18 de maio de 2010

O VALOR DO ESTUDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS

AS Sagradas Escrituras são o grande compêndio de Deus para o homem. São a divina Lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho neste mundo de pecado.
Muitos amigos perguntam: O que é um Estudo Bíblico?
De forma muito resumida direi: um estudo bíblico consiste em perguntas formuladas sobre um determinado assunto e respostas da Bíblia. Por outras palavras, estudo bíblico, quer dizer um estudo de tópicos da Bíblia que nos ajudam a NOS PASSOS DE JESUS.
Quer para transmitir quer para receber conhecimento, nada há como o método de perguntas. Coisa alguma aviva tão rapidamente a ideia ou desperta o interesse, como a pergunta. As acrianças pouco aprenderão se não fizerem perguntas, e realmente será um professor medíocre o que não fizer perguntas e não responder às que lhe forem feitas.
Conhecendo o valor deste meio de despertar o pensamento, suscitar o interesse e transmitir instrução, Deus, na Sua sabedoria, inspirou os escritores das Escrituras Sagradas a fazerem muitas perguntas, para levar-nos a pensar e estudar os grandes temas de que trata: Job 38:4,7; Sal. 8:4; Mal. 3:1,2 e 8; Êxodo 32:26; 1ª Crón. 29:5.
Mas Deus não somente faz perguntas; a elas responde. O seguinte pode ser citado como breve estudo bíblico, extraídas, tanto as perguntas como as respostas, directamente da própria Bíblia: “Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem?”
1. “Quem é o homem que deseja a vida, e quer longos dias para ver o bem?"
“Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem dolosamente. Aparta-te do mal, e faze o bem: busca a paz, e segue-a.” Salmo 34:12-14
2. “Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos?”
“Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada.” Prov. 23:29,30.
3. “Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no SEU lugar santo?”
“Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá do Senhor uma bênção, e a justiça do Deus da sua salvação.” Salmo 24:3-5.(cf. Sal. 15 e Is. 33:14-17).
A Bíblia mesma, portanto, nos fornece exemplo de instruir e transmitir os mais valiosos conhecimentos por meio de perguntas e respostas que nos orientam para uma vida melhor aqui na Terra, e na esperança viva da Vida Eterna.
"As Escrituras não são documentos que pertencem apenas ao passado, mas também ao presente e ao futuro. Não são documentos em que Deus falou apenas a seu povo há milhares de anos, mas livros em que Deus se dirige aos homens de hoje." Ralph A. Bohlmann
Deus fique consigo.