10 de abril de 2010

FÉ - FONTE DE ALEGRIA

“Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! ” Jeremias 17:5

Quantas frustrações, tristezas e dores acontecem na nossa vida, porque confiamos em nós próprios e não no Senhor!

Quantos crentes dizem: “Pensamento positivo e em frente!” Isto é muito lindo de dizer e, na realidade, é a atitude que está subjacente na sociedade moderna que está impregnada da filosofia da Nova Era.

Porém esta filosofia tem a sua origem e o centro do poder na mente humana que rapidamente se esgota. O resultado são as frustrações, a perda dos estímulos, a depreciação pela vida.

Não estou a dizer que ter pensamentos positivos não é bom! Mas quando analiso a minha própria experiência e leio a minha Bíblia, concluo que a única fonte de poder é Jesus. Ele disse: “...porque sem mim nada podeis fazer.” Ele não diz, “tenham fé em vós mesmos”, mas diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”

E o livro dos Salmos: “Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado.”(Salmo 55:22) No versículo 17, lemos: “De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei, e clamarei; e ele ouvirá a minha voz.”

Quando repousamos em Cristo e Ele permanece em nós através do Seu Espírito, não temos necessidade de fazer grandes esforços para sentirmos auto-estima, e apreciação pelos outros, porque este amor é fruto do Espírito Santo, que floresce, cresce e amadurece naturalmente no que confia. Isto não é obra de um momento. Mas à semelhança do que se passa numa árvore depois do Inverno, vem o período primaveril com os rebentos, as folhas, as flores, os frutos e o respectivo amadurecimento.

Quando a nossa permanência em Cristo é constante, o fruto leva todo o período da nossa vida a amadurecer. Necessitará ainda de toda a eternidade para chegar à plenitude da perfeição.

Mas aqui e agora, devo estimar-me porque Deus me ama, porque sou para Ele como “a menina dos seus olhos”, porque Ele afirma que me tem “gravado nas palmas das Suas mãos”. Portanto posso confiar n’Ele e só n’Ele. Não há razão para viver deprimido, ou desgostoso, ainda que o Diabo venha acusar-me de ser pecador e incapaz de ter a consideração de Deus.

Olhando para os que acusavam Maria Madalena, vemos como Jesus revelou a Sua graça a esta pecadora arrependida e como os publicanos e fariseus que pensavam ter razões mais do que suficientes para se considerarem e serem estimados, foram despedidos por Jesus, conscientes de que não compreendiam a dimensão do amor e estima que Deus tem por todo aquele que olha arrependido para o Salvador e que n’Ele confia.

Podemos viver este dia certos do amor de Jesus e de que Ele quer que partilhemos esta estima com alguém. Cristo é a nossa vida.