enganos, 1 Timóteo 4:1, e essas são as causas de todas as doutrinas falsas.

Que essa submissão necessária se ache geralmente nas pessoas verdadeiramente nascidas de Deus, mas só nelas, é indicada na declaração de 1 Coríntios 2:12-14: "Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.

MANDAMENTO ESQUECIDO

4º Mandamento
Êxodo 20:11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
(Resumo a alguns textos ou expressões sobre o assunto do "Mandamento Esquecido.")
PERGUNTAS E TEXTOS PARA DEBATE• Por que razão é tão importante, ainda hoje, continuarmos a respeitar o dia de Sábado como um dia abençoado e santificado?
Isaías 58:13 – “Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras.”
Nota: “Se desviares o teu pé do sábado,” a obra da restauração deve começar com um reavivamento da verdadeira observância do sábado, cuja essência é a comunhão com Deus, e a comemoração do Seu poder criador e redentor no dia que Ele mesmo santificou. O destino de Israel como nação foi determinado pele seu proceder ante o santo dia de Deus (Jer. 17:24-27). Nunca foi propósito divino que o sábado fosse um fim em si mesmo, mas um meio pelo qual o homem pudesse conhecer melhor o caráter e os propósitos do seu Criador (ver Êxodo 20:8).

Marcos 16:1,3 – “E, PASSADO o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol. E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro?”
Nota: “E, passado o sábado,” como podemos verificar pelo texto bíblico o sábado continuou a ser observado por Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e Salomé. Estas pessoas apoiaram o ministério de Cristo, elas e os discípulos continuaram a comportar-se como Jesus o fez. Jesus não tinha em nenhum momento alterado um só mandamentos dos Dez Mandamentos.

Ver e salientar Actos 13:14 e 42-44.
Marcos 15:42 - 42 “E, chegada a tarde, porquanto era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado”
Nota: (ver Mat. 27:57-61; 23:50-56; João 19:38-42), “o dia da preparação”, palavra cujo uso no Novo Testamento se aplica ao dia anterior ao sábado. A incisiva afirmação de Marcos, unida à sequência de dias de Lucas 23:54 e 24:1, torna absolutamente seguro que a crucifixão de Jesus foi a uma Sexta-feira.
Origem do domingo: “Por Roma ser uma cidade cosmopolita e sede de um vasto império, afluíram a ela povos de diversas culturas, que incluíam na sua cultural inúmeras crenças, as quais eram recebidas e reconhecidas pelos romanos. Entre elas, ter-se-á associado às crenças dos latinos, sabinos e etruscos a reverência ao primeiro dia da semana. Noutras línguas e países, ainda permanecem expressões oriundas de cultos pagãos e deuses mitológicos antigos, como aqueles oriundos dos babilónicos, com base no fato do 1º dia a semana ser dedicado ao deus Shamash, o Sol (o senhor do culto solar) segundo as crenças daquele povo, bem como dos assírios e egípcios, que reverenciavam como deus maior o sol, o deus Rá.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Domingo#Origem_dos_nomes_dos_dias_da_semana

IDÓLATRAS OU FILHOS DE DEUS

2º e 3º Mandamentos
(Resumo do tema apresentado "Grupos Familiares")
PERGUNTAS E TEXTOS PARA DEBATE
• A prática da minha adoração a Deus tem estado de acordo com o que a Bíblia ensina?
• Os meus pensamentos, palavras e acções comprovam que sou filho de Deus?

Êxodo 32:15-35 ler
Nota: Moisés recebe as tábuas da Lei escritas pelo próprio Deus, quando descia com os mandamentos encostados ao peito encontrou a meio da montanha Josué. Descendo começaram a ouvir “alarido” no arraial onde se encontrava o povo.
Ver o versículo 19 – “Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças,…” As cerimónias religiosas da maioria das nações da antiguidade incluiam danças como parte do culto. Entre os hebreus, as danças eram por vezes solenes e dignas, como a dança de David (2ª Samuel 6:14), e outras era de caráter festivo (Êxodo 15:20). Entre os pagãos e especialmente entre as religiões orientais as danças tinham um caráter indigno (sensual) e lascivo. Era a este tipo de dança que se tinham entregue os israelitas, o que explica a tremenda ira de Moisés. Era idolatria da pior espécie. Por esta razão não é estranho que tenha lançado as tábuas ao solo. Ao fazê-lo indicava assim como eles tinham quebrado o pacto com Deus, assim também Deus tinha quebrado o Seu pacto com eles (Deut. 9:17).

1ª Tessalonicenses 1:9 “Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro.”

Nota: O Apóstolo Paulo recebeu informações relativas à grande mudança de vida que se tinha operado no coração dos Tessalonicenses e isto graças ao ministério de Paulo quando ali tinha estado. Paulo acabara de regressar de Atenas, onde “o seu espírito se revoltava em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.” (Atos 17:16); por esta razão, ficou muito impressionado pela forma como os tessalonicenses tinham abandonado os seus ídolos e entregue o coração ao verdadeiro Deus. Só Deus merece adoração e culto.

1ª João 5:21 “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.”
Nota: “guardai-vos” – O Salvador cuida dos Seus filhos (v. 18), mas o Apóstolo destaca a responsabilidade que tem o crente de guardar a sua alma. Se o não faz, o cuidado de Cristo será em vão (1ª Cor. 16:13).
“Idolos” – quer dizer, todas as imagens falsas, sejam elas materiais ou mentais, que impeçam o crente de uma genuína adoração ao Único Deus verdadeiro.

DEUSES MODERNOS

1º Mandamento (Curto comentário ao 1º Mandamento da Lei de Deus)
Êxodo 20:3 Não terás outros deuses diante de mim.


1- Salmo 119:165 “165 Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço.”
Nota: “Muita paz”. Mesmo que ao derredor existam muitas lutas e tumulto, o que ama a Lei de Deus tem paz no coração. “…para eles não há tropeço.” Os que amam a Lei sofrem tentação, no entanto, caminham com paço firme no reto caminho da Lei de Deus, e não se desviam por atalhos de pecado.

2- Salmo 101:3-4 “3 Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim. 4 Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau.”
Nota: “…diante dos meus olhos.” David decide não contemplar o mal e isto para não imitar os que o fazem. Em grande medida somos transformados naquilo que habitualmente contemplamos. Todos conhecemos o provérbio: “pela boca merre o peixe,” na mesma ordem se pode dizer: “somos o que contemplamos”. Assim, o melhor a fazer é evitar “olhar” e o “falar o mal”.
Ao ler Job 31:1,7 vemos a alta estima que o Patriarca tinha pela pureza.

3- Filipenses 2:3-7 – “3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. 4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. 5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens.”
Nota: v. 3 Nada de permanente se consegue com o espírito descrito por Paulo. Se motivos egoístas presidem ao que fazemos o que quer que façamos não poderá agradar a Deus, mesmo que o façamos seja bom em si mesmo. A humildade é um dos mais atraentes traços de carácter.
Refira os versículos 5-7 e saliente a humildade do filho de Deus, vivida como ser humano, na mais completa dependência do Pai.

Queremos nós ser como Jesus?

30 de outubro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA FÉ

1.Texto principal: Hebreus 11:6.

“ Não procuro compreender para crer, mas creio para compreender.” S.to Anselmo.

Pensarmos que Deus não faz como prometeu, e que não tem tempo para se preocupar connosco, mostra o incómodo da nossa alma. Queremos que Deus seja como o empregado do supermercado que nos indica onde estão os produtos que pretendemos comprar. Ou seja, que Ele faça como nós queremos.

2. Qual é a importância da fé ?: Efésios 2:8.

2.1 “Há, na fé genuína, firmeza e constância de princípio, e estabilidade de propósito, que nem o tempo nem a fadiga podem enfraquecer.” E.G.White.

2.2 Qual é o princípio base da relação entre o homem e Deus ?: Hebreus 11:1.

3. A fé estabelece a relação de confiança entre o crente e Cristo:

3.1 A Quem unicamente deve ser dirigida a nossa fé ?: Hebreus 11:2.

3.2 Por que meio se desenvolve a fé em Jesus Cristo ?: Romanos 10:17.

3.3 A fé é o resultado da obra do Espirito Santo no crente: Gálatas 5:22.

4. Qual a importância da fé no testemunho cristão ?: Romanos 14:23.

4.1 Porque razão o crente honesto observa os mandamentos de Deus ?: Apocalipse 14:12.

4.2 Qual a importância das boas obras, sem fé ?: S. Tiago 2:20.

4.3 Será que há alguma relação entre fé e paciência ?: Tiago 1:3.

4.4 Segundo a Sagrada Escritura quem unicamente é filho/a de Deus ?: Gálatas 3:26.

5. Quais as condições para que o crente seja ouvido por Deus ?:

5.1 Não duvidar: S. Tiago 1:6
5.2 Agir com caridade: I Tessalonicenses 1:3; 5:8.

5.3 Ter fé genuína em Deus: I S. João 5.4.

6. Pensamentos e ideias para reflectir:

6.1 “Os obstáculos que embaraçam o nosso progresso nunca desaparecerão se mantivermos um espírito que se detém ou duvida.” White.
6.2 “É à noite que é belo acreditar na luz.” Edmond Rostand.
6.3 “ Quem não tem fé não é capaz de nada de eterno. ” Paul Claudel.
6.4 “ Acreditar apenas naquilo que é possível, não é fé, mas simples filosofia.” Thomas Browne.

6.5 Qual é o zénite da fé ?: 1 Pedro 1:21.

6.6 Qual é o maior desejo de Deus, hoje ? Leia e medite neste texto:
“ Quando, com fé, lançarmos mão da Sua força, Ele mudará, mudará maravilhosamente, a mais desesperançada e desanimadora das perspectivas. Ele o fará para glória do Seu nome. Deus pede aos Seus fiéis, aos que n´Ele crêem, que falem de ânimo aos incrédulos e desesperançados. Que o Senhor nos ajude a nos auxiliarmos mutuamente, e a prová-l´O por um fé viva.”
Testimonies, vol. 8, p. 12. White.

29 de outubro de 2011

HISTÓRIA DO DOMINGO E SÁBADO

O domingo, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o primeiro[1],[2] dia da semana, seguindo o sábado e precedendo a segunda-feira, é um dia de descanso para a maioria das pessoas no mundo ocidental.
A palavra é originária do latim dies Dominicus.
Povos pagãos antigos reverenciavam os seus deuses dedicando este dia ao astro Sol o que originou outras denominações para este dia, em inglês diz-se Sunday, e no alemão Sonntag, com o significado de "Dia do Sol".
Paganismo
Por ser Roma uma cidade cosmopolita e sede de um vasto império, afluíram a ela povos de diversas culturas, que incluíam na bagagem cultural inúmeras crenças, as quais eram recebidas e reconhecidas pelos romanos. Entre elas, ter-se-ia associado às crenças dos latinos, sabinos e etruscos a reverência ao primeiro dia da semana.
Noutras línguas e países, ainda permanecem expressões oriundas de cultos pagãos e deuses mitológicos antigos, como aqueles oriundos dos babilónicos, com base no fato do 1º dia a semana ser dedicado ao deus Shamash, o Sol (o senhor do culto solar) segundo as crenças daquele povo, bem como dos assírios e egípcias, que reverenciavam como deus maior o sol, o deus Rá, conforme foi também comentado por Gerald Messadié, em História Geral do Antisemitismo[carece de fontes?]. Sem contar os tantos outros povos adoradores do Sol, como as civilizações anteriores a Cristóvão Colombo das Américas. [carece de fontes?]
Cristianismo
O Imperador Constantino provocou uma divergência de opinião sobre a questão se deve ser o sábado ou o domingo o dia observado como dia de descanso.[3] A divergência não se aplica aos judeus, para quem o dia de descanso (Shabat) é incontestavelmente no sábado, nem para os muçulmanos cujo dia sagrado (jumu'ah) é em uma sexta-feira. A divergência entre a tradicional observância religiosa judaica do Shabat e ao respeito ao primeiro dia da semana aparece com o surgimento oficial da apostasia (ano 325) pelo Imperador Constantino que impõe o dia do sol, venerado pelo pagãos, sobre o sábado biblico, respeitado ainda pelo cristianismo dos primeiros discípulos, de modo a introduzir o povo pagão dentro do catolicismo e assim unificar todo o povo do seu império, baseando-se numa passagem biblíca que está na Bíblia em Atos

27 de outubro de 2011

O CONFLITO DOS SÉCULOS – ENTRE O BEM E O MAL

Toda a humanidade está agora envolvida em um grande conflito entre Cristo e Satanás, a respeito do caráter de Deus, Sua lei e Sua soberania sobre o Universo. Esse conflito originou-se no Céu, quando um ser criado, dotado de liberdade de escolha, em auto-exaltação tornou-se Satanás, o adversário de Deus e induziu à rebelião uma parte dos anjos. Ele introduziu o espírito de rebelião neste mundo, quando levou Adão e Eva a pecar. O pecado humano resultou na distorção da imagem de Deus na raça humana, a distorção do mundo criado e sua devastação no tempo do dilúvio. Observado por toda a criação, este mundo tornou-se a arena do conflito do Universo, ao fim do qual, o Deus de amor, finalmente, será vindicado. Para ajudar o Seu povo na presente controvérsia, Cristo envia o Espírito Santo e os anjos leais para guiar, proteger e sustê-los no caminho da salvação.
(Ap 12:4-9; Is 14:12-14; Ez 28:12-18; Gn 3; Rm 1:19-32; 5:12-21; 8:19, 22; Gn 6–8; 2Pe 3:6; 1Co 4:9; Heb. 1:14.)
………………………………………………………………………………………….
Ed, tio de minha esposa, era soldado na Segunda Guerra Mundial. Certo dia, por engano, entrou no terreno inimigo e encontrou as botas de um amigo, perto de uma fogueira extinta. Não vendo o companheiro em nenhum lugar por ali, temeu pelo pior. No desfecho da história, essa foi uma ocasião em que Ed usou definitivamente suas armas.
Recentemente, ao retornar de uma visita à casa dos pais, minha esposa trouxe uma das armas do tio Ed: um punhal. Examinei-o cuidadosamente. Media cerca de 40 centímetros de comprimento com uma lâmina medindo pouco mais de 24 por 5 cm, em sua parte mais larga. A alça foi fortemente encordoada para melhorar a aderência e, veja bem, tinha sete nós de latão, conhecidos como ‘soco inglês’, capaz de matar com apenas um golpe. Gravado na bainha de couro, constavam as palavras Denzil Don 1942. Quanta história aquele punhal poderia contar!
Vamos em frente, de joelhos, orando uns pelos outros, vestidos com a armadura de Deus e guiados pelo Espírito.

24 de outubro de 2011

APARIÇÕES DO FILHO DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

O Anjo* do Senhor (Jesus) Salva os 3 amigos
de Daniel da fornalha ardente (Daniel Capítulo 3).
* A palavra anjo significa mensageiro.
O Filho é o principal representante e mensageiro
de Deus no antigo Testamento.

Todas as vezes que aparece a expressão Anjo do SENHOR no antigo testamento se refere a Cristo, o Filho de Deus.

ANJO É UMA PALAVRA QUE SIGNIFICA MENSAGEIRO e não denota criatura (ou ser criado)

Aparições do Filho de Deus no antigo testamento
1- O Filho de Deus e 2 anjos aparecem e conversam com Abraão. (Ver Genesis capítulo 18 e 19:24) Não foi o Pai porque este nunca foi visto por nenhum ser humano (I Timoteo 6:16)
2- Apareceu a Jacó (Gen 32:30)
3- Apareceu a Moisés e mais 70 anciões (Exodo 24:9-11)
4- Apareceu a Josué (Josué 5:13-15)
5- Apareceu Gideão. O Anjo do Senhor é ao mesmo tempo o proprio SENHOR (Juízes 6:11-24)
6- Apareceu aos pais de Sansão (Juízes capítulo 13, ver o verso 22) Novamente o Anjo do Senhor é indentificado como Deus.
7- Apareceu 2 vezes a Salomão (I Reis 11:9)
8- Apareceu na Babilônia e salvou os 3 amigos de Daniel (3:25). O rei Nabucodonosor confirmou que o anjo era semelhante ao Filho dos deuses. O que ele não sabia é que só há 1 Deus e 1 Filho.
9- Sua voz foi ouvida por todos os profetas.

OBS: O Pai foi visto somente por Moisés e de costas. Sua face nunca foi vista. (Exodo 33:17-23; I Timoteo 6:16). Portanto era o Filho que era visto por todo o antigo testamento.

Exemplo 1: Deus (o Filho) conversa face a face com Abraão.
(Tradução: Almeida)
Gen 19:24 Então o SENHOR (aquele que estava conversando com Abraão) fez chover enxofre e fogo, da parte do SENHOR desde os céus, (Aquele que está no Céu e nunca foi visto) sobre Sodoma e Gomorra;

23 de outubro de 2011

ESTUDOS SOBRE O SÁBADO PARA PEQUENOS GRUPOS

HAVERÁ ALGO EM QUE CONFIAR?

Nestes tempos de moralidade dúbia – Quando biliões são fraudulentamente desviados, quando confiáveis líderes espirituais se provam falsos, quando a mentira parece ser a regra geral na política, quando aqueles em quem mais confiamos são os que mais nos magoam e enganam. Há qualquer coisa em que você pode confiar? Sim! Você pode confiar plenamente na Bíblia! Porquê? Basta olhar as evidências. Já sabe como funciona, nós perguntamos e a Bíblia responde.
1. O que afirma a Bíblia sobre si mesma?
A Bíblia diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus” (2 Timóteo 3:16). “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21). “a Escritura não pode ser anulada” (João 10:35).
Nota: Ela afirma ser inspirada. Ela foi escrita por homens que foram guiados pelo Espírito Santo. Não pode ser anulada ou provada falsa.
2. Como demonstrou Jesus a Sua confiança e crença nas Escrituras?
Jesus disse: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem”. “Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus”. “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás” (Mateus 4:4, 7, 10). “A tua palavra é a verdade” (João 17:17).
Nota: Jesus citou as Escrituras quando encontrou as tentações de Satanás. Ele também afirmou que a Bíblia é a verdade (João 17:17). Com freqüência, Jesus citou as Escrituras como autoridade para a verdade que Ele estava ensinando.
3. As profecias da Bíblia confirmam a sua inspiração?
“Eu sou o Senhor…novas coisas eu vos anuncio; antes que venham à luz, vo-las faço ouvir” (Isaías 42:8, 9). “Eu sou Deus … que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam” (Isaías 46:9, 10).
Nota: As predições da Bíblia de coisas à aconter no futuro confirmam a inspiração das Escrituras quando se cumprem. Observe os seguintes exemplos de profecias cumpridas da Bíblia:
A. Surgimento de quatro impérios mundiais: Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma (Daniel capítulos 2, 7, 8).
B. Ciro haveria de conquistar a Babilônia (Isaías 45:1-3).
C. Após a destruição da Babilônia, ela jamais seria habitada novamente (Isaías 13:19, 20; Jeremias 51:37).
D. O Egito nunca mais teria uma posição de liderança entre as nações (Ezequiel 29:14, 15; 30:12, 13).
E. Calamidades sacudiriam a Terra e trariam temor em relação ao fim dos tempos (Lucas 21:25, 26).
F. A degeneração moral e o declínio da espiritualidade nos últimos dias (2 Timóteo 3:1-5).
4. Podemos esperar respostas científicas precisas na Bíblia?
A Bíblia diz: “A tua palavra é a verdade desde o princípio” (Salmo 119:160). “O Espírito… Vos guiará a toda a verdade.” (João 16:13).
Nota: Sim, a Bíblia é verdadeira. O Espírito Santo, que guiou os escritores da Bíblia, fala sempre a verdade. Aqui estão algumas afirmações da Bíblia que foram confirmadas pela ciência:
A. “Ele… suspende a terra sobre o nada” (Jó 26:7). Este fato científico é de Jó, o mais antigo livro da Bíblia.
B. “Ele… Está assentado sobre o círculo da terra” (Isaías 40:22). A Bíblia disse que a terra era redonda séculos antes do homem descobrir.
C. “regulou o peso dos ventos” (Jó 28:25). Muito antes de os cientistas saberem disso, Deus disse que o ar tem peso. “…nele [Jesus] subsistem todas as coisas” (Colossenses 1:17). A palavra “subsiste” aqui significa literalmente “se mantém juntas” ou em “coesão”. Esta é a resposta para a inquietante pergunta de físicos nucleares sobre o átomo. O verdadeiro mistério do átomo não é o seu incrível poder, mas “Por que não se decompõem ou se desintegra?” A ciência diz que deveria desintegrar-se, mas não é assim. Alguns cientistas se maravilham ante essa força desconcertante completamente desconhecida para eles, a qual não permite que o átomo se desintegre. A Bíblia diz que esse poder provém do Criador, o próprio Deus.
5. Estão os princípios bíblicos de saúde em sintonia com o século XXI?
Resposta:
A. Cobrir os dejetos humanos com terra (Deuteronômio 23:12, 13).
O Mandato bíblico dos tempos de Moisés em relação aos resíduos humanos serem enterrados, estava uns 3500 anos à frente dos princípios de higiene e provavelmente salvaram milhares de vidas do povo judeu. Se não observassem os princípios corretamente poderiam surgir graves problemas de saúde.
B. “não nos prostituamos” (1 Coríntios 10:8). A palavra “prostituir” aqui significa todos os tipos de conduta sexual imoral. Não haveria epidemia de AIDS, se este conselho bíblico fosse obedecido, nem o aborto seria o escândalo internacional que é hoje.
C. Fique longe das bebidas alcoólicas (Provérbios 23:29-32).
Se esta solução bíblica extremamente eficaz fosse implementada, pense no que isso significaria:
1. Milhões de alcoólicos se tornariam cidadãos sóbrios e respeitáveis.
2. Milhões de família seriam reunidas.
3. Milhões de lares desfeitos seriam restaurados.
4. Milhões de mortes no trânsito seriam evitadas.
5. Líderes do governo, empresários e profissionais tomariam decisões acertadas.
6. Bilhões de dólares estariam disponíveis para uso humanitário.
Nota: Deus não somente nos diz como triunfar com alegria em meio aos problemas angustiantes de hoje, mas Ele também nos dá o poder milagroso para fazê-lo (1 Coríntios 15:57, Filipenses 4:13, Romanos 1:16). Os princípios bíblicos de saúde são relevantes e desesperadamente necessários, mas poucos são os que prestam atenção neles. (Para mais informações sobre saúde, consulte o Guia de Estudo 13).
6. As afirmações históricas da Bíblia são elas precisas?
A Bíblia diz: “Eu, o Senhor falo a verdade, eu declaro o que é certo.” (Isaías 45:19, RSV).*
Nota: Sim, as declarações históricas da Bíblia são exatas. O que Deus diz em seu livro é verdadeiro. Às vezes, temporariamente, evidências não podem ser encontradas para justificar certos fatos históricos da Bíblia, mas com o tempo as provas acabam surgindo. Observe o seguinte:
A. Por anos os céticos disseram que a Bíblia não era confiável porque ela cita a nação hitita (Deuteronômio 07:01) e cidades como Nínive (Jonas 1:1, 2) e Sodoma (Gn 19:1), que eles negam terem existido. Mas agora a arqueologia moderna confirmou que as três existiram realmente.
B. Os críticos também disseram que a Bíblia mencionava reis como Belsazar (Daniel 5:1) e Sargão (Isaías 20:1), os quais segundo eles nunca existiram. Mais uma vez, foi agora confirmado que eles existiram realmente.
C. Os céticos disseram também que o registro bíblico de Moisés não era confiável porque mencionam a escritura (Exodo 24:4) e veículos com rodas (Exodo 14:25), que supunham ser inexistentes. Hoje sabemos que não é assim.
D. Ao mesmo tempo os 39 reis de Israel e Judá que reinaram durante o reino dividido apareciam somente no registro bíblico, assim os críticos acusaram de terem sido fabricados. Mas, então, os arqueólogos encontraram registos cuneiformes que mencionavam muitos desses reis e, mais uma vez, a Bíblia foi provada precisa. Os críticos têm sido repetidamente desmentidos, conforme novas descobertas surgem confirmando a existência de pessoas, lugares e eventos. Vai ser sempre assim.
* Versão Padrão Revisada da Bíblia (C) 1946, 1952, 1971 pela Divisão de Educação Cristã do Conselho Nacional das Igrejas de Cristo nos EUA. Usado com permissão.
7. Um dos maiores milagres da Bíblia é a sua unidade. Por favor, pondere os seguintes fatos surpreendentes:
A. Os 66 livros da Bíblia foram escritos:
1. Em três continentes.

20 de outubro de 2011

A ACTUAÇÃO DOS ANJOS

Introdução: Será que há anjos?
Existe hoje até uma área dos estudos teológicos que se chama angeologia. Música, livros, novelas e filmes exploram o tema como nunca antes.
Ufologia, esotéricos e espíritas dão a sua própria definição. Os racionalistas negam a sua existência.
1- Mas o que diz a Bíblia a esse respeito?
* Os anjos são apresentados como mensageiros divinos.
* Anjos são apresentados como vigias como quando os anjos ficaram a guardar a porta do Éden: Génesis 3:24
Quando dois anjos visitaram Abraão (Génesis 18) e Lót (Génesis 19).
* Ou como intérpretes como quando o anjo ajudou a Daniel a interpretar a visão: Daniel 9:20-23.
* O livro do Apocalipse menciona os anjos 32 vezes. Ao descrever o trono de Deus, o apóstolo João relata que havia ao seu redor – em cada um dos seus lados - quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por trás; o primeiro ser era semelhante a um leão; o segundo, semelhante a um touro; tinha o terceiro ser o rosto como de homem; e o quarto ser era semelhante a uma águia que voava: Apocalipse 4:6-7.

2- Quatro seres viventes, e não especificamente anjos.
Nota: Mas, no Velho Testamento o profeta Ezequiel teve outra visão do trono de Deus e viu também estes quatro seres estranhos e definiu-os como querubins de Deus: Ezequiel Cap. 1:5-10.
Estes seres estão "cheios de olhos por diante e por detrás". Por quê? Estes seres estão presentes ao redor do trono de Deus no momento do juízo.
Este é o momento do acerto de contas. Tudo será trazido à luz. Nada ficará oculto e não existe melhor símbolo de vigilância que os olhos. No livro de Provérbios 20:8 "Assentando-se o rei no trono do juízo, com os seus olhos dissipa todo o mal".
E vejamos o que David acrescenta em Salmos 11:4: "Nos céus tem o Senhor o seu trono; os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos dos homens".
Mas porque razão os seres viventes de Apocalipse aparecem com o rosto de leão, touro, homem e águia?
Os rabinos judeus explicavam o mistério destes rostos dizendo que "a mais exaltada de todas as criaturas vivas era o homem; dos pássaros a águia, do gado o boi e das bestas do campo o leão. Todos receberam realeza e grandeza e estavam sob o carro de Deus".
Tendo em conta esta imagem, poderíamos dizer que cada rosto representa a função dos anjos:
a- O leão é o símbolo de bravura e coragem. Ele é o rei dos animais. Assim em muitas circunstâncias da vida, quando nos sentimos indefesos, com medo diante de alguma situação, podemos contar com a coragem e a bravura que os anjos nos podem dar.
b- O touro é símbolo de nobreza e de trabalho incansável. Alguma vez já se sentiu cansado e com vontade de desistir? Temos diante de nos um desafio tão grande que receamos não poder enfrentá-lo? Chamemos pela força do anjo, e veremos que quando não tivermos força para resistir, seremos fortalecidos.
c- O homem: Sabedoria, inteligência, habilidade para decidir melhor. Estamos por ventura num momento em que precisamos de muita sabedoria para tomar uma decisão? Clamemos ao Senhor que não tardará em enviar-nos o anjo para colocar na nossa mente o pensamento oportuno.
d- Uma águia voando! Era este o aspecto do quarto ser vivente. Águia é símbolo de rapidez extraordinária. Alguma vez você esteve com o carro descontrolado diante de um precipício e sentiu como se mãos invisíveis livrassem o carro de uma queda fatal? Era o anjo de Deus que vinha em resposta àquele clamor instintivo: "Senhor, ajuda-me".
Ezequiel 1:14 afirma que os anjos que estavam no trono de Deus "corriam, saindo e voltando à semelhança de um raio".
Os anjos são seres espirituais, criados antes da existência da Terra. Participaram da grande batalha de Lúcifer contra Cristo. O inimigo conseguiu enganar e trazer consigo a terça parte para a Terra. Mas a grande maioria permaneceu fiel a Deus e hoje servem como agentes de salvação e ajuda aos filhos de Deus.

4- "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra". Salmos 34:7
Nota: Nos últimos capítulos da história deste mundo, os anjos desenvolverão missões importantíssimas que tem a ver com o destino dos seres humanos. Por exemplo, Apocalipse 7:1, diz, quem são esses "quatro anjos em pé seguram os quatro cantos da terra... para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma".
Quer dizer que estes anjos estão detendo a destruição final que se aproxima da humanidade?
Podem seres humanos abandonar-nos, o anjo do Senhor estará perto de nós, ainda nos momentos mais difíceis da vida?
No início da Igreja Cristã, Herodes mandou perseguir e matar os filhos de Deus. Entre eles, Tiago foi morto ao fio da espada.
Eram dias terríveis de angústia e perseguição para o povo de Deus. Pedro também estava preso, escoltado por quatro escoltas de quatro homens cada uma, como se fosse um assassino perigoso.
O inimigo. Ao ver que não pode fazer nada contra o próprio Jesus Cristo, sua ira se derrama sobre os Seus seguidores, sem motivo. O único delito dos perseguidos é adorar ao Deus verdadeiro e obedecer a Sua Palavra.
Veja agora a maneira como a Bíblia descreve em Actos 12: 5-11 o ministério protector dos anjos.
Podemos deduzir deste relato que os anjos são capazes de quebrar as leis físicas, atravessar paredes e portões de ferro e realizar coisas do ponto de vista humano, impossíveis.
O maravilhoso de tudo isso, é que existe um anjo de Deus perto de NÓS. Desde o dia em que NASCEMOS, temos um companheiro inseparável. Às vezes, ele nos livra de um acidente que poderia ter-nos provocado a morte e nem percebemos.
Mãos invisíveis protegem diariamente a nossa vida e a da nossa família. O inimigo pode aproximar-se para nos destruir, mas o anjo do Senhor será sempre o protector.
Por que temer, se a presença dos anjos de Deus garantem que você e sua família estarão seguros?

No fim dos tempos, quando os filhos de Deus voltarem a ser perseguidos por obedecer aos ensinamentos bíblicos, os anjos de Deus encarregar-se-ão de alimentá-los e confortá-los em meio à dor da perseguição. Não é tudo isto motivo de agradecimento e fidelidade a Deus?

19 de outubro de 2011

UM NOVO COMEÇO

Muitos têm buscado uma forma de esquecer o passado, de não viver com o peso dos erros cometidos e ter a oportunidade de um recomeço. Saiba que Um Novo Começo tão almejado é uma realidade que nos é garantida pelo Criador do Universo. Por isso queremos oferecer-lhe gratuitamente a  a série de 25 estudos bíblicos que lhe dará a oportunidade de Um Novo Começo. Você poderá fazer o download de cada uma das lições e no momento mais conviniente poderá estudar os preciosos ensinamentos bíblicos. Incentivamos que você compartinhe Um Novo Começo com os seus amigos, familiares e vizinhos. Não esqueça de pedir a orientação divina ao iniciar o seu estudo de cada lição. Um Novo Começo está a sua disposição!

Um Sonho do Passado Fala ao Presente
Enfrentando o Futuro Sem Medo
03. A Grande Fuga
O Dia em Que Você Será Imortal
04. Por Acaso ou a Propósito?
Descubra os Mistérios da Vida
05. Segredos de Antigos Pergaminhos
O Que Eles Significam Para Você Hoje
06. Por Que Tanto Sofrimento?
Como Pode um Deus de Amor Permitir Isto?
07. Uma Vida Que Mudou o Mundo
Ele Pode Mudar a Sua Vida Também
08. Nascido Para Viver Para Sempre
O Segredo da Imortalidade
09. Enfrentando o Julgamento com Confiança
O Juiz Está a Seu Favor
10. O Que Aconteceu Com o Certo e o Errado?
Será Que Realmente Faz Diferença?
11. Criados Para Algo Melhor
Como Satisfazer Seus Desejos Mais Profundos
12. Milhões Enganados por um Mito
Não Deixe que Isto Aconteça a Você
13. O Que Acontece Quando Morremos?
Céu, Inferno, ou Nada?
14. Vozes do Além
Podem os Vivos Falar com os Mortos?
15. Atrasando o Relógio da Vida
Como Alcançar Saúde Total
16. Um Novo Começo
Você Pode Recomeçar
17. Como Descobrir uma Falsificação
O Maior Engano do Mundo
18. Marcados Para Sempre
Como Evitar Receber a Marca da Besta
19. Um Investimento Que Você Não Pode Perder
Como Ter Certeza de Que Seu Dinheiro Está Seguro
20. Libertos Pela Verdade
Onde Podemos Encontrá-la Hoje em Dia?
21. Mensagens do Céu
Deus Ainda Fala Através de Seus Profetas
22. Tantas Alternativas
Como Decidir-se Pela Igreja Certa?
23. Sobrevivendo à Iminente Tribulação
Como Escapar das 7 Últimas Pragas
24. O Mal em Cadeias
Quando o Diabo Não Puder Mais Tentar
O Céu é Algo Real
Fonte: Está Escrito - Canadá

18 de outubro de 2011

EXPLORANDO AS RAZÕES DO SOFRIMENTO: PORQUÊ EU?

Os médicos que tratam pacientes crónicos ou terminais ouvem sempre perguntar: “Porque isto aconteceu comigo?” Esta é uma pergunta impossível de responder, ela começa com um “porquê” e não “como”. O “Como” é respondido pela ciência, enquanto o “porque” parece procurar uma explicação religiosa.
Estou a ser alvo de forças que não posso controlar? Estou a ser punido por Deus por algo que eu fiz? Os Bem-intencionados confortadores podem oferecer as suas próprias respostas: “Deus está lhe ensinando alguma coisa”, ou “seja grato pelo que você está enfrentando uma vez que este é o método de Deus para purificar você no fogo purificador”. Essa empatia é mais ofensiva do que útil. E também reencarna a heresia que Jesus combateu em Seu ministério:
“E passando Jesus, viu um homem cego de nascença. Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus” (João 9:1-3). Jesus é claro: A
ninguém aqui está sendo “ensinada uma lição”.
No funeral de um jovem pai um proeminente pastor sugeriu à viúva que ela “precisava aprender que Deus estava a tentar ensiná-la” através desta tragédia. Semanas depois, quando ela e eu nos sentamos para conversar, educadamente ela bociferou: “Eu sou tão burra que Deus tem que matar o meu marido para me ensinar alguma coisa?”
O nosso desejo de pensar que Deus está por trás de tudo o que acontece tem uma linha clara: Nós precisamos acreditar que Deus está “no controlo”, assumimos que o que nós fazemos causa o que acontece conosco. Se nós somos “bons”, nossas colheitas crescem e as nossas famílias são protegidas. Se somos “maus”, todas as apostas são encerradas, como se costuma dizer. Esta abordagem oferece algum conforto aos crentes. Se, pela nossa fidelidade ou a falta dela podemos agradar ou desagradar a Deus, temos um

17 de outubro de 2011

FARISEU E O PUBLICANO, COM QUEM ME IDENTIFICO?

No livro de Lucas, Jesus partilha uma poderosa parábola que nos desafia a fazermos um saudável exame de consciência. A parábola descreve dois homens a visitar a mesma igreja, ambos oram ao mesmo Deus. Mas algo entre os dois é muito diferente.
“Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado” (Lucas 18:10-14).
A lição claramente expõe, obviamente, que a humildade é melhor do que o orgulho. Mas eu tenho constatado muitas vezes com a Palavra de Deus que quanto mais olhamos para ela, mais ampla e profunda ela se torna. Quanto mais investimos em explorá-la, mais dividendos da verdade, nós acumulamos. E ao longo do tempo ocorreu-me que há muito mais nesta parábola do que nós vemos geralmente com apenas um olhar breve.
Uma Parábola Impactante.
Nos dias de Jesus os fariseus eram contados entre os mais piedosos e religiosos de todos os crentes em Deus. Por outro lado, os publicanos ficaram marcados como mercenários infiéis e injustos. Eles eram vistos
como a máfia dos seus dias. Então, você pode perceber, porque a conclusão de Jesus desta parábola, deixou os seus ouvintes literalmente atordoados. Foi um exemplo escandaloso e politicamente incorreto sugerir que um publicano seria justificado e salvo, enquanto um fariseu estaria sem perdão e perdido. Veremos isto mais adiante, mas Jesus transformou o sistema de classificação deles de cabeça para baixo.
Estes homens representam dois grupos, mas não estamos a falar acerca de dois grupos no mundo. Pelo contrário, estes dois homens representam dois destinos opostos, os salvos e os perdidos, entre aqueles que vão à igreja. Todo crente professo de hoje cai num desses grupos. Eu faço parte de um destes. E certamente, você está no outro, enfim, entende o que quero dizer?
Qual deles?
Cada um de nós precisa pedir humildade e orientação ao Espírito Santo, ao considerar esta questão. Podemos pensar que somos um publicano quando realmente somos um fariseu, ou vice-versa. Ou até podemos ter um pouco dos dois. É importante estudarmos esta parábola, porque todos nós somos um destes personagens, e queremos certificar-nos de ser aquele a quem Jesus perdoa.
Alguns pontos em comum.

16 de outubro de 2011

TRANSGREDIRAM OS DISCÍPULOS O DIA DE SÁBADO?

(Mateus 12:1-2).
– Que mal existe em que alguém no Sábado, com fome, arranque uma ou mais espigas de milho ou uma fruta para comer? Só uma mente farisaica pode assim pensar. E, de facto, foram os fariseus os seus acusadores. Jesus disse aos fariseus: “… é lícito fazer bem no Sábado.” Mateus 12:12.
Por exemplo: Quem é que hoje, a caminho da igreja e tiver uma avaria no carro, no dia de Sábado, não envidará todos os esforços para prosseguir caminho? – Abandona, segue a pé, apanha o autocarro, chama um táxi? O que será mais racional e em consciência não colida com o espírito de Sábado?
O Sábado do qual Jesus é Senhor (Mat. 12:8) é um dia deleitoso, aprazível, sem jugos ou fardos. É um dia alegre, que dá prazer e não enfado. O Sábado dos fariseus é que é frio e escudado na letra que mata.
Jesus comparou o acto de David (com fome entrou no templo e comeu os pães do altar, o que só aos sacerdotes era permitido) com a atitude dos fariseus. E depois arrematou categoricamente: “Está aqui quem é maior que o templo.” Mateus 12: 3-6.
Porque razão Jesus não disse: “Está aqui quem é maior do que o Sábado?” Sim, porque não afirmou isso? Jesus não pode contradizer-Se. Se Ele tivesse afirmado ser maior que o Sábado, seria um forte argumento para colocar o Sábado em causa. Mas o não afirmar é indicação segura que não era esse o plano do Senhor abolir este santo preceito da Lei moral ou transferi-lo para outro dia (como é pretendido por alguns).
De outro modo, porque aconselharia esta oração? “E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado” (Mateus 24:20). Isto foi dito por Cristo antes de morrer e focalizava um facto acontecer 39 anos após a Sua ascensão ao Céu. Não é, por conseguinte, prova insofismável a favor do Sábado, depois de Sua morte?
Extraído do Livro: Assim diz o Senhor da autoria de Lourenço Gonzales.

13 de outubro de 2011

CRIOU DEUS O DIABO?

A maioria das pessoas no mundo é enganada pelo um génio do mal inclinado a destruir as suas vidas – um mestre brilhante chamado o diabo, ou Satanás. Mas este príncipe das trevas é muito mais do que se possa pensar … Muitos dizem que ele é apenas uma figura mítica, mas a Bíblia diz que ele é muito real, e engana famílias, igrejas e até mesmo nações para aumentar a tristeza e a dor. Aqui estão alguns eventos surpreendentes da Bíblia sobre o príncipe das trevas e como este ser pode ser vencido!
1. Como teve origem o pecado?
“O diabo peca desde o princípio” (1 João 3:8). “a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás” (Apocalipse 12:9).
Nota: Satanás, também chamado o diabo, é o originador do pecado. Sem as Escrituras, a origem do mal permaneceria sem explicação.
2. Como era chamado Satanás antes de pecar e onde vivia?
“Como caíste do céu, ó Lucifer, filho da alva!” (Isaías 14:12). Jesus disse: “Eu via Satanás, como raio, cair do céu” (Lucas 10:18). “no monte santo de Deus estavas” (Ezequiel 28:14).
Nota: O seu nome era Lúcifer, e ele estava morando no céu. Lúcifer é simbolizado pelo rei da Babilônia em Isaías 14 e como o rei de Tiro em Ezequiel 28.
3. Como foi criado este ser e qual a posição que ocupava?
“Foste criado” (Ezequiel 28:13, 15). “Tu eras o querubim, ungido para cobrir” (Ezequiel 28:14). “Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura…cobrias-te de toda pedra preciosa…Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado…Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade” (Ezequeil 28:12-15).
Nota: Lúcifer foi criado por Deus, como todos os outros anjos (Efésios 3:9). Lúcifer era um querubim “cobridor”, ou anjo. Um grande anjo fica no lado esquerdo do trono de Deus e outro à direita (Salmos 99:1). Lúcifer era um daqueles líderes dos anjos altamente exaltado. A beleza de Lúcifer era impecável e deslumbrante. Sua sabedoria era perfeita. Seu brilho era inspirador. Ezequiel 28:13 parece indicar que sua garganta foi especialmente preparada para fazer dele um músico excepcional. Alguns pensam que ele conduzia o coro angelical.
4. O que se passou no coração deste anjo e como se corrompeu?
“O teu coração se exaltou por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor” (Ezequiel 28:17). ”E tu dizias no teu coração, … eu exaltarei o meu trono acima das estrelas de Deus: … serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:13, 14).
Nota: O orgulho, a inveja, o descontentamento, e a auto-exaltação surgiu em sua vida. Lúcifer decidiu tentar destituir a Deus e depois exigir que todos o adorassem. Esta foi uma traição da pior espécie. Por que adorar é uma coisa tão grandiosa? A adoração é o fator-chave na guerra em curso entre Deus e Satanás. As pessoas foram criadas para serem felizes e realizadas apenas quando adoram a Deus unicamente. Nem mesmo os anjos caídos do céu devem ser adorados (Apocalipse 22:8, 9). Satanás buscou adoração no princípio. Séculos mais tarde, quando ele tentou Jesus no deserto, a adoração ainda era a questão central (Mateus 4:8-11). Nestes últimos dias, Deus está convidando todas as pessoas para adorá-Lo (Apocalipse 14:6-7). Isto enfurece Satanás de tal modo que ele tentará forçar as pessoas a adorá-lo, ou então serem mortas (Apocalipse 13:15).
Todo mundo adora alguém ou algo como: poder, prestígio, alimento, prazer, possessões, a opinião própria, etc, Deus diz: “Não terás outros deuses diante de mim.” (Êxodo 20:3). E a menos que adoremos a Ele somente, Ele nos conta contra ele (Mateus 12:30). Esta notícia é chocante, mas verdadeira. Se há alguma coisa ou qualquer outra pessoa além de Deus recebendo o primeiro lugar na minha vida, Eu estou – talvez inocentemente – adorando e apoiando a Satanás. Será que Deus tem o primeiro lugar na minha vida, ou estou inconscientemente elevando a Satanás? Esta é uma questão séria, não é?
5. Em consequência da rebelião o que aconteceu?
“Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na

11 de outubro de 2011

A MUDANÇA DO SÁBADO PARA O DOMINGO

Introdução: Denifinição do Dicionário (KLS) relativa à palavra: LEI
"Lei - Regra necessária ou obrigatória: submeter-se a uma lei/Acto de autoridade soberana, que regula, ordena, autoriza ou veda: promulgar uma lei/Lei Divina, conjunto dos preceitos que Deus ordenou aos homens pela revelação.
1- Faz o Sábado parte da Lei Divina?
(Êxodo 20:8-11) - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
2- Qual, segundo a revelação, seria a atitude de Cristo em relação à Lei?
(Isaías 42:21) - O SENHOR se agradava dele por amor da sua justiça; engrandeceu-o pela lei, e o fez glorioso.
3- No primeiro discurso de Cristo, como se referiu à Lei?
(Mateus 5:17) - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
4- A Lei de Deus é para durar por quanto tempo?
(Mateus 5:18) - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
Nota: Torna-se óbvio por estas afirmações do Senhor Jesus que a Lei de Deus na qual se incorpora o Sábado como mandamento, não seria abolido na dispensação cristã, e que Cristo não tinha em mente fazer qualquer alteração a algum dos mandamentos. No entanto a prática cristã é bem diferente, ou seja, em vez de ter em alta estima a Lei de Deus e naturalmente o Sábado, guardam o Domingo, crendo que foi Cristo que fez esta abolição. Vemos nas próprias palavras do Senhor que não faz nenhuma alusão a alterar. Deve buscar-se, pois, em qualquer outra parte a responsabilidade dessa mundança.
5- Que disse Deus, pelo profeta Daniel (ver neste site o portal: viverpelaverdade), que o poder representado pela "ponta pequena" cuidaria em fazer?
(Daniel 7:25) - E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um

NÃO HÁ DEUS MAIOR


DEUS, NÃO HÁ OBRAS TÃO MAGNÍFICAS, QUANTOS AS FEITAS PELAS TUAS MÃOS...SÓ TU ÉS DIGNO DE SER ADORADO.

10 de outubro de 2011

A VERDADE PRESENTE

1- Como é o ser humano santificado?
(João 17:17) - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

2- A que conhecimento quer Deus que cheguem todos os homens?
(I Timóteo 2:4) - Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

3- Depois de receber o conhecimento da verdade, que deve a pessoa fazer a fim de ser por ela santificada?
(II Tessalonicenses 2:13) - Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, ...por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade.

4- Que é necessário além da mera crença na verdade?
(I Pedro 1:2) - Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

5- Que efeito tem a obediência à verdade?
(I Pedro 1:22) - Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro.

6- Como deve a verdade ser sempre acariciada?
(Provérbios 23:23) - Compra a verdade, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento.

7- Reconhece a Bíblia o que pode ser chamado a "presente verdade"?
(II Pedro 1:12) - Por isso não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade.

Nota: Tais verdades são aplicáveis a todas as eras, e são portanto verdade presente para toda a geração; outras são de carácter especial, e aplicando-se únicamente a uma geração. Não são, no entanto, de modo nenhum menos importantes por esse motivo; pois da sua aceitação ou rejeição depende para as pessoas dessa época o salvarem-se ou perderem-se. Desta espécie era a mensagem de Noé, de um Dilúvio por vir. Para a geração a quem foi pregada, aquela mensagem era verdade presente; para as gerações posteriores, ela tem sido verdade passada, e não uma mensagem actual. Semelhantemente, houvesse a mensagem do primeiro advento proclamada por João Baptista, de que o Messias estava às portas, sido proclamada uma geração antes ou uma geração depois do tempo de João, e não teria sido aplicável - não teria sido verdade presente. O povo da geração da geração da geração anterior não teria vivido para ver-lhe o cumprimento, e para os que vivessem depois teria sido fora de lugar. Não é assim com as verdades gerais, como o amor, a fé, a esperança, o arrependimento, a obediência, a justiça e a misericórdia. Estas são sempre oportunas, e de carácter salvador. As presentes verdades, no entanto, incluem sempre todas essas, sendo assim de carácter salvador, e de importância vital.

A ORIGEM HISTÓRICA DA GUARDA DO DOMINGO

Na instituição do sábado está implícito o próprio acto de bênção, santificação e separação de um dia para a humanidade e isso indica uma função permanente. A santificação do sábado significa que Deus desejou entrar no tempo humano. O que toma um período de tempo ou um lugar santo é a presença de Deus.
Ao santificar o sábado e entrar no tempo humano Deus demonstra a Sua disposição em entrar na própria carne humana. Assim, o sábado é uma prefiguração da encarnação, um símbolo e anúncio da própria encarnação.
Na História da Salvação nós temos continuidade, não interrupções. As instituições estabelecidas na Criação, tal como o sábado, o trabalho, o repouso, o matrimónio, são instituições que na verdade prosseguem ao longo da História da Salvação. Contudo, há diferentes momentos na História da Salvação em que essas instituições adquirem novo significado. No relatório do Génesis o sábado obtém um significado cosmológico, proclama ao mundo que Deus é o perfeito Criador e que ficou perfeitamente satisfeito com a Criação que havia realizado. Assim, em Génesis o sábado transmite essa mensagem da perfeição divina no que concerne à Criação.
Mas se seguirmos de Génesis para Êxodo, aprendemos que Deus não só criou o mundo, mas as pessoas. E formou um novo povo, Israel, ao qual concedeu o sábado para simbolizar o desejo do Criador em restaurar o interrompido relacionamento que o pecado produziu, separando o Criador de Suas criaturas. Assim, em Êxodo encontramos o sábado associado com a Redenção.
Os Dez Mandamentos se iniciam dizendo — "Eu sou o Senhor teu Deus que te tirou da terra do Egipto." Ele é o Libertador, e para que fosse mantida a lembrança desse Libertador, Deus ordenou: "Lembra-te de santificar o dia de sábado." Lembra-te por livrar o teu servo, tua serva, teu filho, tua filha, dando-lhes liberdade e, em certo sentido, redenção a todos os israelitas de modo a que o próprio Deus fosse lembrado como o Libertador. E essa mensagem é particularmente expressa em Deuteronómio 5:15 onde o motivo dado para a guarda do sábado não é a Criação, mas a Redenção. Nesse sentido é que a passagem declara: "Lembra-te de que foste servo na terra do Egipto, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado."
Sendo, pois, que o sábado não é apenas símbolo da Criação, mas também da Redenção, tendo carácter cósmico, universal, a sua obrigatoriedade é também universal.

Há dois factores principais para a transição do sábado para o domingo. Por um lado temos o anti judaísmo, ou seja, a necessidade que surgiu [entre os cristãos dos primeiros séculos] de separarem-se, diferenciarem-se dos judeus. Foi este realmente um factor preponderante que induziu muitos cristãos a abandonarem todas as festividades associadas com os judeus.
Teve lugar na primeira parte do século II, particularmente na regência do Imperador Adriano. Ele reinou de 117a 138 e foi quem proibiu categoricamente a observância do sábado e a pratica do judaísmo. Isto aconteceu porque os judeus estavam constantemente a revoltar-se contra o domínio dos romanos sobre sua terra.
Quando os romanos se viram ante a persistente luta de independência da parte dos judeus, sentiram a necessidade de impor uma legislação muito restritiva e repressiva e uma das consequências foi a proibição rigorosa da observância de festividades judaicas como a Páscoa e o Sábado.
Em consequência dessas medidas restritivas contra os judeus, os cristãos de Roma julgaram necessário demonstrar perante as autoridades a separação e diferenciação dos cristãos em relação aos judeus pela mudança das festividades judaicas a dias diferentes. Por exemplo, a Páscoa judaica, que até aquele tempo era celebrada pêlos cristãos em geral no dia 14 de Nisã (uma data fixa que podia ocorrer em qualquer dia da semana) foi transferida para o domingo. Semelhantemente, o repouso foi transferido do sábado do sétimo dia para o primeiro dia da semana.
Na verdade, o abandono do sábado foi motivado primariamente pela necessidade sentida pelos cristãos de se separarem dos judeus a fim de evitar as medidas repressivas e as penalidades impostas sobre a comunidade judaica.
Mas, pode surgir a pergunta — por que foi escolhido o domingo, quando outro dia qualquer poderia cumprir a mesma finalidade? Sexta-feira, por exemplo, poderia muito bem comemorar a Paixão de Cristo e contribuir para diferenciar cristãos e judeus! Mas constata-se que a razão da escolha do domingo tem a ver com a prevalecente veneração do deus-Sol. Quando remontamos ao século II, descobrimos que o deus-Sol tornou-se a divindade predominante no Império Romano e isso contribuiu para o acontecimento que debatemos.
Num calendário descoberto pela Arqueologia, do século I, podemos ver que Saturni, que significa "dia de Saturno", é o dia nº 1 e o “dia do sol” é o nº 2. Contudo, ao chegarmos ao século II, o “dia do Sol" avança

ESTUDO SOBRE OS DONS DE LÍNGUAS

Muitas igrejas afirmam que os dons de línguas concedidos pelo Espírito Santo se referem à línguas de anjos, às quais somente Deus pode entender. Será que a Bíblia se refere à línguas de anjos ou línguas estrangeiras?
Muitas pessoas utilizam a passagem de I Coríntios 13 para afirmar que podemos falar línguas de anjos. Muitas dizem que só Deus entende quando oramos nesta língua; o diabo não.
Note bem:
A Bíblia diz neste versículo que existe uma língua falada pelos anjos. É claro que este seres criados por Deus devem ter uma linguagem própria. Antes de mais nada, gostaria de lembrar que o diabo também é um anjo, só que "anjo caído". Com toda a certeza ele sabe falar e entender a "língua dos anjos".
As passagens nas quais são baseados os princípios de que o Dom de Línguas refere-se à língua de anjos, na verdade se referem à línguas estrangeiras. Ou seja, se o Espírito Santo quiser ( e não se EU quiser ) , Ele pode me capacitar para falar as línguas de outras nações.
Em I Cor 12:11, a bíblia diz:
11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.
Não sou eu que escolho ter um dom de línguas, mas sim o Espírito Santo, para uma coisa que seja útil, por exemplo:
Se eu estiver preso numa ilha deserta, juntamente com um japonês. Se o Espírito Santo desejar, Ele me capacita para falar a língua japonesa e assim evangelizar o japonês.
Se o dom de línguas fosse exclusivamente o sinal indicativo do Batismo do Espírito Santo, tanto Jesus, quanto João Batista ( o qual disse Jesus que "não houve profeta maior que este" ) teriam falado em línguas.
Imagine eu em pé na igreja, orando em japonês. Ninguém entenderia nada, consequentemente, a igreja não seria edificada, pois apenas Deus entenderia o que eu estaria dizendo. É por isso que a bíblia diz, em I Co 14:2:
2 Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios.
O vocábulo (gloce-sah') se traduz como: linguagem ou dialeto usada por um povo particular distinto de outra nacionalidade.
No verso 4, a bíblia diz:

9 de outubro de 2011

O PERDÃO DE DEUS

Não havia impressões digitais. Nenhuma arma foi descoberta. Ninguém viu o assassino entrar no consultório do médico. Ninguém nem mesmo ouviu os tiros sendo disparados. Mas o médico foi encontrado estirado no chão atrás de sua escrivaninha. Cinco balas foram disparadas e roubaram-lhe a vida.
Isso parecia um crime perfeito. A polícia, a princípio, não conseguiu encontrar nenhuma pista. Mas então, percebeu-se um pequeno fio preso a um porta-lápis em cima da escrivaninha. O fio levava a um toca-fitas que se encontrava dentro de uma gaveta da escrivaninha. Foi descoberto que o porta-lápis na realidade ocultava um microfone que o médico usava para gravar as suas conversas com os pacientes durante as sessões de aconselhamento.
Os investigadores rapidamente rebobinaram a fita e, para surpresa geral, começaram a ouvir uma repetição do crime. Um homem de nome António entrara no escritório e começara uma acalorada discussão com o médico. Tiros foram disparados. A fita terminava com os terríveis gemidos do médico que acaba morto na carpete.
Cada detalhe macabro tinha sido gravado. O assassino pensou que o seu crime permaneceria para sempre em segredo. Ele tinha sido cuidadoso em não deixar pistas. Mas a fita contou toda a história.
Nesta estudo, iremos aprender sobre o julgamento final de Deus, quando todos os seres humanos serão "julgados de acordo com o que" têm feito (Apocalipse 20:12). Para aqueles que não aceitaram a Cristo como seu Salvador, essas serão notícias péssimas. Mas o julgamento é uma notícia maravilhosa para aqueles que encontraram segurança em Cristo.
1. COMO PODE ENFRENTAR O JULGAMENTO SEM TEMORQuem julgará o mundo?

8 de outubro de 2011

UMA MAJESTOSA CIDADE NO ESPAÇO

Falaremos de uma grande cidade. Nova York, Tóquio e Londres são nada em comparação! Você conhecerá fatos surpreendentes sobre uma gigantesca cidade que pode viajar através do espaço. É tudo verdade, não é ficção científica! As informações contidas neste post vão empolgar a sua alma e dar-lhe esperança para o futuro.
Quem é o arquitecto e construtor desta cidade?
“Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade” (Hebreus 11:16).
A Bíblia declara que Deus está construindo uma grande cidade para Seu povo. E esta cidade é tão real e literal como qualquer outra que você já conheceu.
Onde está essa cidade maravilhosa que Deus está a preparar?
“Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu…”(Apoc 21:2). “ó Senhor meu Deus…ouve tu do lugar da tua habitação no céu” (1 Reis 8:28-30).
Esta grande cidade que está sendo construída está, neste momento, no espaço exterior, na morada de Deus, que é chamada de Céu.
Como é que as Escrituras descrevem esta incrível cidade?
a) Tamanho
“A cidade era quadrada, pois o seu comprimento era igual à sua largura. O anjo mediu a cidade com a vara de ouro e viu que media dois mil e duzentos quilômetros” (Apoc 21:16).
b) Nome
A cidade é chamada de “Nova Jerusalém”, em Apocalipse 21:2.
c) Muros
“Ele mediu o seu muro, e era de cento e quarenta e quatro côvados. …o muro era construído de jaspe” (Apoc 21:17-18). Um muro de 144 côvados, ou 216 pés de altura (um côvado são 18 polegadas),