10 de julho de 2011

O MINISTÉRIO DOS ANJOS BONS

“Vi o terno amor que Deus tem por Seu povo, e é muito grande. Vi anjos com as asas estendidas sobre os santos. Cada santo tinha um anjo de guarda. Se os santos choravam de desânimo, ou estavam em perigo, os anjos que sempre os assistiam, voavam rapidamente para cima a fim de levar as novas; e os anjos na cidade cessavam de cantar. ... Levavam as notícias para cima, e todos os anjos na cidade choravam, e então com grande voz diziam: "Amém." Se, porém, os santos fixavam os olhares no prémio que diante deles estava e glorificavam a Deus, louvando-O, então os anjos levavam as alegres novas à cidade, e os outros que ali estavam tocavam as suas harpas de ouro e cantavam em alta voz: "Aleluia", e as abóbadas celestiais ressoavam com seus belos cânticos.” Primeiros Escritos, pág. 39.
1. A que família pertence o crente em Jesus?
Rª: “Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome.” Efésios 3:14,15.
Nota: “me ponho (coloco) de joelhos”, Estêvão ao ser apedrejado (Atos 7:60) estava de joelhos para adorar e implorar Àquele a quem tinha visto à dextra de
Deus, certamente, a situação o levou a essa postura. Ao contemplar o Céu pediu perdão por aqueles que o matavam, ele viu o amor no Trono, esse amor era perdão e era isso que jorrava da sua boca. Este é o espirito do crente que contempla o Jesus e os Seus anjos. Já contemplaste? Precisas de experimentar como filho do Pai.
2. Com que nome são chamados os membros dessa família?
Rª: “E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor.” Job 1:6.
VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.” 1ª João 3:1.
Nota: (ver João 1:12). A evidência textual favorece o acrescento “e o somos”. As palavras destacam, de harmonia com o estilo de João (cf. 1João 1:2), a realidade da filiação, que não só existe na mente de Deus mas também na vida dos crentes. “Por isso o mundo não nos conhece”. O texto pode ser colocado assim: “o mundo não nos reconhece porque nunca tiveram uma relação pessoal com Deus”. Os amantes do mundo resistem em conhecer o Pai, por isso é natural que não possam reconhecer aqueles a quem Deus chama Seus filhos, ou que não estejam dispostos a fazer como os do “mundo” fazem. Quanto mais os filhos de Deus reflitam o carácter divino, mais se desperta a ira dos que recusam o amor de Deus. Os mundanos têm múltiplas razões para amar os cristãos devido à bondade por estes manifestada e à retidão das suas vidas, mas estes não se devem surpreender se são odiados (cf. Mat. 5:10-12; 10:16-18).
3. Com que nome são comumente conhecidos os que compõem a família do Céu?
Rª: “E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor de trono de Deus.” Apoc. 5:11.
4. Existiam anjos antes da morte de qualquer membro da família humana?
Rª: “E havendo, lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden.” Gén. 3:24.
Nota: Querubim; “Uma das categorias dos anjos – Dicionário Pratico Ilustrado, Jayme de Seguier.
5. Quem testemunhou o lançamento das bases da Terra?
Rª: “Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente catavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?” Job 38:6,7.
6. Quantos desses seres viu João ao redor do trono?
Rª: “E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, dos anciãos; e eram o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares.” Apoc. 5:11.
Nota:muitos anjos”. Em resposta ao testemunho dos 4 seres viventes dos seres viventes e dos 24 anciãos,” (5:8), unem-se para aclamar a suprema dignidade do Cordeiro. Desta maneira Deus é vindicado diante dos anjos, que desde as primeiras acusações de Satanás no céu, não tinham compreendido plenamente o proceder divino ao desterrar Satanás e salvar o homem.
7. Pertencem os anjos a uma categoria de seres mais elevada do que o homem?
Rª: “Pouco menor o fizeste (ser humano) do que os anjos.” Salmo 8:5.
Nota: Há diversas categorias de anjos, Querubi (Gén. 3:24; Serafim (Is. 6:2 e 6); Arcanjo (1ª Tes. 4:16; Judas 9).
Alguns dos seus nomes são:
a) Miguel (Dan. 10:13 e 21; 12:1; Judas 9);
b) Gabriel (Dan. 8:16; 9:21; Luc. 1:19);
c) Uriel (2ª Esdras (Apócrifo) 4:1 e 36; 5:20;
d) Ariel (sem dúvida de origem angélica (cf. Esdras 8:16).
* Miguel significa “Quem é igual a Deus?” e, daí ser título apropriado para Cristo.
* Gabriel significa “A fortaleza de Deus,” um nome adequado para o anjo ou ser que vem em seguida a Cristo (Dan. 10:21).
* Uriel significa “a luz de Deus;”
*Ariel, “o Leão de Deus.”
Este post continua, já deu para entender quem cuida do crente, já deu para perceber com quem estamos sintonizados. Quer ter os anjos como amigos e companheiros? Já sentiu a presença do seu anjo? Eu já. Glória a Deus!
Pr. José Carlos Costa