21 de setembro de 2010

A ESPERANÇA EM DEUS

“OS três pontos cardiais da vida são: a esperança, que a ilumina; a certeza, em que se apoia; a fé, que a conduz.” J. Souza Marques
“Os raios da esperança chegam sempre através de nevoeiro.” Vasconcelos Jr.
1. Qual é a relação entre a fé e a esperança?
Rª: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” Hebreus 11:1
Nota: fé, (grego, pístis), “fé”, “esperança”, “confiança”; e também “fidelidade”. Os matizes do significado – fé e fidelidade – estão intimamente ligados em todo o capítulo 11, pois em cada exemplo de fé que é citado, uma atitude de fé foi o que induziu a actos fiéis. A ênfase é sobre os actos fiéis.
• “Firme fundamento”, hupóstasis “essência”, “ser autêntico”, “garantia”, e em sentido mais amplo como é o caso “segurança na confiança” (2ª Cor. 1:22). A fé cega não existe. A fé genuína repousa sobre uma base suficientemente evidente que é garantia da confiança naquilo que ainda não está à vista.
• Hupóstasis era usada nos papiros antigos para referir-se aos documentos legais por meio dos quais uma pessoa demonstrava que uma propriedade era sua. Os documentos não eram a propriedade; os papiros eram a prova da existência da propriedade e a quem pertencia. Portanto, hupóstasis poderia traduzir-se aqui; como “título de propriedade”: “a fé é um titulo de propriedade…”
• O cristão pela fé considera que já possui o que lhe foi prometido. A sua plena confiança n´Aquele que deu as promessas, não o deixam em dúvida no que diz respeito ao cumprimento em devido tempo. Por tanto, a fé capacita o cristão não só a pedir as bênçãos prometidas mas também a recebê-las agora. A herança prometida converte-se deste modo numa possessão presente. Os bens prometidos não nos deixam só com os sonhos que se cumprirão no futuro, mas vivem-se como uma viva realidade presente. Para os olhos da fé torna-se visível o que de outro modo seria invisível.
2. Por que foram escritas as Escrituras?
Rª: “Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança.” Romanos 15:4.
Nota: Deus foi sempre fiel. E Ele inspirou as Escrituras para nosso ensino e desse ensino resulte em consolação; uma viva esperança.
• As Escrituras inspiram esperança, aqueles que têm de suportar o sofrimento, especialmente por causa de Deus. A fé do cristão demonstra-se ao perseverar na confiança e na aflição, no sofrimento ele confirma a sua esperança.
3. Em que se transforma a esperança para o cristão?
Rª: “A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu; Hebreus 6:19
Nota: “Ancora” – Uma âncora sustem um barco no meio da tormenta e impede que embata contra as rochas. As âncoras às vezes desprendem-se, assim não sucede com a âncora da esperança. Esta é a única passagem da Escritura onde aparece a metáfora da âncora.
E. White diz:
“Falou-lhes também palavras de encorajamento e de esperança. "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar. E, se Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho." João 14:1-4. Em vosso benefício vim ao mundo; em vosso favor tenho estado trabalhando. Quando Eu for, ainda trabalharei ardentemente por vós. Eu vim ao mundo para Me revelar a vós a fim de que pudésseis crer. Vou para o Meu Pai e o vosso Pai, para cooperar com Ele em vosso benefício.” Actos dos Apóstolos, p. 22.
4. Que diz o profeta Jeremias ser bom ao homem fazer?
Rª: “Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.” Lamentações 3:26.
5. Que é dito da esperança do hipócrita?
Rª: “Assim são as veredas de todos quantos se esquecem de Deus; a esperança do ímpio perecerá, a sua segurança se desfará, e a sua confiança será como a teia de aranha.” Job 8:13,14.
Nota: Este versículo é a conclusão da parábola que precede. Quando o poder de Deus é abandonado pela pessoa, esta perece como o papiro (ou junco exuberante) aquático. Bildade, está a fazer um juízo de Job, enquanto era próspero não se lembrou de Deus, agora Deus afastou-se e ele (Job) está murcho. A lição é interessante, mas não corresponde à verdade, no caso de Job.
6. O que nos livra da confusão?
Rª: “Por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.” Romanos 5:2,5.
7. Que inspiradoras palavras são dirigidas aos que põem em Deus a sua esperança?
Rª: “Esforçai-vos, e Ele fortalecerá o vosso coração, vós todos os que esperais no Senhor.”
Salmo 31:24.
8. Até quando deve perdurar a nossa esperança?
Rª: “Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança.” Heb. 6:11
Conclusão: é bom começar mas é melhor terminar. Não importa quão bom seja o começo, será sem valor a menos que continue até ao fim, a promessa de Deus é que “o que começou em vós a boa obra, a aperfeiçoará” (Fil. 1:6). São muitos os que começam mas não terminam.
Deus nos ajude a perseverar até ao fim.