17 de abril de 2010

FILHOS DE DEUS

“Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante.” Tito 1:6-8.

Ao ler este trecho da Bíblia, diga em voz alta o que é que pensou?
Tenho a certeza que disse: “Isto é para os pastores, padres ou responsáveis eclesiásticos...” Se me enganei peço desculpa. São muitas as vezes que tenho feito a pergunta e normalmente a resposta vai neste sentido.

No entanto estas são as características de uma pessoa saudável, que sabe ter relações amigas, abertas com os outros. Estes deveriam ser os traços de caracter de todo o ser humano; irrepreensível, sem soberba, sem “andar de mal com toda a gente”, sóbrio, respeitador da família, sem alimentar o desejo de ter mais que os outros. Aqui paro, (...) para realçar a hospitalidade, que grande necessidade nós temos de exercer este dom!

Quando vemos nos noticiários da Televisão, pessoas que durante a noite vão ao encontro dos chamados “sem abrigo”, levando-lhes a sopa, o pão e outros bens que lhes permitem sobreviverem.

Que importa se estas pessoas são da fé Católica, Adventista, ou organizações humanitárias? O importante é que exercem o dom do acolhimento. A hospitalidade não é só saber com gentileza receber em casa, mas certamente mais importante sair de casa para acolher no coração, os que necessitam de ser acolhidos.

Ser hospitaleiro, é também saber ser moderado, ouvir mais do que falar. E quando diz alguma coisa é agradável de ouvir, eleva espiritualmente. Que privilégio ter familiares, amigos e irmãos assim!

Justo, bom e temperante.

Naturalmente que estas são as qualidades que todo o homem, mulher ou jovem que se aproxima de Jesus e como Maria a irmã de Marta e Lázaro, e aí ficam sentados a escutar a voz que continua a falar, através do Espírito Santo e da Bíblia e que entram na nossa consciência e a revitalizam e inspiram: alegria, paz, paciência, amabilidade, espirito de serviço, a bondade, a generosidade, a fidelidade, a confiança nos outros, a modéstia, a humildade, o domínio de si próprio.

Atingir esta perfeição só é possível com a ajuda do grande Escultor. Conta-se que um escultor tentava esculpir um bloco de pedra mármore, mas cansado de martelar e ver que nada de jeito saia, lançou-o para trás de um velho armazém entre apodrecidos bocados de madeira.
Um dia Miguel Angelo, passou por ali, e achou aquele bloco de mármore muito interessante, pensou ele, logo o começou a esculpir e dali saiu a famosíssima estatua de Davi, o jovem pastor, que se encontra no Museu de Florença em Itália.

A nossa vida pode parecer-nos que não tem sentido, e que pouco há a fazer, se porém nela deixar-mos que O famoso Escultor trabalhe, desta pedra sem grande jeito que somos nós, podemos estar certos que sairá, uma peça única e útil, seremos inclusive, uma inspiração para muitas outras pedras que se sentem rejeitadas. E seremos filhos de Deus.