21 de setembro de 2010

O ARREPENDIMENTO SEGUNDO A BÍBLIA

“Não há nenhuma virtude no nosso arrependimentos, se ele não nos levar a Deus. mero desgosto pelo pecado não nos isenta da desculpa. Pode haver remorso, mas não arrependimento.” Stanley Jones
1. Quem é chamado ao arrependimento?
Rª: “Eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento.” Lucas 5:32.
Nota: “Eu não vim”, Jesus ao declarar esta profunda verdade está a esclarecer qual é a Sua verdadeira missão na terra, pelas mesmas palavras está abertamente a chamar hipócritas aos que se consideram “justos”, os fariseus. Se os homens eram pecadores tal como pretendiam os fariseus, a necessidade de serem curados era maior do que a de qualquer outro. Não devia ser a estes que Jesus deveria orientar todos os Seus esforços para os salvar? Se só salvasse os sãos, como poderia ser um verdadeiro Salvador?
2. Qual é a razão de muitos acharem que não são pecadores?
Rª: “Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o mandamento de Deus, para guardardes a vossa tradição.” Marcos 7:9
Nota: Fariseus e cristãos de nascimento, pensam que já herdaram a salvação, para tanto basta-lhes seguir a tradição que herdaram dos pais. Este é um erro que vem do Inferno. E foi isto que Jesus com misericórdia reprovou.
3. Como pode o pecado ser reconhecido?
Rª: “Pela Lei vem o conhecimento do pecado” Romanos 3:20.
4. Quantos são pecadores?
Rª: “Pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado.” Romanos 3:9.
5. Qual é o aviso da Palavra de Deus?
Rª “Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.” Efésios 5:6
6. Qual é a atitude de uma pessoa arrependida dos seus pecados?
Rª: “Que faremos, varões irmãos?” “Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?” Actos 2:37; 16:30.
7. Quais são as respostas do Livro Inspirado a estas perguntas?
Rª: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja baptizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados.” “Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa.” Actos 2:38; 16:31.
8. Que será constrangido a fazer o pecador arrependido?
Rª: “Confesso a minha iniquidade; entristeço-me por causa do meu pecado.” Salmo 38:18.
9. Que produz a tristeza segundo Deus?
Rª: “Porque eu confessarei a minha iniquidade; afligir-me-ei por causa do meu pecado.” Salmo 38:18
Nota: o salmista não omite nada sobre o seu pecado. O sofrimento transforma-se em saúde (ver v. 3). Agora satisfação pelo verdadeiro arrependimento. Quantas pessoas há doentes, gravemente enfermas, porque o pecado lhes mina a alma e rouba a paz e alegria de viver? De facto a cura está ao alcance da mão, ir a Deus!
10. Que opera o verdadeira tristeza (pelo pecado) segundo Deus?
Rª: “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação” 2ª Coríntios 7:10.
11. Que leva os pecadores ao arrependimento?
Rª: “Ou desprezas tu as riquezas da Sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?” Romanos 2:4.