3 de outubro de 2011

O DIA DA LIBERTAÇÃO

Não é nenhum conto de fadas – um dia, você pode ser livre de toda mágoa, fome, solidão, criminalidade, e caos que infecta o mundo de hoje. Não é isso maravilhoso? Mas não será algum líder carismático da Terra que irá libertá-lo … não, Ele é muito mais superior do que isso! Jesus em breve virá, mas há uma série de equívocos populares sobre exatamente como se dará a sua volta. Portanto, tome alguns minutos para entender o que a Bíblia realmente diz sobre a segunda vinda de Cristo, de modo que você não seja deixado para trás!
1. Jesus voltará à Terra pela segunda vez? Podemos ter a certeza?
“…Cristo…aparecerá segunda vez” (Hebreus 9:28). “quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez” (João 14:3).
R: Sim! Em Mateus 26:64, Jesus testemunhou sob juramento que Ele voltaria à terra novamente. Visto que a Escritura não pode ser quebrada (João 10:35), esta é uma prova positiva. Acredite como se lê. Cristo nos garantiu isso pessoalmente.
2. De que forma Jesus voltará pela segunda vez?
“Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” (Atos 1:9-11).
R: As Escrituras prometem que Jesus voltará a esta terra da mesma forma que Ele a deixou em Sua ascensão – de modo visível, literal, corporal e pessoal. Mateus 24:30 diz: “Eles verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória”. Ele virá nas nuvens, literalmente, como um ser pessoal com um corpo de carne e ossos (Lucas 24:36-43, 50, 51), e Sua vinda será visível. A Bíblia é clara sobre estes fatos.
3. A segunda vinda de Cristo será visível à todos os homens ou somente para um grupo seleto?
“Eis que vem com as nuvens, e todo olho O verá” (Apocalipse 1:7). “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem” (Mateus 24:27).
R: Todo homem, mulher e criança vivendo no mundo quando Jesus voltar irá vê-Lo na Sua segunda vinda. O tríplice brilho (Lucas 9:26) da Sua vinda se estenderá de horizonte a horizonte, e a atmosfera será coberta com uma luz gloriosa, brilhante como um relâmpago. Ninguém será capaz de se esconder. Toda alma vivente será forçada a encarar Cristo. Cristo não deixou nenhuma brecha para dúvidas ou equívocos.
Nota: O arrebatamento secreto tão comumente acreditado e ensinado atualmente não está na Bíblia. É uma
invenção humana. Tampouco é a segunda vinda uma vinda espiritual que se realiza no coração no momento da conversão. Não ocorre na morte do homem, nem é figurativa. Essas teorias são todas de origem humana. A segunda vinda será literal, global, visível, pessoal, nas nuvens, para por um fim neste mundo e recompensar ou castigar a todos os homens e mulheres.
4. Quem virá com Jesus na Sua segunda vinda, e por quê?
“Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória” (Mateus 25:31).
R: Todos os anjos do céu virão com Jesus na Sua segunda vinda. Quando a nuvem se aproximar da Terra, Jesus enviará os seus anjos, e eles rapidamente reunirão todas as pessoas justas, em preparação para a viagem de volta para o céu (Mateus 24:31).
5. Qual é o propósito da segunda vinda de Jesus a esta terra?
“Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra” (Apocalipse 22:12). “virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” (João 14:3). “e envie ele o Cristo …ao qual convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas” (Atos 3:20-21).
R: Jesus está voltando a esta terra para recompensar o Seu povo, como prometeu, e levá-los para o belo lar que Ele preparou para eles. Ele irá restaurar a Seu povo todas as alegrias e glórias do Éden, que Adão e Eva perderam por pecar. Sua segunda vinda vai trazer um fim a esta presente era do mal.
6. O que acontecerá com os justos quando Jesus vier pela segunda vez?
“Porque o mesmo Senhor descerá do céu … e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.; Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:16-17). “todos seremos transformados, … e os mortos ressuscitarão incorruptíveis … Porque convém que isto que… é mortal se revista da imortalidade” (1 Coríntios 15:51-53). “… o Senhor Jesus Cristo… transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso” (Filipenses 3:20-21).
R: Os justos mortos serão levantados de seus túmulos, receberão corpos perfeitos e imortais como o de Cristo, e serão arrebatados nas nuvens para encontrar o Senhor. Então os justos vivos também receberão corpos como o Cristo e serão arrebatados ao encontro do Senhor nos ares. E Jesus levará os justos para o céu com Ele. Observe que Jesus não toca a terra na Sua segunda vinda. Os santos O encontrarão “no ar”. Assim, o povo de Deus deverá ignorar qualquer relato de que Cristo esteja em Baltimore, Nova Orleans, Los Angeles, etc Falsos cristos aparecerão e farão milagres na terra (Mateus 24:23-27), mas Jesus vai ficar nas nuvens acima da terra na Sua segunda vinda.
7. O que acontecerá com os ímpios, quando Jesus voltar?
“Com o sopro dos seus lábios matará o ímpio” (Isaías 11:4). “E serão os mortos do Senhor, naquele dia, desde uma extremidade da terra até à outra” (Jeremias 25:33).
R: Os ímpios serão mortos por Jesus.
8. Como a segunda vinda de Cristo afeta a própria terra?
“houve também um grande terremoto, qual nunca houvera desde que há homens sobre a terra, terremoto tão forte quão grande” “Todas ilhas fugiram, e os montes não mais se acharam” (Apocalipse 16:18-20). “Eu vi, e eis que a terra fértil era um deserto, e todas as suas cidades estavam derrubadas diante da presença do Senhor” (Jeremias 4:26). “Eis que o Senhor esvazia a terra e a desola” “De todo se esvaziará a terra” (Isaías 24:1-3).
R: A terra será tomada por um grande terremoto na vinda do Senhor. Este terremoto será de uma natureza tão devastadora que deixará o mundo em estado de destruição total.
9. A Bíblia dá informações específicas sobre a proximidade da segunda vinda de Cristo?
R: Sim, ela dá! E o próprio Jesus disse: “quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas” (Mateus 24:33). O Senhor colocou sinais ao longo do caminho desde sua ascensão até a Sua segunda vinda. Eles estão listados abaixo. Estude-os cuidadosamente.
A. A Destruição de Jerusalém
Profecia: “Não ficará aqui pedra sobre pedra, que não seja derribada” “Que os que estiverem na Judeia fujam para os montes” (Mateus 24:2, 16).
Cumprimento: Jerusalém foi destruída no ano 70 dC pelo guerreiro romano Tito.
B. Uma grande perseguição ou tribulação
Profecia: “Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo” (Mateus 24:21).
Cumprimento: Esta profecia aponta principalmente para o longo período de tribulação que teve lugar durante a Idade das Trevas e foi instigado pela igreja apóstata. Durou mais de 1.000 anos. Mais de 50 milhões de cristãos foram mortos por sua fé neste período de terrível Tribulação. Um escritor diz que a igreja apóstata “derramou mais sangue inocente do que qualquer outra instituição que já existiu entre os homens.” W.E.H. Lecky, história da ascensão e influência do Espírito do Racionalismo na Europa, (Reimpressão; Nova York: Braziller, 1955) vol. 2, pp 40-45.
C. O sol se converte em trevas
Profecia: “Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol” (Mateus 24:29).
Cumprimento: Isto foi cumprido por um dia de escuridão sobrenatural em 19 de maio de 1780. Não foi um eclipse. Timothy Dwight diz: “A 19 de maio de 1780, houve um marcante dia escuro. Velas foram acesas em muitas casas, os pássaros estavam em silêncio e desapareceram, e as aves de capoeira retiraram-se para se empoleirar… Uma opinião muito geral prevaleceu, que o dia do julgamento estava à mão”. Citado em Coleções históricas Connecticut, compilada por John Warner Barber (2º Ed; New Haven: Durrie & Peck and J.W. Barber, 1836) p. 403.
D. A Lua torna-se em sangue
Profecia: “O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor” (Joel 2:31).
Cumprimento: A lua tornou-se vermelha como sangue na noite do dia “escuro”, de 19 de maio de 1780. Milo Bostick em “História das pedras de Massachusetts” diz: “A lua que estava cheia, tinha a aparência de sangue”.
E. Estrelas Caem do Céu
Profecia: “E as estrelas cairão do céu”. Mateus 24:29.
Cumprimento: A grande chuva de estrelas teve lugar na noite de 13 de novembro de 1833. Ela era tão brilhante que um jornal podia ser lido na rua. Um escritor disse: “Por quase quatro horas o céu estava literalmente em chamas”*. Homens pensaram que o fim do mundo havia chegado.
*Peter A. Millman, “A Queda das Estrelas”, O Telescópio, 7 (maio-junho, 1940) 57.
F. Jesus vindo nas nuvens
Profecia: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória” (Mateus 24:30).
Cumprimento: Este é o próximo grande evento. Você está pronto?
10. Como podemos saber quando atingimos os últimos dias da história da Terra? A Bíblia descreve claramente o mundo e as pessoas na última geração?
R: Sim, ela descreve. Olhe para os seguintes indícios específicos dos últimos dias. Você vai se surpreender. E estes são apenas alguns dos muitos, muitos sinais positivos que mostram que estamos nos dias finais da história da Terra.
A. Problemas do Trabalho x Capital
“Eis que o salário que fraudulentamente retivestes aos trabalhadores que ceifaram os vossos campos clama, e os clamores dos ceifeiros têm chegado aos ouvidos do Senhor dos exércitos…sede pacientes…porque a vinda do Senhor está próxima” (Tiago 5:4-8). Problemas entre capital e trabalho estão previstos para os últimos dias. Para confirmar, basta ler os jornais.
B. Guerras e Tumultos
“Quando ouvirdes de guerras e tumultos, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam essas coisas; mas o fim não será logo. Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino” (Lucas 21:9-10).
As guerras e os estragos dos conflitos cívis estão afetando milhões no mundo inteiro. Só a breve volta de Jesus trará um fim à dor e à destruição da guerra.
C. Agitação, Medo e Distúrbios
“e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade…os homens desfalecerão de terror, pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo” (Lucas 21:25-26).
Isto soa estranhamente como um editorial de um jornal atual – um retrato perfeito do mundo de hoje – e há uma razão: Somos o povo dos últimos dias da história da Terra. O atual clima de tensão no mundo de hoje não nos deve surpreender. Cristo o predisse. Ele deve nos convencer de que Sua vinda está próxima.
D. Aumento do Conhecimento
“Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará” (Daniel 12:4).
Estamos vivendo na “Era da Informação” fazendo este sinal parecer ainda mais evidente. Até mesmo a mente mais cética admite que o conhecimento está explodindo em todas as direções. Diz-se que 80% do conhecimento total do mundo foi adquirido nas últimas décadas.
E. Escarnecedores e céticos religiosos que se desviam da verdade bíblica
“Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação” (2 Pedro 3:3-4). “… não suportarão a sã doutrina, E desviarão os ouvidos da verdade, voltando-se às fábulas” (2 Timóteo 4:3-4).
Não é difícil encontrar hoje escarnecedores em cumprimento desta profecia. Até mesmo os líderes religiosos estão negando os ensinamentos da Bíblia como Criação, Dilúvio, divindade de Cristo, segunda vinda de Cristo, e muitas outras verdades vitais da Bíblia. A Psiquiatria e as tradições dos pseudo-intelectuais, têm substituído a Bíblia em muitos círculos religiosos. Educadores seculares ensinam nossos jovens a ridicularizarem o registro bíblico dessas grandes verdades, substituindo-as pela evolução e outros falsos ensinos de homens. Uma pesquisa recente descobriu que apenas dois por cento
dos ministros estudantes norte-americanos acreditam literalmente na segunda vinda de Cristo.
F. Degeneração moral – declínio da espiritualidade
“Nos últimos dias … haverá homens amantes de si mesmos … Sem afeto natural, implacáveis …, … desprezadores dos que são bons, … Tendo forma de piedade, mas negando o seu poder” (2 Timóteo 3:1-5).
A América está no meio de uma crise tremenda. Uma epidemia de pornografia, crime, drogas ilícitas, e à degeneração moral está ameaçando esmagar-nos. O suicídio está se tornando uma solução popular para os problemas humanos. As taxas de divórcio estão a subir descontroladamente, com quase um em cada dois casamentos terminando em divórcio no tribunal. A atual geração imoral – com a sua obsessão com o sexo e sujeira, com sua crescente adesão à igreja, mas diminuindo a verdadeira espiritualidade – é o cumprimento puro e positivo da Palavra de Deus. Para um verdadeiro choque, veja quantos dos pecados dos últimos dias listados em 2 Timóteo 3:1-5 você pode encontrar retratados em qualquer assunto do seu jornal de domingo. Nada menos do que a vinda do Senhor vai deter a maré do mal que está engolindo o mundo.
G. Loucos por prazer
“Nos últimos dias … os homens serão … mais amigos dos prazeres do que amantes de Deus” (2 Timóteo 3:1-4).
O mundo ficou louco pelo prazer. Apenas uma pequena percentagem dos cidadãos das grandes cidades freqüentam serviços religiosos regularmente, mas milhares congestionam estâncias de lazer. A América está gastando bilhões a cada ano só com prazeres e “amendoins” (em comparação) para Deus. Os americanos desperdiçam loucamente milhões de horas em frente ao televisor em cumprimento direto de 2 Timóteo 3:4.
H. Aumento da Criminalidade, Crimes de Sangue e Violência
“e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará” (Mateus 2412). “Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados” (2 Timóteo 3:13). “a terra está cheia de crimes de sangue, e a cidade está cheia de violência” (Ezequiel 7:23).
É por demais evidente que este sinal esteja se cumprindo. O crime e a ilegalidade estão aumentando com uma rapidez impressionante. Muitas pessoas nas grandes cidades não respondem às suas campainhas depois de escurecer. Os mais sábios estadistas de nosso tempo estão preocupados com a sobrevivência da civilização porque a criminalidade está aparentemente fora de controle.
I. Terremotos destrutivos, tempestades e fome
“e haverá em vários lugares grandes terremotos, e pestes e fomes” (Lucas 21:11).
Os terremotos, tornados, enchentes, etc estão a aumentar a um ritmo sem precedentes. Um terço da população do mundo passa fome, e milhares morrem diariamente de subnutrição. Todas essas coisas são mais uma prova de que vivemos nas últimas horas da Terra.
J. Uma mensagem especial para o mundo nos últimos dias
“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”. Mateus 24:14.
A grande e solene última mensagem de advertência da segunda vinda de Cristo está agora sendo apresentado em mais de 900 línguas e dialetos. Cerca de 95 por cento da população mundial tem acesso a esta mensagem. Antes da segunda vinda de Jesus, cada pessoa do mundo será avisada de seu breve retorno. As pessoas estarão perdidas se rejeitarem a mensagem de aviso.
K. Uma volta ao espiritismo
“…os últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios” (1 Timóteo 4:1). “Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo” (Apocalipse 16:14).
Muitas pessoas hoje, incluindo um grande número de chefes de Estado, procuram o conselho de videntes, médiuns e espíritas. O espiritismo tem invadido as igrejas, bem como, o falso ensino da imortalidade da alma. A Bíblia ensina que os mortos estão mortos, que os mortos não podem se comunicar com os vivos, e que a imortalidade é uma dádiva de Deus dada aos justos na Sua segunda vinda.
11. Quão próxima está a segunda vinda do Senhor?
“Aprendei, pois, da figueira a sua parábola: Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, mesmo às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas se cumpram” (Mateus 24:32-34).
R: A Bíblia é muito específica e clara sobre este ponto. Os sinais foram quase todos cumpridos. Não podemos saber o dia e a hora exatos do retorno de Cristo (Mateus 24:36), mas podemos estar confiantes de que somos as pessoas que viverão para ver o retorno de Jesus. Deus prometeu terminar as coisas muito rapidamente (Romanos 9:28). Cristo está voltando à terra para o seu povo muito em breve. Você está pronto?
12. Satanás está dizendo muitas falsidades sobre a segunda vinda de Cristo e, com prodígios de mentira e milagres, vai enganar milhões. Como posso ter certeza de que não serei enganado?
“são espíritos de demônios, que operam sinais” (Apocalipse 16:14). “e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos” (Mateus 24:24). “À lei e ao testemunho: se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles” (Isaías 8:20).
R: Satanás inventou muitos falsos ensinamentos sobre a segunda vinda de Jesus e milhões são enganados crendo que Cristo já veio ou que Ele virá, de alguma maneira não-bíblica. Mas Cristo nos advertiu da estratégia de Satanás, dizendo: “Vede que ninguém vos engane” (Mateus 24:4). Em seguida, ele expõe os planos e falsidades de Satanás por isso vamos estar prevenidos, e Ele nos lembra: “Eis que de antemão vo-lo tenho dito” (Mateus 24:25). Por exemplo, Jesus disse especificamente que Ele não vai aparecer no deserto ou no interior das casas (versículo 26). Não há nenhuma razão de sermos enganados, se aprendermos o que o livro de Deus ensina sobre a segunda vinda de Cristo. O teste ácido é este: O que a Bíblia ensina sobre isso? As pessoas que sabem o que a Bíblia diz sobre a segunda vinda não serão desviadas por Satanás. Todas as outras serão enganadas.
13. Como posso ter certeza de estar preparado quando Jesus voltar?
“O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37). “A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (João 1:12). “Porei minhas leis em sua mente, e as gravarei em seus corações” (Hebreus 8:10). “Graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15:57).
R: Jesus diz: “Eis que estou à porta [esta porta representa a mente humana ou coração], e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, eu vou entrar” (Apocalipse 3:20). Através do Espírito Santo e de minha consciência, Jesus bate e pede para entrar no meu coração para que Ele possa mudar a minha vida. Se eu entregar minha vida sem reservas a Ele, Ele vai apagar todos os meus pecados do passado (Romanos 3:25) e me dar o poder de viver uma vida santa (Jo 1:12). Como um dom gratuito, ele confere sobre mim Seu próprio caráter justo para que eu possa estar sem medo diante de um Deus santo quando minha vida é transformada por Jesus. Em seguida, fazer a Sua vontade se torna um prazer. É tão simples que muitos duvidam da sua realidade. Mas é verdade. Minha parte é simplesmente dar a minha vida a Cristo e deixar que Ele viva dentro de mim. A parte dEle é operar o poderoso milagre dentro de mim que muda a minha vida e me prepara para sua segunda vinda. É um dom gratuito. Preciso apenas aceitá-lo.
14. De que grande perigo Cristo solenemente alerta?
“Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem” (Mateus 24:44). “Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço” (Lucas 21:34). “E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem” (Mateus 24:37).
R: Há grande perigo em tornar-se tão ocupado com os cuidados desta vida ou tão extasiado com os prazeres do pecado de modo que a vinda do Senhor, possa cair sobre nós como o dilúvio nos dias de Noé, e nos pegar de surpresa, despreparados, e perdidos. Esta será a experiência de milhões. Como será com você? Jesus está voltando, muito em breve – em nossos dias atuais. Você está preparado?
Guia de Estudo do site Amazing Facts.