28 de março de 2011

O SELO DE DEUS E O SINAL DA APOSTASIA

Gostaria de analisar estas duas palavras “selo” e “sinal”. Obviamente, toda a gente sabe o que é um selo e se assim não fosse teríamos o dicionário: selo, peça de origem metálica, com as armas ou divisas de algum Estado, ou pertencente a particulares, como que se autenticam ou validam papéis importantes, pressionando-a sobre cera ou lacre; chancela, sinete: o selo real (Dicionário Enciclopédico Koogan Larousse), o mesmo diz em relação à palavra sinal, indício, vestígio, prova: não ficou sinal do crime. / Particularidades físicas; mancha, cicatriz: tem um sinal na testa (etc).
Não se observa uma diferença acentuada em termos gramaticais ou linguísticos, uma e a outra, parecem ter o mesmo sentido, assim, convém estudar o que diz a Bíblia sobre o sentido espiritual.
1. O que apresenta a Bíblia como sendo o objectivo de um sinal ou selo?
Rª: “Agora, pois, ó rei, confirma a proibição, e assina o édito, para que não seja mudado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar.” Dan. 6:8.
Nota explicativa: Isto é, apõe a assinatura da realeza, afim, de que possa ter devida autoridade e entrar assim em vigor. Era antigamente costume que os reis usassem para esse propósito um anel, que continha o seu nome, iniciais ou monograma. Jezabel, mulher de Acabe, “escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete.” 1ª Reis 21:8. Diz-se do decreto promulgado por Assuero, para a morte de todos os judeus no império persa, que “em nome do rei Assuero se escreveu, e com o anel do rei se selou.” Ester 3:12.
2. Quais são os três requisitos necessários num selo oficial?
Nota explicativa: Para que seja validado, deve um selo oficial apresentar três requisitos: (1) o nome do legislador; (2) o seu cargo oficial, título, ou autoridade, bem como o seu direito a governar; e (3) o seu reino, ou a extensão do seu domínio e jurisdição. Por exemplo: “General E. G. Dutra, presidente dos Estados Unidos do Brasil,” Jorge VI, Rei da Grã-Bretanha,”, “Harry Truman, Presidente dos Estados Unidos da América do Norte” etc.
3. Com que está relacionado o selo de Deus?
Rª: “Liga o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos.” Is. 8:16
4. Tendo a lei sido selada por Deus. Onde se encontra essa LEI?
Rª Êxodo 20:3-16.
5. O que afirma o primeiro mandamento?
Rª: “Não terás outros deuses diante de mim.” Êxodo 20:3
Nota explicativa: Quem é o “Mim”aqui citado, o próprio mandamento não declara. Esta proibição poderia ter qualquer origem. Qualquer pagão poderia atribuir este mandamento ao seu deus, e, isolando este mandamento, ninguém poderia refutar essa pretensão.
6. Indicam o segundo, terceiro, quinto, sexto, sétimo, oitavo, nono ou décimo mandamento, quem seja o autor do Decálogo?
Rª: Não, nenhum deles.
Nota explicativa: O segundo mandamento proíbe o fazer e adorar imagens, mas em si mesmo não revela quem seja o verdadeiro Deus. Diz o terceiro mandamento: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão,” mas, semelhantemente, deixa por revelar o verdadeiro Deus e doador da lei. O adorador do sol poderia argumentar ter observado esse mandamento, visto não mencionar a que deus ele se refere. O mesmo acontece em relação aos demais preceitos acima mencionados. Nos últimos cinco mandamentos nem mesmo é citado o nome de Deus.
7. Qual é o único mandamento do Decálogo que revela o nome, a autoridade e o domínio do Autor dessa lei?
Rª: “8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.” Êxodo 20:8-11.
Nota explicativa: Este é o quarto mandamento da Lei de Deus, só este revela o nome, a autoridade e o domínio do Autor desta Lei. Em seis dias, (1) o Senhor (nome); (2) fez (atributo, Criador); (3) o Céu e a Terra (domínio). Este mandamento, portanto, contém “o selo do Deus vivo.” Pelo que está revelado neste mandamento é mostrado a que Deus se referem os demais. Pela grande verdade aqui revelada, todos os outros deuses são declarados falsos. O mandamento do sábado, pois, contém o selo de Deus; e o próprio sábado, cuja observância é recomendada pelo mandamento, está inseparavelmente ligado ao selo; e deve ser mantido como memória de que Deus é Criador de todas as coisas; e ele é chamado “sinal” do conhecimento desta grande verdade (ver Êxodo 31:17; Ezequiel. 20:20).
8. Que razão apresenta Deus para que o sábado seja um sinal eterno entre Ele e o Seu povo?
Rª: “Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.” Êxodo 31:17.
Nota: O sábado é o sinal, ou marca, ou selo do verdadeiro Deus, Criador.
9. Que exortação faz Deus ao Seu povo sobre o sábado?
Rª: “E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus.” Ezequiel 20:20 (cf. 20:12).
10. Além do conhecimento de Deus como Criador, de que é o sábado sinal?
Rª: “Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.” Êxodo 31:13.
Nota explicativa: O sábado é o grande sinal do poder criador de Deus, onde quer e como quer que se manifeste, quer na criação, quer na redenção; pois redenção é criação – re-criação. É necessário o mesmo poder, tanto para redimir como para criar. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro.” Salmo 51:10. “Porque somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras.” Efésios 2:10. A cada novo sábado, designa Deus que este dia nos traga à memória “Lembra-te” Aquele que nos criou, e cuja graça e poder santificador em nós operam a fim de preparar-nos para o Seu reino eterno.
Este tema continua. Deus o/a abençoe. Amem!