3 de abril de 2011

O SELO DE DEUS E O SINAL DA APOSTASIA - 2

Continuamos o nosso estudo (VER) com o mesmo tema. É na profecia de Daniel 7.25, que se lêem esta palavras sobre uma potência que se levantaria do meio dos reinos que o Império Romano Ocidental foi dividido entre o ano 300 e 451 depois de Cristo. Esta potência vem minuciosamente descrita em Apocalipse 13, é desta forma que começa o segundo e último estudo deste tema.
1. Que acontece antes que os anjos soltem os ventos de destruição sobre a Terra?
Rª: “E DEPOIS destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar. Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus. E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.” Apoc. 7:1-4 (cf. Ezeq. 9:1-6).
Nota: o texto diz: “Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus” (v.3). João seguramente viu em visão que se colocava uma marca. O selo representa as qualidades de carácter (Ezeq. 9:4; cf. 2 Tim. 2:19). Os “servos” – dóulos – “escravo”. Os que são selados, são servos de Deus, e o selo que recebem é a garantia que são de facto propriedade do Senhor.
2. Onde viu o apóstolo um pouco mais tarde o mesmo grupo e o que tinham na testa?
Rª: “E OLHEI, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai.” Apoc. 14:1.
Nota explicativa: O selo de Deus e o nome do Pai devem ser a mesma coisa. O selo é o sinal ou marca da perfeição, e o nome de Deus equivale ao Seu carácter, que é perfeito. Quando este selo for finalmente posto sobre o povo de Deus, será uma prova de que a Sua graça e poder santificador fizeram a obra e os habilitaram para o Céu.
3. Que é dito dos assinalados?
Rª: “E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus.” Apoc. 14:5.
Nota explicativa: “na sua boca não se achou engano”, “achou”, a flexão do verbo grego indica acção passada num momento definido. Não se “achou engano”, ou “mentira (gr. Pséudos), falsidade, fraude. O Evangelho transformou o pecador, converteu-o em alguém que não tem fingimento, nenhum engano, nenhum pecado.
4. Como é identificada a Igreja Remanescente ou o crente sincero, sem fingimento?
Rª: “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apoc. 14:12.
Nota explicativa: Três pontos devem ser realçados, ainda que brevemente, (1) “paciência” (gr, hupomoné, ver Rom. Rom. 5:3). A tradução “perseverança” seria mais adequada. “Aqui está a perseverança dos santos”. O contexto chama a atenção da intensa luta contra a “besta” e a sua “imagem”. Far-se-á todos os esforços para obrigar a que o fiel (os servos de Deus) se unam ao movimento da apostasia. Em meio de todas as tentações o fiel permanece e manterá a sua integridade ao Senhor. (2) “guardam os mandamentos de Deus”. Esta declaração é muito significativa no contexto em que se encontra. O mundo, preso pelos ardis de Satanás, inclina-se diante do poder que mudou os “mandamentos de Deus”. Quem mudou os mandamentos de Deus? (Dan. 7:25, leia este texto) “Recorrei a quem quiserdes, aos pais primitivos ou aos mais recentes, não encontrareis nenhum sábado estabelecido sobre a base do primeiro dia da semana.” Dr. Hylyn, History of the Sabbath, II, cap. 1. “O sábado do sétimo dia foi observado por Cristo, pelos apóstolos e pelos primeiros cristãos até que no Concílio de Laodicéia a certos respeitos como que aboliu a sua observância – O Concílio de Laodicéia resolveu em primeiro lugar a observância do dia do Senhor (domingo) e em seguida proibiu sob anátema a observância do sábado judaico.” John Ley, Sunday and Sabbath, ps. 163,164. No Sínodo de Narbonne se decretou com carácter decisivo: “É proibido, tanto a livres como a servos, a godos, romanos, sírios, como a gregos e judeus, executar qualquer espécie de trabalho no dia de domingo. Se alguém ousar proceder em contrário, pagará, se for livre, seis solideos ao magistrado; se for escravo, receberá cem bastonadas.” Mansi, tomo IX, p. 214, ano de 598 depois de Cristo. Onde está na Bíblia a abolição do sábado? Nem uma passagem bíblica. (3) “a fé em Jesus”, a fé em Jesus ou de Jesus e a observância dos Mandamentos de Deus (Lei Moral) representam dois aspetos importantes da vida cristã genuína. Os mandamentos de Deus são um reflexo do Seu carácter, pois expõem a norma divina da justiça que Deus anela que o homem alcance, mas devido à sua condição pecaminosa não consegue (Rom. 8:7). Apesar dos seus melhores esforços, o homem está continuamente destituído da glória de Deus (Rom. 3:23); Jesus veio capacitar os seres humanos e restaura-los à imagem divina. Veio mostrar como é o Pai, e neste sentido apliou o significado da lei moral os Dez Mandamentos. Os homens podem guardar os requisitos divinos por meio do poder de Cristo (Rom. 8:3,4) e reflectir assim a imagem divina.
A Igreja Remanescente é chamada a ser perseverante, à fé em Cristo e a honrar os mandamentos de Deus, não com o sentido legalista, mas sim, como revelação do poder de Cristo (Gál. 2:20).
5. Que dizem as autoridades papais quanto à observância do domingo pelos protestantes?
“A observância do domingo pelos protestantes é uma homenagem que eles, contra si mesmos, prestam à autoridade da Igreja (Católica Romana).” Plain Talk About the Protestantism of Today, por Mons. Segur, p. 213.
Nota: A declaração aqui feita é verdadeira, e a sua ampla admissão por parte dos que, se bem que honestamente, têm até aqui estado a observar o domingo como sendo o sábado, levá-los-á a recusar mais sinal de fidelidade para com o Céu – o único dia semanal de repouso que Deus, na Sua Palavra, manda que os homens santifiquem, o sétimo dia. Veja-se a união da Igreja Anglicana ao Vaticano, entre tantos outros exemplos, largamente noticiados.
6. Como será imposto o falso culto e essa marca (o domingo)?
Rª: “E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas. Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.” Apoc. 13:15-17.
Nota explicativa: “E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas”, “sinal” ou “marca” (gr., járagma) “impressão”. Evidentemente é algo distintivo deste poder religioso que mudou o dia do Senhor para um outro dia (domingo) que os romanos tinham como o dia de adoração ao deus sol (Sunday e Sontag repectivamente em inglês e alemão). Esta marca constitui um sinal de obediência terrena e não celestial. Assim, a observância do domingo tem sido e será de forma mais notável nos últimos tempos um pacto de aliança entre o poder religioso e civil.
7. Como conseguirá o povo de Deus a vitória em tempos tão difíceis?
Rª: “E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus.” Apoc. 15:2.
Conclusão: Este é o povo que respondeu, responde e responderá à mensagem de Deus ao longo do tempo e a aceitou. Foram protegidos nas dificuldades, perseveram nos perigos e aceitaram como Único Senhor: Jesus Cristo. A vitória foi e é conseguida pelo sangue de Jesus (Apoc. 12:11). Permaneceram fiéis quando se pronunciava a pena de morte contra eles (Apoc. 13:15). Agora a vitória completa; a luta passou. Venceram, triunfaram e agora entoam o cântico de vitória no reino celestial. O Senhor disse! De que lado queres estar? Amem.