27 de março de 2010

ENTRAR NA PAZ

“E ele lhe disse: Vai em paz. E foi-se dele a uma pequena distância.” II Reis 5:19.
“A paz é muito mais do que a ausência da guerra. Ela define o estado do homem que vive em harmonia com Deus, consigo mesmo e com os outros.” Anónimo.
A vida traz-nos muitas feridas, complexos e sofrimentos que só Jesus pode curar.
A missão do Espírito Santo no processo da santificação é tornar-nos semelhantes a Cristo, formar em nós um carácter digno de herdar a vida eterna. Para que o crente atinja este estado de santificação necessita de um remédio santo. “Santifica-os na Verdade; a Tua Palavra é a Verdade.” João 17:17
A Palavra de Deus lida e meditada em sossego, traz à superfície da nossa consciência feridas, complexos e sofrimentos não só recentes, mas também antigos. Isto não é obra do acaso, mas obra do Espírito Santo. Passamos nesses momentos por um acto da nossa vontade de deixar que Jesus Cristo cure, limpe esse sofrimento, da mesma maneira que um cirurgião limpa o tumor que provoca dor e desequilíbrio no nosso organismo. Também o Médico divino quer retirar esse cancro que provoca desequilíbrios desagradáveis na nossa personalidade cristã e não nos deixa ter a certeza da salvação pelos méritos de Cristo.
Gosto de ler os capítulos do livro de Josué que nos falam da conquista da Terra Prometida. Deus tinha prometido esta terra, a Canaã, aos Israelitas. No entanto ao ler Josué, vemos as lutas que o povo de Israel teve que travar para conquistar esta terra; vitórias e fracassos.
O mesmo se passa connosco. Não é porque uma pessoa entregou a sua vida a Jesus que se tornou santo. Há ainda um longo caminho a percorrer para conseguir um carácter bem firmado e uma personalidade santificada.
E nesta luta acontece o mesmo igual que ao povo de Israel: vitórias e fracassos, mas “os que perseverarem até ao fim serão são salvos.” Precisamos de submeter a nossa vida a Jesus, para podermos conquistar vales e montanhas, terras áridas e atravessar lagos que existem dentro de nós. Mas com Ele conseguiremos chegar a Jerusalém, a vila da paz. Alcançar a nossa paz. O sentimento de bem-estar com os outros e com Deus.
“Quando um homem não encontra paz dentro de si mesmo, é inútil procurá-la em qualquer outro lugar”, disse Henry Beecher.
“Todo o acto da vida, por mais insignificante, tem a sua influência na formação do carácter. Um carácter bem formado é mais precioso do que todas as possessões mundanas; e moldá-lo é a obra mais nobre em que os homens se possam empenhar.” Testemunhos Selectos, vol. 1, p. 602.