12 de março de 2010

UMA QUESTÃO DE SAÚDE

Ao longo de toda a Bíblia, Deus enfatiza a importância da boa saúde. Hoje, cristãos e não-cristãos estão igualmente preocupados com a saúde. Sem dúvida alguma, a maioria das pessoas quer viver mais e reduzir o risco de doenças. Embora essa motivação seja louvável, boa saúde não é a única razão para Deus dar, nas Escrituras, princípios de saúde a Seu povo. Este estudo bíblico nos apresenta uma nova visão a respeito do tema.
1. A que o apóstolo Paulo comparou nosso corpo? Que ilustração usou para descrever o corpo humano? Leia o texto abaixo e preencha o espaço em branco.
“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Co 6:19)

Nosso corpo é _______________________ do Espírito Santo.


2. Uma vez que nosso corpo é o templo de Deus, que apelo fez Paulo? Nos textos abaixo, assinale as palavras que descrevem mais claramente o apelo do apóstolo.
a. “Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo”( Co 6:20).
b. “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1Co 6:20).

O apelo de Deus é simples e direto: Ele nos convida a glorificá-Lo em tudo que fazemos. Sua mensagem de saúde é para que O glorifiquemos em nossos hábitos físicos. Ele nos ama e quer que tenhamos saúde.

3. Por que o apóstolo Paulo nos estimula a apresentar nosso corpo como sacrifício vivo a Deus? Leia o texto abaixo e escreva sua resposta.
“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Rm 12:1).

Apresentar nosso corpo a Deus é nosso culto _________________________ .

Embora seja razoável apresentar nosso corpo a Deus, há aqui algo mais profundo. Os sacrifícios eram oferecidos como parte dos serviços religiosos de Israel. Uma tradução da Bíblia menciona “culto racional” como “um ato de culto espiritual” (Phillips). Assim como o antigo Israel oferecia sacrifícios a Deus no culto, nós oferecemos o corpo como sacrifício vivo, como um ato de culto espiritual, quando seguimos os princípios de saúde prescritos por Deus. Viver saudavelmente para a glória de Deus é um ato de culto espiritual.

4. A mensagem de Deus quanto ao preparo de Seu povo para o retorno de Jesus inclui a saúde? Leia o texto abaixo e preencha os espaços em branco.
“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 5:23).

a. Santificação — a obra de Deus ao nos transformar por meio do Seu Santo Espírito, deve ser_____________________________________.

Há conexão entre saúde física, emocional e espiritual. A falta de hábitos saudáveis afeta nosso processo de pensamento. Por meio do Espírito Santo, Deus Se comunica conosco. Devemos abandonar toda prática que obstrua o canal direto do Espírito Santo até nossa mente.

5. O profeta Isaías descreve as maravilhosas promessas de Deus para as pessoas que, de modo abnegado, servem e abençoam a outros. Leia o texto abaixo e assinale os quatro presentes que Deus dá aos que vivem para ser uma bênção aos outros.
“Então, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda” (Is 58:8).

Há relação entre a luz (verdade), a cura, a justiça e a glória. Ao vivermos uma vida totalmente comprometida com Deus, andamos em Sua luz (verdade), ansiamos por Sua cura completa, abrimos o coração à Sua justiça e almejamos revelar Sua glória.

6. O apóstolo João transmite o desejo de Deus para nossa vida. Leia o texto abaixo e descreva o desejo do Céu para nós.
“Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma” (3Jo 2).

Deus deseja que nossa vida seja_____________________________ .

7. Quando experimentaremos a completa restauração física, mental e espiritual desejada por Deus? Leia o texto abaixo e preencha os espaços em branco.
“Vi novo céu e nova terra...” “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Ap 21:1, 4).

Apenas no ______________________________________.
Deus promete total restauração e cura. Até lá, Ele nos convida a glorificá-Lo em nosso corpo. Quando permitimos que Sua Palavra guie nossas escolhas e Lhe apresentamos nosso corpo como templo para a habitação do Seu Santo Espírito, glorificamos a Deus agora, aguardando o dia em que receberemos um novo corpo, glorioso, imortal, completamente restaurado para glorificá-Lo por toda a eternidade.

O estudo do próximo mês – “Quando os Espíritos Falam” – revelará alguns dos enganos apresentados por Satanás no fim dos tempos.