13 de março de 2010

O SÁBADO E O TEMPO DO FIM

O sábado é o sinal eterno de que Deus é nosso amorável Criador. Ele revela o Todo-poderoso, compassivo Pai celestial que está interessado nos detalhes de nossa vida. Quando descansamos cada sábado, descansamos em Seu amor e cuidado por nós.

No livro de Apocalipse, o sábado do sétimo dia é um sinal de lealdade para com Deus, o sinal visível de nosso compromisso com Cristo.

1. A quem o apóstolo João descreveu como autor do Apocalipse? Circule o nome do autor do Apocalipse no texto abaixo, e preencha os espaços em branco.
“Revelação de Jesus Cristo, que Deus Lhe deu para mostrar aos Seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que Ele, enviando por intermédio do Seu anjo, notificou ao Seu servo João” (Ap 1:1).

a. Quem deu a mensagem do Apocalipse (Revelação) a Jesus? _____________________________

b. A quem Jesus deu a mensagem? __________________________________
c. E para quem o anjo a entregou? ___________________________________
O Apocalipse é uma mensagem a respeito de Jesus, enviada a João diretamente de Deus, por um anjo. As profecias do Apocalipse revelam Jesus e o evangelho eterno.

2. Como João identifica a mensagem do último dia trazida para a Terra por meio de três anjos?
“Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo”(Ap 14:6).

a. O anjo traz o ___________________________

b. Para quem eles levam essa mensagem? ______________________________

A mensagem de Deus para os últimos dias, contendo o evangelho eterno – a boa nova de salvação da penalidade e poder do pecado – vai até os confins da Terra, antes que Jesus venha.

3. Que quatro aspectos do evangelho eterno são destacados no Apocalipse? Leia o texto abaixo e preencha os espaços em branco.
“Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a Terra, e o mar, e as fontes das águas” (Ap 14:7).

a. _____________________________________Deus.

b. _____________________________________glória.
c. pois é _________________________a _________________ do Seu ________________

d. __________________________Aquele que fez ___________________e as _________________

Temer significa respeitar e obedecer. Dar a Ele glória significa honrá-Lo em tudo o que fazemos. O julgamento implica sermos criaturas morais, responsáveis por nossas ações.

4. Como adoramos nosso Salvador e Senhor como Criador? Qual é o sinal de Sua autoridade criadora? Preencha os espaços em branco.
“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus... porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a Terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou ... e o santificou” (Ex 20:8-11).

O mandamento diz: “Lembra-te do dia de _____________ para o _______________________. . . .

Por que em _______________dias, o ______________ fez os______________ e a ________.”

Nós adoramos a Deus, cada sábado, porque Ele nos criou. Não evoluímos. A vida é um presente precioso do nosso querido Pai celestial.

5. Enquanto o primeiro anjo de Apocalipse 14 chama a humanidade para “adorar o Criador,” contra o quê o terceiro anjo nos alerta? Preencha os espaços em branco, abaixo.
“Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus” (Ap 14:9,10).

O terceiro anjo alerta contra a adoração da ___________________e da sua __________________.

O Apocalipse aponta para dois sistemas de culto: a adoração ao Criador e a adoração à besta. O sinal dos verdadeiros adoradores é o sábado do sétimo dia, um símbolo da suprema fidelidade a Jesus como Criador.

O sinal do falso culto é a marca da besta que ignora os caminhos de Deus; pelo contrário, exalta o humano em lugar do divino.

6. Como o povo de Deus, no tempo do fim, é descrito em Apocalipse? Escreva sua própria resposta nas linhas abaixo.
“Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap 14:12).

O povo de Deus, no tempo do fim, tem duas características inconfundíveis:

a. Os que ______________________ os ____________________de

b. e a _____________________________ .


7. Um dos sinais do povo de Deus, nos últimos dias, é o amor por Jesus que os leva à obediência. O sábado é o símbolo da obediência para Aquele que nos criou. O mandamento do sábado é um chamado para quem? Leia o texto abaixo e preencha os espaços em branco.
“E manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas” (Ef 3:9).
“Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle (Jesus) e, sem Ele, nada do que foi feito se fez” (Jo 1:3).

Deus criou todas as coisas por intermédio de _______________________________________.

Uma vez que Deus criou todas as coisas por meio de Jesus, o sábado do sétimo dia é o sinal de adoração a Jesus no tempo do fim. Ele é o “Senhor... do sábado”(Mt 12:8). Quando adoramos durante o sábado, damos a Jesus o mais elevado louvor e honra. Por que não louvá-Lo com todo o nosso coração e adorá-Lo como Criador no sétimo dia, o sábado?
Qual é o conselho dá Bíblia em relação à guarda do sábado?
Esse será o assunto do próximo mês.