11 de março de 2010

ESPÍRITOS FALSOS FALAM PALAVRAS ENGANOSAS

Umas das grandes estratégias de Satanás para enganar as pessoas é o espiritualismo. Por que o espiritualismo é tão atractivo? Quem são esses espíritos? De onde eles vêm? Como podemos evitar ser enganados pelas estratégias de Satanás? O estudo bíblico deste mês responderá a essas perguntas, solidamente fundamentadas na Bíblia.

1. Como o apóstolo Paulo descreve as lutas espirituais enfrentadas por todo cristão? Escreva sua resposta nas linhas abaixo.
“... porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”(Ef 6:12).
A luta do cristão é contra:__________________________________.
2. Que conselho deu Deus a Israel em relação à astrologia, feitiçaria e bruxaria? Leia o texto abaixo e preencha os espaços em branco.
“... pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor, teu Deus, os lança de diante de ti” (Dt 18:12).
É grande a condenação de nosso Senhor contra os agentes do espiritualismo. Segundo a Bíblia, eles são uma ______________________________________.


3. É possível ao morto falar com os que ainda estão vivos? Responda no espaço abaixo.
“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento”(Ec 9:5).
“Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura jamais tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o lugar onde habita o conhecerá jamais” (Jó 7:9 e 10).

_________________________.

4. Quem são os “espíritos” do espiritualismo? Leia os textos abaixo e preencha os espaços em branco.
“Porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso” (Ap 16:14).
“E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz” (2Co 11:14).
A força real por trás de cada manifestação espiritualista é __________________________________ ,

porque, na realidade, são espíritos de __________________________________ .

Satanás é um anjo caído. Ele tem a habilidade para fingir ser o espírito de um ente querido morto. O diabo é um sábio e ardiloso inimigo. Ele usa o poder do espiritualismo para enganar.

5. Satanás utilizará o espiritualismo para enganar multidões nos últimos dias? Leia o texto abaixo e assinale quem será enganado pelo diabo.
“Também jamais em ti brilhará luz de candeia; nem voz de noivo ou de noiva jamais em ti se ouvirá, pois os teus mercadores foram os grandes da Terra, porque todas as nações foram seduzidas pela tua feitiçaria” (Ap 18:23).

A “luz de candeia” representa a Palavra de Deus (Sl 119:105). Quando nos desviamos das claras verdades da Palavra de Deus, nossa mente fica vulnerável aos enganos do espiritualismo.

6. Como podemos nos proteger contra as artimanhas de Satanás? Onde encontramos segurança? Leia o texto abaixo e sublinhe as duas coisas que podem nos livrar do inimigo de Deus.
“Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?” (Is 8:19, 20).

A lei de Deus revela Seus princípios de vida eternos. O testemunho da Bíblia revela Jesus em toda a Sua plenitude. Toda verdade na Bíblia é acerca de Jesus; toda narração bíblica testemunha dEle (Jo 5:39). Em Jesus, por meio de Sua Palavra, estamos seguros contra os ardis de Satanás.

7. Qual é a oração de Jesus por Seus filhos? Leia o texto e preencha os espaços em branco.
“Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade” (Jo 17:17).

A oração de Jesus é para que sejamos santificados na ______________________________ de Deus.

Satanás pode tentar nos enganar. Ele pode confrontar-nos com poderosos sinais e presságios. Pode tentar ganhar nossa simpatia aparecendo a nós como um ente querido morto. Se, porém, enchermos nossa mente com a Palavra de Deus, estaremos seguros. Nem todos os demônios do inferno poderão nos enganar, se nos apegarmos a Ele e à Sua Palavra.

Jesus é mais forte do que Seu inimigo. Ele expulsou Satanás do Céu. Venceu o diabo na cruz. Venceu a própria morte. Em Jesus, estamos seguros agora e para sempre.

No estudo do próximo mês, “Enganos dos Últimos Dias”, examinaremos a fonte de muitos ensinos enganosos de hoje.