28 de fevereiro de 2011

COMO PESQUISAR E APRENDER AS ESCRITURAS?

O que um Cristão precisa saber sobre a Bíblia? O estudo da Bíblia deve acontecer na completa dependência do Espírito Santo. Ele é o nosso professor, e devemos constantemente pedir a sua orientação. João 14:26, 16:13. Não há forma fácil e rápida de aprender a Bíblia. Requer muito trabalho a qualquer um. No entanto, nunca se esqueça que o autor do Livro está sempre presente, e quem sabe mais sobre o que escreveu que o próprio autor? Se você não entender, ore e peça ao Espírito Santo que o ensine o que diz o texto. João 14:26.

I. A primeira coisa a fazer é separar um momento definido diariamente para ler a Bíblia. Uma boa estratégia é começar por Mateus e ler todo o Novo Testamento. Depois passe para Génesis e leia toda a Bíblia. Não leia apenas para dizer que leu a Bíblia toda, mas leia para saber o que a Bíblia diz.

II. Quando aparecer uma palavra não conhecida, procure no dicionário. Se aparecer um versículo que você não consiga entender, primeiro tente compreendê-la estudando-a cuidadosamente. Se falhar, anote a citação, procure-a num comentário bíblico logo que tiver uma oportunidade.

III. Compare a Escritura com a Escritura.
Não tente construir uma doutrina baseada num só versículo. Veja se um ensino é coerente sobre determinado assunto em toda a Bíblia. “A verdade não contradiz a verdade.”

IV. Você será bem recompensado se anotar um esboço de cada capítulo, respondendo às seguintes perguntas:
1. O que aprendi sobre Cristo? (mesmo no Velho Testamento você achará sobre o Salvador em tipos e sombras).
2. Qual a mensagem principal deste capítulo?
3. Que promessa preciosa poderei clamar?
4. Qual o centro do verso?
5. Que pecado sou ensinado a evitar?
6. Que exemplo há para que eu siga?
7. Quais são os versos difíceis?

V. Durante o dia tente conversar com alguém sobre o que leu. Isso servirá a dois propósitos: ajudará a fixar a lição na sua mente e capacitará você a compartilhar a bênção que recebeu no estudo da Bíblia. Malaquias 3:16.

VI. Tente memorizar dois ou três versículos da Bíblia por semana.
Comece com versículos conhecidos do evangelho tais como: João 1:12, João 3:16, João 3:36, João 5:24, Romanos 10:9, etc. Relembre todos os versos memorizados constantemente até que realmente você os tenha na sua mente e coração. Escreva-os em cartõezinhos como um cartão de apresentação e leve-os consigo para dar uma olhadinha durante o dia. Você verá que a sua vida será enriquecida, e você terá mais condições de falar ao outros. Terá mesmo oportunidades surpreendentes e isto porque o Espírito está lá! Não é maravilhoso?

VII. O grande alvo do estudo bíblico, é claro, é que você pratique o que aprendeu. Devemos deixar que a palavra nos repreenda, corrija e nos faça mais parecidos com o Senhor Jesus. Jeremias 15:16. Lembre-se que quando você estuda a Bíblia você está estudando um livro eterno. Tudo que você aprender sobre ele é um investimento para a eternidade. Então, faça seu melhor.