30 de junho de 2011

COMO LIDAR COM A SOLIDÃO

1. Deus revelou-se a Jacob na solidão, assegurando-lhe que cuidaria dele.
“Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi”. (Génesis 28:15).

2. Quando Elias se sentiu só e desalentado, buscou as trevas de uma caverna. Deus, ternamente foi ter com ele e falou-lhe, reanimando-o.
“Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: “O que você está fazendo aqui, Elias? “ O Senhor lhe disse: “Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar”. Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave. Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: “O que você está fazendo aqui, Elias? “ Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”. O Senhor lhe disse: “Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria.” (1 Reis 19:9, 11-15).

3. Deus promete nunca esquecer os Seus filhos.
“Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.” (Hebreus 13:5).

4. Uma vez que Jesus foi desprezado, rejeitado pelos homens e deixado só, a morrer na cruz, Ele compreende perfeitamente a sua solidão.
“Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima. Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.” (Isaías 53:3-4).

5. Quando você vai a Jesus, Ele enche o seu coração com a glória da Sua presença, e o adota como Seu filho ou filha.
6. Quando em dificuldades ou deixada só, pelo divórcio ou pela viuvez, uma mulher cristã tem a certeza que o próprio Deus preencherá as necessidades de seu coração.
“Não tenha medo; você não sofrerá vergonha. Não tema o constrangimento; você não será humilhada. Você esquecerá a vergonha de sua juventude e não se lembrará mais da humilhação de sua viuvez. Pois o seu Criador é o seu marido, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, o Santo de Israel é seu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra. O Senhor chamará você de volta como se você fosse uma mulher abandonada e aflita de espírito, uma mulher que se casou nova, apenas para ser rejeitada”, diz o seu Deus. ”Por um breve instante eu a abandonei, mas com profunda compaixão eu a trarei de volta. Num impulso de indignação escondi de você por um instante o meu rosto, mas com bondade eterna terei compaixão de você”, diz o Senhor, o seu Redentor.” (Isaías 54:4-8).

7. Para vencer sua solidão, torna-se necessário orientar a vida no sentido de fazermos os outros felizes. Para ter amigos, você primeiramente deve se tornar amigo de alguém.
“O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.” (Provérbios 11:25).

“tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão.” (Provérbios 18:24).

“Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.” (Gálatas 6:2).

Extraído do livro “Estudando Juntos” de autoria do Pr. Mark Finley, pág 109.