20 de junho de 2011

TESTEMUNHO DE FÉ NO SUBLIME CONFORTADOR – HELLEN WHITE

Sou grata ao Senhor pelo privilégio de me reunir com os meus amigos aqui, mais uma vez, com alguns dos quais eu me encontrei antes, e muitos dos quais eu não conhecia. Temos o prazer de conhecer um ao outro, e quanto mais estamos familiarizados com o Senhor, mais vamos apreciar aqueles por quem Ele deu a Sua vida.
Devemos constantemente valorizar e honrar Aquele que nos tem honrado e envolvido com o seu longo braço humano, enquanto que com o Seu braço divino está seguro no trono do Infinito. Assim, Ele tem ligado o homem finito com o Deus infinito. Este mundo pelo pecado foi separado do céu. Cristo morreu para que o abismo pudesse ser superado. A única maneira em que homens e mulheres poderiam entrar em posse da vida eterna, era Cristo viver e morrer nesta terra.
Eu amo o meu Salvador. Eu dei a minha vida ao Seu serviço, e nunca tive nem por um só momento vergonha d´Ele. Eu o amo, porque tenho d´Ele provado, e sei que Ele fará tudo o que Ele prometeu fazer. Ele deu a Sua vida por mim, e tudo o que tenho Lhe ofereci. Eu me sinto tão grata por ter 73 anos, e ainda tenho forças para servir a Deus, falando do Seu amor àqueles que o conhecem e àqueles que não O conhecem.
Pouco antes de Cristo deixar os Seus discípulos, antecipando o julgamento e desapontamento que iriam
enfrentar por causa da sua crença de que Ele subia para reinar no trono de David como rei de Israel, disse-lhes o que estava prestes a sofrer, e pediu-lhes para não ser incomodado. Ele sabia que eles sofreriam desapontamentos , como o veriam a sofrer insultos e escárnios, como Ele caminharia pelo o caminho da humilhação. Pensou nos seus discípulos, não em si mesmo. Seria a prova demasiado grande para eles?
Ele procurou confortá-los, falar-lhes palavras de esperança e coragem. ”Não se turbe o vosso coração”, disse Ele, “credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas, se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar-vos um lugar”. Que conforto devem ser estas palavras para nós. Pense no trabalho que Cristo está a fazer agora no céu – preparar mansões para os Seus filhos. Ele quer nos preparar para viver nestas mansões. Isso nós podemos fazer, cooperando com Ele. Se formarmos caracteres à semelhança divina, iremos herdar as mansões que Cristo está a preparar.
“E se eu for e vos preparar lugar”, ele continuou, “Eu voltarei e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também.”
O último capítulo do Apocalipse diz algo sobre o lar que Cristo está a preparar para os fiéis. João escreve: “Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos”.
Cristo diz: “Eu sou o pão da vida …. Quem come a Minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu o ressuscitarei no último dia” [João 6:35, 54]. É nosso o privilégio de comer o pão da vida. Cristo diz: “A carne para nada aproveita: as palavras que eu vos disse são espírito e são vida” [verso 63]. Quando acreditamos e praticamos as palavras de Cristo, levando-as à experiência diária, tornamo-nos participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção que há no mundo pela concupiscência.
Falando sobre a cidade de Deus, João continua: “Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão”. E depois vêm as palavras que me confortam continuamente: “Eles verão a sua face, e o seu nome estará nas suas testas. Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia, nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo o sempre ”

Na Palavra de Deus estão as promessas mais preciosas, mas devemos cavá-las como o mineiro escava para obter o minério precioso. Precisamos entender e praticar a verdade. Como somos purificados através da verdade, estamos em terreno privilegiado com Deus, porque Cristo assumiu os nossos pecados. Quando João viu o Salvador, ele exclamou: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Cristo não tinha pecado e, portanto, Ele foi capaz de suportar os nossos pecados. Ele pôde fazer uma oferta à raça humana, que a poderia tornar membros da família real, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Jesus Cristo, Ele pôs de lado a Sua coroa e manto reais, e desceu do Seu alto comando, vestindo a Sua divindade com a humanidade.
Quão anciosos devemos estar para não decepcionar o Salvador. Por nossa causa Ele se fez pobre, para que pela sua pobreza pudéssemos ser ricos. É possível que sejamos vencedores. Através do sangue do Cordeiro e pela palavra do nosso testemunho, podemos obter uma vitória gloriosa.
Mas o inimigo tenta projetar a sua sombra escura entre as nossas almas e Deus. Ele apresenta com subtil persuasão atrativos para nos levar a uma relação falsa com o nosso Criador. Ele tenta ganhar o controlo do apetite, de modo que homens e mulheres façam do estômago um deus. Ele sabe que, se fizerem isso, os seus sentidos se tornarão completamente embotados. Ele oferece estimulantes e narcóticos, esperando que no uso dessas coisas, se esqueçam de Deus. Lembremo-nos que estes são os dispositivos do inimigo para nos levar a esquecer as vantagens que podemos obter por todos os dias comermos o pão da vida.
Fisicamente estamos construídos a partir daquilo que comemos. E assim é com a mente. Se fizermos a Bíblia nosso guia e conselheiro, seremos fortalecidos e edificados. Nossa fé deve fender através da sombra e compreender a glória além. Deus diz: “… dou-vos força para comigo fazerem paz; sim, que façam paz comigo” (Isaías 27:5).
Esta vida atual é cheia de decepções e julgamento, aflição e sofrimento. Mas vamos sempre lembrarmo-nos que nosso Salvador é o maior de todos os missionários médicos. Ele simpatiza com os membros da família humana ma sua aflição. Ele quer que confiemos n´Ele, acreditando nas suas palavras tão plenamente que vamos trazer o céu para a nossa vida aqui embaixo. Nós podemos fazer o céu no coração e lares, manter essa atmosfera nas nossas vida, escondidos com Cristo em Deus. Assim, podemos trazer alegria e conforto para a vida dos outros. A alegria de Cristo, permanecerá em nós, e a nossa alegria será completa.
Eu vejo a glória maravilhosa diante de nós, quando Cristo vier em toda a Sua glória, para ser admirado por todos os que crêem. Eu quero estar entre o número que dará as boas-vindas ao Redentor com alegria, entre o número que irá ver a Sua face.
Moisés pediu para ver o rosto de Deus, mas o Senhor disse-lhe que não podia ver a Sua face e viver. Disse-lhe que ele iria deter-Se na fenda da rocha, e cobri-la com a mão, e então passar por diante dele, e proclamar o seu nome. E ele passou e proclamou: “O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e clemente, longânimo, e abundante em bondade e verdade”. Este é o caráter de Deus. E aqueles que que querem ver o seu rosto devem ser como Ele em caráter.
Cristo continua: “E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. E vós sabeis o caminho para onde eu vou.” Tomé, sempre inclinado para a descrença, embora amando seu Salvador, disse com dúvidas: “Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos saber o caminho?”
Há alguém aqui que, como Tomé, não sabe o caminho? Ouça as palavras do Salvador. ”Eu sou o caminho, a verdade, e a vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai”. Assim, nos tornamos cooperadores de Deus. ”E obras maiores do que estas fará, porque eu vou para meu Pai”.
O que está Cristo a fazer no céu? Ele está a interceder por nós. Por seu trabalho, o limite do céu resplandece com a glória de Deus, que vai brilhar em cima de cada alma que vai abrir as janelas da alma para o céu. Como as orações dos mais sinceros e contritos ascendem aos céus, Cristo diz ao Pai: “Eu vou tirar os seus pecados. Deixe-os diante de você inocentes”. Como Ele tomou os seus pecados, Ele preenche os seus corações com a luz gloriosa da verdade e do amor.
Cristo nos ama com um amor que nenhuma língua pode expressar, nenhuma balança medir. Seu amor é sem comparação. Ele deseja que amemos os seres humanos que perecem como Ele nos amou. Quer que sejamos missionários para ele. Devemos fazer tudo ao nosso alcance para aliviar o sofrimento e miséria. Se podemos dar mais do que uma palavra de ânimo, vamos fazer isso. Cristo vai cooperar conosco. Ele diz, “tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho …. Se me amais, guardarei os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”
Esse Consolador está conosco hoje. Cartas vêm a mim em que os escritores me pedem para orar por eles. Mas Cristo está orando por eles. Tudo que eles precisam é levar sua alma aflita para Jesus. Ele diz: “Eu sou a tua mão direita para ajudar-te.” Isto é o que eu tento escrever para eles. Digo-lhes para não ir a qualquer ser humano para a ajuda que só Cristo pode dar. Ele diz: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai o meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. “
Estas palavras foram ditas à você. Quando você cair na perplexidade, leia esta promessa, e fale com Deus. Conte-lhe sobre seus problemas e dificuldades. Ele nunca vai dizer que você é um tolo por não entender melhor. A Palavra declara: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”.
Por que não nos lembramos de que Cristo é a nossa luz, nossa salvação? Ele deu sua própria vida preciosa para que possamos ser guiados, reforçados e sustentados. Por que não ir a Ele como uma criança vai para o seu Pai? Ele é o nosso auxiliador, a nossa suficiência, nosso tudo em todos. Se nós vamos a Ele com fé, nunca deixaremos de receber conforto. Ele vai lidar cuidadosamente com nós em nossas fraquezas, pois Ele foi tentado em todos os pontos como nós somos.
Eu tenho estado doente desde o início da minha jornada na Califórnia, e quando eu deitava no meu compartimento do trem, sem ninguém comigo, quão precioso era comungar com Deus. Eu estava sozinha com ele, e se eu nunca concebi a sua presença em sofrimento e angústia, eu a senti então. Senti que os braços eternos estavam debaixo de mim. Eu percebi o conforto do amor do Salvador.
Você não querem estar entre o número de quem Cristo diz, eu tenho “em Sardes algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, porquanto são dignas”?
Cristo é o maior missionário médico que já viveu. Nunca perdeu um caso. Ele entende como dar força e orientação para os médicos nesta instituição. Ele fica ao lado deles no exercício de suas difíceis operações cirúrgicas. Sabemos que isso é assim. Anjos de Deus estão constantemente ministrando para aqueles a quem Cristo deu a Sua vida.
Deus dá aos médicos desta instituição habilidade e eficiência, porque eles estão servindo. Eles sabem que sua habilidade não é própria, mas que vêm de cima. Eles percebem que há ao lado deles um Sentinela Divino, que dá sabedoria aos seus médicos, permitindo-lhes mover-se inteligentemente em seus trabalhos. Foi por sua ordem que este sanatório foi aqui criado. Nós somos muito gratos que exista um lugar onde a obra médico-missionária possa ser realizada sob a supervisão do grande médico-missionário.
Deus está acima de tudo, e Ele ama a todos nós. Ele tem cuidado com a obra das suas mãos. Temos que fazer a nossa parte, compreendendo a instrução contida em Sua Palavra. Temos que tomar o cuidado apropriado com a máquina do corpo humano, que é tão maravilhosa que Davi foi levado a exclamar: “por modo assombrosamentemaravilhoso me formaste”.
Eu lhes imploro, que não estraguem o acabamento precioso de Deus, comendo, bebendo ou vestindo-se inadequadamente. Não coloquem nenhum obstáculo no caminho de Deus. Ajam em conformidade com a inteligência que Deus lhes deu. Ele irá mantê-los na saúde se vocês fizerem a Sua vontade. Ele é o restaurador. Estas palavras me foram ditas quando os médicos desesperaram da minha vida.
Em certa ocasião, meu médico disse: “A menos que haja alguma mudança, você tem apenas três dias para viver”. A noite um ficou ao meu lado e me disse: “Cristo é o restaurador, Satanás é o destruidor. Eu sou o teu Redentor, e eu vou te curar.” A partir desse momento, comecei a me recuperar, e quando o médico veio, ele disse: ” Sra. White, você está melhor. Há um brilho em seus olhos, que devem estar lá para que você tenha saúde”.
Eu amo Jesus, e eu quero que vocês O amem. Se depender do poder que está acima de qualquer poder humano, vocês alcançarão a vitória. Tenham fé em Deus. Expectativas humanas podem falhar, mas não há nenhuma falha nas promessas de Deus. Elas são o sim e o amém em Cristo. Eu reivindico as promessas de Deus, e sei que Ele vai responder a minha fé. Ele vai fazer exatamente como Ele disse que faria. Eu quero que vocês tenham o conforto da graça de Deus. Quero que sintam que não estão sozinhos, que vocês tem um Consolador.
Que Deus abençoe os que sofrem, e que possam ter esperança e coragem. Isso terão se lançarem suas almas desamparadas sobre Jesus. Sua ajuda vai permitir que trabalhem a sua própria salvação e ajudem os outros. Que Deus abençoe a todos vocês, é meu desejo mais sincero e oração.
Publicado em Sermões e Palestras, volume 2, pp. 145-150. Estraído do site White Estate.