19 de junho de 2011

A VERDADE BÍBLICA SOBRE OS MORTOS?

O assunto da vida após a morte não é novidade, certo? Hoje em dia, ele é tão explorado que se tornou tema de telenovelas, filmes, jornais, assunto de discussão, por que não dizer, revistas de conteúdo “científico”. A argumentação sobre este assunto para provar a “existência” e de “não existência” de vida após a morte faz parte do quotidiano. Aliás, isto é assim, porque a maior parte das religiões mais antigas tem na sua genética a aceitação da vida após a morte.
Vamos ver o que diz a Palavra de Deus, esta deve ser determinante para formarmos o conceito certo. Comecemos por analisar o que é dito por um qualquer dicionário em português ou outro, de forma geral a definição é a seguinte:

“…a morte” é “perda da vida; perecer”; e “perecer” é “deixar de existir; ter fim”. Estas definições levam-nos naturalmente a pensar que a morte, é a desintegração do corpo, ou o contraio da vida. Que
dizem as Escrituras sobre este assunto?

Em Génesis 2:7 “formou o Senhor Deus o homem do PÓ DA TERRA, e soprou em suas narinas o FÔLEGO DE VIDA e o homem passou a ser ALMA VIVENTE.” Este termo “fôlego de vida” vem do original hebraico “nephesh”, que no grego é “pneuma” e significa o “sopro”, a “respiração”. Tais palavras são também, muitas vezes, traduzidas como “espírito”, tendo como principal significado “vento”. Em nenhuma dessas línguas originais o termo se refere a algo imaterial que continua vivo fora do corpo, ou que tem vida em si mesmo.
Deus formou o homem do PÓ DA TERRA (fez o corpo) e SOPROU nas suas narinas o FOLEGO DE VIDA (deu a respiração), e o homem passou a ser ALMA VIVENTE.
Antes de avançar, proponho que compare este gráfico com Génesis 2:7
A Bíblia diz que o homem passou a SER uma alma e não que passou a TER uma alma. Se você tem um corpo e respira, você não TEM uma alma - você É uma alma! Para que exista vida, para que você seja um ser vivente, você precisa de Deus, porque o fôlego que existe em você provém d´Ele!
O QUE ACONTECE COM O ESPÍRITO NO MOMENTO EM QUE A PESSOA MORRE? “O pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.” Eclesiastes 12:7.

Então, pode pensar: “Agora sim, as coisas encaixam-se! O tal ‘espírito’ que volta para Deus é a entidade que tem vida após a morte!” Neste ponto, você deve trazer à sua memória três pontos:
a) “Espírito (nephesh ou pneuma)” é o “fôlego de vida”;
b) O que Deus deu foi o “fôlego de vida” (Génesis 2:7);
c) Os mortos estão inconscientes: “Os vivos sabem que hão-de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma... porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.” Eclesiastes 9:5 e 6 - RA.

Portanto, “espírito” é o mesmo que “fôlego de vida”; e não algo consciente que sobrevive fora do corpo. Deste modo, Eclesiastes 12:7 pode ser traduzido assim: “o pó volte à terra, de onde veio, e o FÔLEGO DE VIDA volte a Deus, que o deu”.
Compare:
“no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Compare Génesis 2:16 e 17
“a alma que pecar, essa morrerá.” Ezequiel 18:4.
Em Génesis, Deus diz a Adão e Eva que se eles pecassem, morreriam. O salário do pecado é a morte (Romanos 6:23), em Ezequiel, o Senhor reafirma que a alma que peca, morre. Para desilusão de muitos, a Bíblia afirma que a alma é mortal. No mesmo instante em que a pessoa morre, foi a alma quem morreu. Porquê? Porque alma é a junção: CORPO + RESPIRAÇÃO, ou seja, A PRÓPRIA PESSOA. Sendo assim, todos nós somos almas viventes!

Pense comigo: Se nós realmente tivéssemos uma alma imortal ou um espírito imortal, na verdade, seríamos imortais, não é verdade? Mas a Bíblia afirma que “o único que é imortal” é Deus (1Timóteo 6:16). Pelo facto de que só Deus tem a imortalidade, dependemos do Criador em tudo, “pois NELE vivemos, nos movemos e existimos”. Atos 17:28. Este texto é muito sério e importante, pois deixa claro que só haverá vida eterna para quem estiver em Cristo. Mas, se dependemos de Cristo para voltarmos a ter a vida eterna, porque razão a maioria das pessoas pensa que já possui alma ou espírito imortais?
Logicamente, Satanás induziu a pessoa a pecar e consequentemente a perder a eternidade. Foi por isso que, depois que Deus disse que a humanidade se tornaria mortal ao pecar, a serpente (Diabo) afirmou: “Certamente não morrerão!” Génesis 3:4.E quem tinha a razão? Paulo responde: “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram.” Romanos 5:12. Apesar da verdade divina revelada, o Diabo usa todos os seus meios para enganar quantos puder (Mateus 24:24; 2Coríntios 11:3). A primeira mentira, e o atual engano de Satanás é tentar fazer com que acreditemos que somos imortais, porque quem acreditar que é imortal, não sentirá a necessidade de receber a vida eterna do Salvador. Logo, sem Jesus, ninguém se salvaria.

Mas “quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida.” 1João 5:12.Você quer ser imortal? Gostaria que os seus queridos também fossem imortais? Existe UMA saída: “Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigénito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16. Vida eterna é só para quem crê em Jesus e O aceita como Senhor da sua vida (Atos 4:12; Mateus 7:21-27). E se você não conseguir acreditar, faça como o homem desesperado que procurou a Jesus, pedindo: “ajuda-me a vencer a minha incredulidade!” Marcos 9:24.

ESTUDO PESSOAL:
1. O que é o espírito?
Gén. 2:7 (o principal significado das palavras hebraicas e grega para “espírito” – ruach, neshamah (hebraico) e pneuma (grego) é “vento”, “ar”. Em Génesis 2:7 aparece a expressão “fôlego da vida”, que é o espírito. Portanto, espírito é o fôlego de vida que Deus colocou em cada ser humano).
2. Algumas evidências de que o ser humano deixa de existir depois da morte:
a) Perda do acesso à árvore da vida – Gén. 3:22 e 23;
b) Necessidade de comer desta árvore novamente, NO FUTURO, para preservar a imortalidade – Apocalipse 22:2;
c) Perda da consciência na morte – Eclesiastes 9:5, 6 e 10 – compare com Sal. 88:10-12; Sal. 115:17; Sal. 146:4.
d) Impossibilidade de adquirir conhecimento e sabedoria enquanto estiver morto – Job 4:21 (se a pessoa estivesse no Céu ou noutra dimensão espiritual, aprenderia muito mais que qualquer pessoa aqui da Terra...);
e) Impossibilidade de adorar a Deus – Salmo 6:5 (se o “espírito” estivesse no Céu, o que mais faria seria adorar a Deus!)
f) Necessidade de passar pelo processo de santificação, uma preparação diária para a eternidade – Heb. 12:14; Rom. 2:7;
g) Necessidade de uma ressurreição para voltar à vida – Isa. 26:19; 1 Tessalonicenses 4:13-17;
h) Os autores bíblicos, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, comparam a morte a um sono, sem sonhos. Eis alguns deles:
(1) David - Sal. 13:3;
(2) Isaías – Isa. 26:19;
(3) Jeremias - Jer. 51:39 e 57;
(4) Daniel - Dan. 12:2;
(5) Paulo - 1Cor. 15:16-18; 1Tes. 4:13, etc.
3. Para Jesus, o que a pessoa morta está fazendo neste momento?
João 11:11-14 (para o Senhor Jesus Cristo, a pessoa morta está a dormir).
4. Se os mortos estão inconscientes, quem são os espíritos que aparecem ou incorporam em médiuns? 1Sam. 28:6-11; 1Crónicas 10:13 e 14; 2Cor. 11:14 e 15 (demónios, anjos caídos que imitam a voz e outras características das pessoas que morreram).
5. Apoia Deus a prática de consultar os mortos?
 Lev. 19:31; 20:27; 2Cro. 33:1-9; Deut. 18:9-14 (NÃO! Deus abomina, esta prática. Veja o que diz Isaías 8:19 e 20, na Bíblia Na Linguagem de Hoje: “Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: "Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos!" Mas vocês respondam assim: "O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor.”)