31 de outubro de 2011

DEUSES MODERNOS

1º Mandamento (Curto comentário ao 1º Mandamento da Lei de Deus)
Êxodo 20:3 Não terás outros deuses diante de mim.


1- Salmo 119:165 “165 Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço.”
Nota: “Muita paz”. Mesmo que ao derredor existam muitas lutas e tumulto, o que ama a Lei de Deus tem paz no coração. “…para eles não há tropeço.” Os que amam a Lei sofrem tentação, no entanto, caminham com paço firme no reto caminho da Lei de Deus, e não se desviam por atalhos de pecado.

2- Salmo 101:3-4 “3 Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim. 4 Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau.”
Nota: “…diante dos meus olhos.” David decide não contemplar o mal e isto para não imitar os que o fazem. Em grande medida somos transformados naquilo que habitualmente contemplamos. Todos conhecemos o provérbio: “pela boca merre o peixe,” na mesma ordem se pode dizer: “somos o que contemplamos”. Assim, o melhor a fazer é evitar “olhar” e o “falar o mal”.
Ao ler Job 31:1,7 vemos a alta estima que o Patriarca tinha pela pureza.

3- Filipenses 2:3-7 – “3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. 4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. 5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens.”
Nota: v. 3 Nada de permanente se consegue com o espírito descrito por Paulo. Se motivos egoístas presidem ao que fazemos o que quer que façamos não poderá agradar a Deus, mesmo que o façamos seja bom em si mesmo. A humildade é um dos mais atraentes traços de carácter.
Refira os versículos 5-7 e saliente a humildade do filho de Deus, vivida como ser humano, na mais completa dependência do Pai.

Queremos nós ser como Jesus?