11 de maio de 2010

O POEDR DA PALAVRA DE DEUS

INTRODUÇÃO: fizemos algumas meditações que foram muito apreciadas, depois continuamos com estudos mais "pesados", voltamos agora aos PASSOS PARA CRISTO, convido a que sigam a série de estudos que vamos postar, mandem as vossas sensibilidades e sugiram estudos que gostariam de ver postados, está bom? Deus abençoe no estudo deste tema!
“A fala é a voz do homem; o silêncio é a voz da alma; e a voz da alma é também a voz de Deus.” Aloísio Derossi

“A Bíblia é a revelação que renova o homem, ilumina a sua mente, inclina os seus desejos para o bem, enche-nos de santos afectos e prepara-nos para a vida celestial.” I. Simonetti

1. O que ignoram alguns voluntariamente?
“Pois eles de propósito ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste; pelas quais coisas pereceu o mundo de então, afogado em água.” 2ª Pedro 3:5,6.
Nota: nestes textos o apóstolo Pedro referencia o Dilúvio “que foi tirada da água”, eles os escarnecedores, de “propósito ignoram” a história do bíblica, marginalizam o cataclismos e a sua mensagem para toda a humanidade; e ao fazê-lo cerram a mente a uma realidade posterior da intervenção divina directa quando Cristo volte 2ª vez.
Pedro sublinha que se a terra foi tirada é só graças à Palavra de Deus, ele cria no mesmo poder criador no qual também os outros autores divinamente inspirados, quer dizer, a palavra pronunciada por Deus (Gén. 1:3; Sal. 33:6,9).
2. Que diz o Salmista referindo-se à Criação?
“Louvem eles o nome do Senhor; pois ele deu ordem, e logo foram criados.” Salmo 148:5.
Em linguagem poética, o salmista convida os astros a louvar o nome do Senhor, Deus criador. Que atitude devemos tomar?
3. Qual é a atitude da pessoa que tem Cristo, ou está em Cristo?
“Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2ª Coríntios 5:17.
Nota: Em Cristo. Esta é a definição favorita de Paulo para expressar o que é ser cristão. Ele estava unido a Cristo e a sua vida completamente submetida à influência da Palavra do Mestre. Toda a vida de Paulo movia-se numa nova esfera espiritual.
Um pecador pode ser aceite por Deus só “em Cristo” (Filipenses 3:9), e só n´Ele se mantém firme na nova vida (João 15:4,5; Gal. 2:20). As alegrias e sofrimentos, triunfos e fracassos da vida estão todos “em Cristo” (Rom. 14:17; Fil. 3:9,10). Deste modo a “nova criatura” ou “criação”, está em sintonia com tudo o que Deus fez e faz. A pessoa é transformada por uma Palavra que tem poder e que o continua a manifestar na vida actual como foi manifestado outrora no Dilúvio ou na Criação.
A nova natureza ou maneira de agir, não é o resultado de alguma virtude moral que algumas pessoas afirmam que é inerente ao homem. Há milhares de seres humanos de reconhecida moralidade que professam a fé cristã e não são “novas criaturas”. A nova natureza não é simplesmente o fruto do desejo ou de um pensamento positivo, nem sequer de uma resolução de fazer o que é correcto (Romanos 7:15-18), nem tão pouco um consentimento mental a certas doutrinas, nem uma mudança em que se abandonam uma série de opiniões ou sentimentos, nem sequer porque se sente dor pelo pecado. É o resultado da presença de um poder sobrenatural dentro da pessoa, que leva à morte para o pecado e leva a um novo nascimento. Assim renascemos à semelhança de Cristo, somos adoptados como filhos e filhas de Deus, e caminhamos por um novo caminho.
4. Como é também chamada esta nova criação?
“Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” João 3:3.
Nota: “nascer de novo”, ou “nascer do alto” (grego; ánõthen, que significa de “cima”). Esta palavra pode usar-se em qualquer sentido. É claro que Nicodemos a compreendeu no sentido de “novo” (v. 4). O sentido que Jesus lhe quer dar é um segundo nascimento, mas não é uma repetição do primeiro nascimento.
Jesus afirma perante a surpresa de Nicodemos que este novo nascimento é o único que permite “ver o reino de Deus”. para Nicodemos, um judeu respeitável estar fora do círculo da salvação, era um pensamento novo e inquietante. Dois anos e meio mais tarde (João 8:39), Jesus explicita que pertencer à linhagem de Abraão significa ter uma semelhança moral e não uma relação física. Tem você uma relação com a “religião” que o leva a pensar que verá o “reino de Deus”? ou tem essa certeza pela relação com Jesus?
5. Que poder tem a Palavra quando abrigada no coração?
“Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.” Salmo 119:11. (ver Salmo 17:4).
6. A que exorta S. Tiago?
“E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” Tiago 1:22
7. Qual é o resultado de fazer a vontade de Deus?
“Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.” 1ª João 2:17.
Nota: “o mundo passa”, refere-se aos princípios que se opõem a Deus e que produzem desejos errados tais como são mencionados no verso 16.
Em contra com o “passa” encontramos o “permanece para sempre.” Para sempre (grego: eis ton aiôna), o apóstolo destaca o contrasta entre a vida transitória do que ama o mundo e a experiencia permanente do que faz a vontade de Deus. a morte pode surpreender o cristão fiel, mas este tem confiança na vida eterna e por isso pode dizer-se que permanece “para sempre”.
O que ama o mundo, ama o transitório, o que estão tão identificado com a morte e o pecado, que irremediavelmente perecerá com o mundo. Com o desaparecimento do mundo e do pecado também desaparece com eles; mas o que ama o Deus eterno, e ao seu reino eterno bem como aos seus princípios permanentes de retidão, permanecerá para sempre.