8 de março de 2010

O APOCALIPSE E O CORDEIRO IMOLADO

O tema central do livro de Apocalipse é o Cordeiro de Deus. Em muitos textos, Jesus é descrito como o Cordeiro. Nenhuma expressão é mais preciosa ou mais repleta de significado para o Filho de eus do que o “Cordeiro Imolado”. Na lição deste mês, descobriremos lições espirituais profundas, aplicáveis à nossa vida, em nosso estudo sobre o Cordeiro de Deus.
1. Uma das cenas mais comoventes da Bíblia é quando, em visão profética, João 
contemplou o julgamento celestial (Ap 5:1, 2). Os livros dos registros eternos foram 
abertos. O que viu João no meio dessa solene cena de julgamento?
“Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a Terra” (Ap 5:6).
No meio dessa cena de julgamento, João viu ________________como tendo sido __________________.
Que incentivo para nós hoje! Não temos que comparecer sozinhos perante o tribunal de Deus. Quando os livros dos Céus forem abertos, Jesus Se levanta para nos representar. O sangue por Ele derramado provê perdão. Seu sacrifício nos livra da culpa e da condenação do pecado. Por meio dEle, o dom da vida eterna é nosso.
2. Quando o plano da salvação entrou em vigor? Faça um círculo na resposta correta no texto abaixo.
“E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a Terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Ap 13:8).
O plano da salvação já estava em vigor antes de Adão e Eva pecarem. Todos os sacrifícios, ao longo de toda a história do Antigo Testamento, apontavam para Jesus, o Cordeiro de Deus.
3. Como o livro de Apocalipse descreve os que vencem as tentações de Satanás?
“Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida” (Ap 12:11).
Vencemos as tentações do inimigo:
a) pelo do Cordeiro. b) e pela palavra do nosso .
Ao contemplarmos Jesus morrendo na cruz por nossos pecados − justos e injustos, inocentes e culpados – nosso coração se rende a Ele. Recebemos força de Seu amor infalível. Ao testemunharmos de Seu amor para os outros, as “palavras de nosso testemunho” nos dão força para vencer.
4. Qual é a promessa de Deus para Seus seguidores que respondem ao Seu amor e fielmente O seguem neste mundo?
“São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro” (Ap 14:4).
Os redimidos serão __________________ para Deus e para o.
5. Que maravilhoso convite Deus faz a cada um de Seus filhos?
“Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus” (Ap 19:9).
Deus nos convida, individualmente, para participar das ____________do Cordeiro.
A ceia das bodas do Cordeiro é a gloriosa celebração do triunfo de Cristo sobre todas as forças do mal e Sua vitória sobre todos os poderes do inferno.
6. Leia os versos abaixo e preencha os espaços em branco com os símbolos que descrevem Jesus.
“Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. A cidade não precisa nem do sol, nem da lua para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada” (Ap 21:22, 23).
O Senhor Deus Todo-Poderoso e o Cordeiro são seu___________________ .
A __________________ de Deus ilumina a cidade e o Cordeiro é sua.
Escreva, com suas palavras, qual é o significado de o Cordeiro ser o templo e a luz da Nova Terra._________________
7. Onde os nossos nomes são escritos quando aceitamos a Jesus como nosso Salvador?
“Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro” (Ap 21:27).
Nosso nome será escrito no Livro da __________________ do.
Que grande notícia! Quando vamos a Jesus, nosso nome é escrito no Livro da Vida do 
Cordeiro. Nossa condenação é anulada por meio do sacrifício do Cordeiro que foi morto; recebemos o dom da vida eterna. Um dia, nos regozijaremos com os santos de todos os tempos por toda a eternidade, nas bodas do Cordeiro.
“O Sacerdote Intercessor do Apocalipse” é o título do estudo bíblico do próximo mês.